terça-feira, 30 de setembro de 2014

OUVIDORIA DO ESTADO MINISTRA PALESTRA SOBRE CONTROLE INTERNO E CONTROLE SOCIAL


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
           Com o objetivo de divulgar as ações que estão sendo realizadas pelo Estado no âmbito do controle interno e controle social dentro das instituições, bem como o papel das Ouvidorias públicas no novo cenário de transparência, a Ouvidoria de Pernambuco vem realizando palestras sobre o assunto.

             Diversos órgãos do Governo de Pernambuco receberam a visita da gerente de ouvidoria, Karla Júlia Marcelino. Neste final do mês de setembro, a palestra Ouvidoria: controle social, controle interno e a Lei de Acesso à Informação (LAI) foi ministrada no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Secretaria das Cidades e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

A palestra oferece ao público informações sobre a legalidade dos atos de administração que estão sendo praticados atualmente nas organizações.

domingo, 28 de setembro de 2014









Pacifistas do Mundo:

"A não-violência não é a mera ausência de violência. Mas sim, ações e atividades que partem de uma motivação sincera" (Dalai Lama)

"Eu sonhei que meus bisnetos viverão em uma nação em que não serão julgados pela cor da pele, mas por seu caráter" (Martin Luter King)


"Para uma pessoa não violenta o mundo é uma família. Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho" (Gandhi)

"A vitória engendra o ódio, porque o vencido sofre. Aquele que vive em paz é feliz, pois não sonha com vitória nem derrota" (Buda)

"Avante os humilhados de espíritos porque deles é o reino dos céus" (Mt. 5:1)
 
World peace:

"Non-violence is not merely the absence of violence. But yes, actions and activities that stem from a sincere motivation" (Dalai Lama)

"I dreamed that my great grandchildren will live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by their character" (Martin Luter King)


"For a nonviolent person the world is a family. There is no way to peace. Peace is the way" (Gandhi)

"Victory begets hatred because the loser suffers. One who lives alone is happy because not dream of victory nor defeat" (Buddha)

"Onward to the downtrodden spirits for theirs is the kingdom of heaven" (Mt 5: 1)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014


Após aplicação das agulhas (17.10.2014), ainda no meu corpo, vi ao meu lado direito o meu guia espiritual (Luis Carlos) segurando a minha mão e ao meu lado esquerdo o espírito do médico que trabalha por intermédio do médico acupunturista. Este último espírito sorriu para mim e eu o cumprimentei dizendo-lhe: Como vai, há quanto tempo? Ele respondeu balançando com a cabeça que estava bem e me perguntou: e você como está? Respondi: estou cansada! Ele respondeu: já era esperado.Então olho à minha frente e vejo o espírito do índio a me cumprimentar. Ele me pergunta como estou e respondo a mesma coisa: Estou cansada. Ele me chama de guerreira e diz que a guerreira batalha até o fim da batalha e diz que eu preciso repor minhas energias para novas batalhas. Aplicam uma luz azul sobre todo o meu corpo e sinto-me muito leve, como se um peso estivesse sendo tirado de mim. Perdi completamente a noção do tempo enquanto aplicavam aquela luz que me proporcionou um profundo bem-estar. Disseram-me então que não era para sair do corpo devido ao meu extremo cansaço e que deveria economizar energias. Vejo a seguir a estrela à minha frente e fecho os olhos apenas para sentir uma sensação de leveza sem que ocupasse a minha mente com qualquer outro pensamento, tamanho o meu cansaço mental. Aplicam uma luz azul lentamente em todo o meu corpo. Meu guia espiritual beija a minha fronte e a vivência finaliza com a devida reposição de energias, sem que eu me preocupasse em absolutamente compreender o que ali havia acontecido pois como disse, estava exaurida fisicamente e mentalmente, apesar de completamente relaxada espiritualmente!

