COMPORTAMENTO PASSIVO-AGRESSIVO
O que é?
O que é?
.O comportamento passivo-agressivo é caracterizado pela junção da passividade e da agressão em um comportamento apenas. Estes comportamentos podem ser expressos por vitimização, procrastinação, teimosia, ressentimentos, entre outros.
.Se caracteriza pela fuga do conflito direto. A pessoa tem muita dificuldade em se expressar, tem o hábito de falar mal de colegas quando estes viram as costas e demonstra hostilidade gratuita em diversas situações.
.Comportamento passivo-agressivo são reações de agressividade disfarçadas que deixam outras pessoas em dúvida sobre o que está acontecendo.
O passivo-agressivo usa o silêncio, ironias, sarcasmos, intimidações e outros meios para conseguir tudo o que quer.
. Geralmente são as pessoas submissas que extravasam a raiva de forma aparentemente passiva.
As pessoas emitem esse tipo de comportamento por vários motivos, como por exemplo evitar uma abertura emocional ou evitar conflitos causados pelo sentimento de raiva. Uma pessoa que costuma ter um comportamento passivo-agressivo geralmente acredita que seria pior se ela expressasse sua raiva de forma direta, fazendo-o indiretamente.
Pessoas que se utilizam muito desse tipo de comportamento geralmente também sentem uma espécie de prazer secundário ao frustrar as outras pessoas.
No periódico Psychology Today, Brogard e Maslow (2016) apresentaram cinco tipos de comportamento passivo-agressivo:
.1 – O SILÊNCIO
.Quando o silêncio é usado para desprezar completamento o outro. Recusando-se a responder perguntas, responder sobre o tema, ignorando completamente a presença do outro.
. 2 – INSULTOS SUTIS
O insulto pode ser feito de forma sutil e educada, disfarçada até mesmo na forma de elogio. Ex: você faz um relatório para seu chefe. Ele lê e faz um elogio, mas depois acrescenta que o relatório era quase tão bom quanto o de fulano. Qdo. a pessoa termina de falar você não sabe dizer se foi um insulto ou crítica.
3- DESPREZO OU MAU HUMOR
. Ignorar ou desprezar a fala
. Reclamações constantes sobre o ambiente familiar ou de trabalho
. Uma expressão facial que provoca o desconforto do interlocutor
. Simplesmente ignorar o outro
. Propositalmente deixar de responder uma mensagem ou uma ligação
É preciso diferenciar esses comportamentos de timidez.
4. TEIMOSIA
. Alguém se opõe fortemente a um ponto de vista ou ordem, e recusa-se a mudar de opinião, mesmo quando suas razões e argumentos são claramente ineficazes.
. Apega-se a seus argumentos e resiste a mudança simplesmente para fazer oposição e incomodar os que pensam diferente.
. Se manifesta de tal forma a produzir unicamente a discussão vazia.
5- NEGLIGÊNCIA/BOICOTE
Acontece quando uma das pessoas envolvidas na relação, propositalmente deixa de fazer as tarefas que se espera dela, deixando a responsabilidade recair sobre o outro.
Isso pode acontecer no ambiente de trabalho, acadêmico ou na família.