After application of needles (17/10/2014), still in my body, I saw to my right side my spiritual guide (Luis Carlos) holding my hand and my left hand the spirit of the doctor working through the medical acupuncturist. The latter spirit smiled at me and I greeted him saying: How are you, how long? He said shaking his head that was fine and asked me, and how are you? I replied: I'm tired! He said it was esperado.Então eye ahead of me and I see the spirit of the Indian to greet me. He asks me how I am and I say the same thing: I'm tired. He calls me and says the warrior warrior battle to the end of the battle and says I need to replenish my energies to new battles. Apply a blue light on my whole body and I feel very light, as if a weight was being lifted from me. I completely lost track of time while applying that light which gave me a deep well-being. Then they told me it was not out of the body due to my extreme tiredness and should save energy. See below the star in front of me and close my eyes just to feel a sense of lightness without that occupied my mind with any other thought, my size mental fatigue. Slowly apply a blue light around my body. My spiritual guide kisses my forehead and the experience ends with proper replacement energies without worry me that I absolutely understand what had happened there because as I said, I was exhausted physically and mentally, though completely relaxed spiritually!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014


A Ouvidoria do Estado lança o boletim informativo sobre Gestão por Competência e Ouvidoria. Para acessá-lo é só clicar em http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=199122&folderId=201323&name=DLFE-43715.pdf





A Ouvidoria do Estado realizou duas palestras na AGEFEPE sobre o tema Assédio Moral, com o objetivo de disseminar preventivamente o tema na Organização, esclarecendo tópicos sobre o que é e o que não é Assédio Moral, suas consequências, legislação estadual pertinente e o que fazer diante deste processo no ambiente de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT,2003) descreve o assédio moral como o comportamento de alguém, para rebaixar uma ou mais pessoas, através de meios vingativos, cruéis, maliciosos ou humilhantes. São críticas repetitivas e desqualificações, isolando-o do contato com o grupo e difundindo falsas informações sobre ele.

Esse tema é mundialmente estudado sendo conhecido em outros países com a seguinte nomenclatura:

•Mobbing (molestar), nos Estados Unidos e na Suécia;
murahachibu, ijime (ostracismo social), no Japão;
bullying(tiranizar), na Inglaterra;
harcèlement moral (assédio moral), na França;
psicoterror laboral, acoso moral (psicoterror laboral, assédio moral), na Espanha.


A Ouvidoria do Estado já ministrou mais de 20 palestras sobre esse tema no Estado e lançou em 2011 a Cartilha sobre Assédio Moral que está disponível eletronicamente no site

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=c025c145-eda3-452e-a6a7-aada5702afab&groupId=199085

sexta-feira, 12 de setembro de 2014


GESTÃO POR COMPETÊNCIA E OUVIDORIA
Nesta era atual, o conhecimento torna-se uma vantagem competitiva, considerando-se que conhecimento é informação com significado e que na sua volatilidade, necessita ser reavaliado e ampliado continuamente, aliando-se às novidades tecnológicas. Segundo Peter Drucker, com a velocidade das transformações, surge um novo trabalhador chamado “o trabalhador do conhecimento”.

Um ambiente de trabalho torna-se atrativo não apenas pelos salários e benefícios que oferece, mas, sobretudo, quando proporciona um aprendizado contínuo do trabalhador.

Ainda segundo FLEURY (2001, p.187) a noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica”.

 A Gestão por Competências é um modelo que propõe alinhar o capital intelectual de uma organização com sua estratégia de negócios, facilitando simultaneamente o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Entende-se que cada organização tem sua especificidade, com competências estratégicas diferentes. Por esta razão, o Modelo de Competências deve estabelecer-se em função dos requisitos e perfis que os funcionários devem possuir para seguir a estratégia organizacional, partindo da filosofia da missão e visão organizacional.

Na última década, a Gestão por Competências mostrou-se a forma mais útil e eficiente de obter um alto rendimento e desempenho nas organizações. Entretanto, é importante ter ponderação, para não “cair na tentação” de querer desenvolver o modelo de competência de maneira improvisada, sem a suficiente preparação e conhecimento das modalidades de aplicações e seus impactos. Não podemos esquecer que as organizações são formadas por pessoas.

Atualmente as empresas estão despertando para a seleção de colaboradores com sólida formação técnica, mas com evidentes qualidades humanas, do que trata a Metacompetência, com embasamento técnico, prático, ético e estético. O estudo, os conhecimentos e o aperfeiçoamento profissional são necessários, assim como as habilidades humanas nas relações interpessoais para o alcance dos resultados organizacionais. Neste cenário, as Ouvidorias surgem como fato inovador no processo de formulação e implementação de políticas públicas, sendo ferramenta estratégica de gestão, com fins de escuta estruturada para atender as demandas dos cidadãos.

Quais seriam as competências necessárias ao ouvidor? Conhecimentos específicos sobre as origens e os modelos de Ouvidorias existentes no Brasil, seus principais processos, indicadores, sistema de informações em Ouvidoria, monitoramento e avaliação dos resultados dentre outros são imprescindíveis ao ouvidor. Porém, o conhecimento técnico ainda não é suficiente. Dentre as competências necessárias ao Ouvidor, as habilidades humanas são fundamentais para o desempenho de suas funções, tais como flexibilidade, responsabilidade, ética, empreendedorismo, ter autonomia, motivação, ser confiável, ter bom senso, a capacidade de se comunicar, de compreender o comportamento humano e desenvolver uma liderança eficaz. No cotidiano do Ouvidor, ele lida com situações de angústias e conflitos, exercitando-se na arte de ouvir as pessoas e, sobretudo, na condição de vivenciar a empatia.

 
Nessa perspectiva, ELIAS (2005, p.48) salienta:
 
E quais são as razões que explicam o protagonismo da ouvidoria? Ora, o constitucional princípio da eficiência é a cultura da reclamação, razão de ser da ouvidoria, consolidou uma aspiração social traduzida por uma nova postura cidadã, que exige o predomínio da gestão eficaz do bem público com a transparência e honestidade dos administradores e a colocação da administração a serviço do cidadão, através da criação de canais de comunicação que propiciem a ampliação da participação popular. Daí vem a legitimação do papel da ouvidoria que, ao operar com celeridade e eficácia, exercendo a real função de controle interno de uma instituição, permite reforçar a sua relação com a sociedade e especificamente com o cidadão que carece de direitos. Consequentemente, ao instituir uma ouvidoria, os organismos públicos ou privados demonstram essencial vontade de agir com eficiência contra as ações de má administração; contra os comportamentos abusivos e irracionais da burocracia; estimulando a transparência e a qualidade no atendimento e promovendo o adequado respeito ao cidadão.

 
Assim, a perspectiva do aprendizado contínuo possibilitará ao ouvidor o seu crescimento pessoal, com visão mais abrangente de conhecimentos e habilidades importantes ao seu desempenho, numa inter-relação entre objetivos pessoais e organizacionais.

 
Karla Júlia Marcelino

Gerente de Ouvidoria do Estado/SCGE

terça-feira, 9 de setembro de 2014

SILÊNCIO


Ficar em silêncio alguns minutos por dia é benéfico para a saúde

Já ficou em silêncio hoje? Não se está a falar do acto de não falar, e, sim, do silêncio interno, aquele que é capaz de descansar a mente, melhorar a concentração, trazer bem-estar e organizar os pensamentos.

«Este exercício ainda coloca as pessoas em contacto com mudanças positivas e renovadoras, abre espaços para novos processos criativos e desacelera o organismo, que passa a funcionar melhor», diz a fonoaudióloga e terapeuta corporal Andréa Bomfim Perdigão, de São Paulo, autora do livro «Sobre o Silêncio».

Segundo o neurocirurgião Koshiro Nishikuni, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), os efeitos benéficos do silenciar podem ser comprovados através de uma ressonância magnética.

«Notamos que enquanto a pessoa está em silêncio, concentrada na respiração e sem pensar em nada, há um aumento do córtex cerebral, o que melhora, principalmente, as funções do hipocampo, que está diretamente envolvido com a aprendizagem, a memória e a emoção. Por outro lado, há uma diminuição dos neurônios na região da amígdala cerebral, que está relacionada com a ansiedade e stress», afirma o médico.

Por último, mas não menos importante, o silêncio também é uma forma de demonstrar respeito e interesse pelo ponto de vista do próximo.

«Aprendemos a ouvir-nos e a ouvir o outro, além de escolher o momento certo de falar e o que falar, evitando o desperdício das palavras e valorizando gestos como um sorriso, um toque ou olhar mais profundo», completa a psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira, de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Estar num ambiente calmo e com poucos ruídos ajuda na hora de encontrar o silêncio, mas, segundo os especialistas, isso não significa que quem mora nos centros urbanos não vai alcançar a quietude interna.

«Qualquer pessoa pode chegar lá e experimentar todos esses benefícios desde que sinta a necessidade de ficar em silêncio», diz a psicóloga Blenda de Oliveira.

Para quem não está acostumado a ficar quieto, a terapeuta Andréa Perdigão sugere treinar diariamente, por dez minutos.

«No início, um turbilhão de pensamentos vai passar pela sua cabeça, mas assim que eles se forem acalmando, vai experimentar a serenidade. É comum também relacionar a ausência de som à solidão e a momentos tristes, mas, se conseguir superar essa etapa sem ligar a televisão ou o rádio, vai perceber o quanto é recompensador inserir períodos silenciosos na rotina», afirma a especialista.


fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=581472
Be silent a few minutes a day is beneficial to health.
Already fell silent today? No one is talking about the act of not talking, and yes, the inner silence, one that is able to rest the mind, improve concentration, bringing welfare and organize thoughts.

"This exercise also puts people in contact with positive changes and renewing, open spaces for new creative processes and slows down the body, which happens to work better," says the therapist and physical therapist Andrea Bomfim Perdigao, São Paulo, author of «About Silence '.
According to the neurosurgeon Koshiro Nishikuni, the Santa Cruz Hospital, São Paulo, and a member of the Brazilian Society of Neurosurgery (SBN), the beneficial effects of silence can be demonstrated by an MRI.

"We note that while the person is silent, concentrated on breathing and thinking of nothing, there is an increase of the cerebral cortex, which improves mainly the functions of the hippocampus, which is directly involved with learning, memory and emotion. On the other hand, there is a decrease of neurons in the region of the amygdala, which is associated with anxiety and stress, "says the doctor.Last but not least, the silence is also a way of showing respect and interest from the viewpoint of others.
"We learn to listen to us and hear each other, and choose the right time to speak and what to speak, avoiding waste of words and valuing gestures like a smile, a touch or look deeper 'Full psychologist and psychoanalyst of Blenda Oliveira, São Paulo, member of the Brazilian Psychoanalytic Society of São Paulo (SBPSP).

Being a calm and with few noises help in time to find silence, but, according to experts, it does not mean that those who live in urban centers will not achieve inner stillness."Anyone can get out there and experience all these benefits that feels the need to be silent," says psychologist Blenda de Oliveira.

For those who are not used to be quiet, the therapist suggests Andrea Perdigao train daily, for ten minutes.

"In the beginning, a whirlwind of thoughts will go through your head, but as soon as they are soothing, will experience the serenity. It is also common to relate the absence of sound to loneliness and sad moments, but if you can overcome this step without turning on the television or radio, will realize how rewarding is inserting silent periods in routine, "says the expert.Source: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=581472

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MEC seleciona 39 municípios para receber cursos de medicina

A meta é criar 11,5 mil vagas para o curso superior até 2017. Jaboatão dos Guararapes está entre os selecionados.

Mariana Fabrício


Com o objetivo de interiorizar a formação superior em medicina, os Ministérios da Educação e da Saúde anunciaram nesta quarta-feira (4), que 39 municípios brasileiros foram selecionados para receberem os cursos. As cidades que têm cerca de 70 mil habitantes ainda não dispunham da graduação e estão localizadas em 11 estados de quatro diferentes regiões do país. Em Pernambuco, apenas Jaboatão dos Guararapes foi selecionado. Entre os estados selecionados estão Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A seleção, que teve início em outubro de 2013, foi feita por uma comissão de especialistas sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). No total, 205 municípios se interessaram em sediar os cursos e 154 enviaram a documentação solicitada. Destes, apenas 49 foram pré-selecionados e 39 preencheram os requisitos para receber os cursos e sete têm prazo de seis meses para se adequar. Segundo a secretária da Seres, Marta Abramo, um dos critérios previam a interiorização da graduação em medicina. "Para participar do edital, os municípios deveriam ter população superior a 70 mil habitantes, não ser capital de estado e não ter cursos de medicina no seu território", disse. "Outra preocupação foi com os equipamentos de saúde, como ao menos cinco leitos SUS [do Sistema Único de Saúde] disponíveis por aluno, mínimo de três programas de residência médica e hospital de ensino ou unidade hospitalar com potencial para hospital de ensino." De acordo com dados no Ministério da Educação, até o mês de julho, existiam 21.674 vagas autorizadas nos cursos de medicina em todo país. Desses, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais. Entre as regiões do país, o Nordeste foi a que teve o menor crescimento das vagas de graduação em medicina, com apenas 0,94 por 10.000 habitantes. No estado de Pernambuco, apenas Jaboatão dos Guararapes será contemplado. A secretária de saúde do município, Geciane Paulino, informou que a abertura de novas vagas para o curso de medicina se dá pelo programa Mais Médicos e será uma parceria entre a instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde. "No ano passado os Ministérios encaminharam três técnicos para averiguar se o município tinha condições de receber a graduação e também se a saúde do município poderia ceder a estrutura
necessária para a instituição que vai receber o curso. Ainda não foi informado qual faculdade será beneficiada. Elas podem se inscrever junto ao Ministério da Educação e aguardar a avaliação dos critérios", explica.
 
Fonte: Diário de Pernambuco


quarta-feira, 3 de setembro de 2014



No auditório da Controladoria Geral do Estado (28.08.2014) ocorreu a Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias do Estado, cuja programação contou com informações gerais relativas à área de Ouvidoria e um painel com a participação de alguns Ouvidores que estiveram presentes no XVII Congresso de Ouvidores/Ombudsman/Florianópolis, fazendo um breve relato dos painés e oficinas do evento. No final da reunião foram distribuídos exemplares da 3a. edição da Revista Científica para as Ouvidorias presentes.

As Reuniões de Monitoramento da Rede de Ouvidores tem por objetivo compartilhar experiências e informações relativas às ações das Ouvidorias no Estado bem como refletir sobre os seus resultados.

terça-feira, 2 de setembro de 2014




 
Um sorriso, um abraço, um olhar sereno, palavras de ternura, gestos de afabilidade, o silêncio que compreende, um coração sensível, gestos de carinho, atitudes que marcam a nossa alma e nos lembram que é possível superar a mágoa, a tristeza, a melancolia, a decepção e simplesmente nos lembrarmos do amor de Deus por cada um de nós como uma cachoeira que tudo supera na sua própria abundância!!!!!

A smile, a hug, a serene look, words of tenderness, gestures of kindness, silence comprising a sensitive heart, gestures of affection, attitudes that mark our soul and remind us that it is possible to overcome the hurt, the sadness, melancholy, disappointment and simply remind us of God's love for each of us like a waterfall that surpasses in its own abundance !!!!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Para além da prótese gratuita

"As próteses fornecidas no Brasil ainda são muito simples. O que o SUS oferece é o kit básico", avaliou Marco Aurélio Benedetti, professor de engenharia eletrônica e engenharia biomédica na Universidade Federal de Pernambuco

Da Redação



No Brasil, o poder público concede próteses ortopédicas gratuitamente por meio do SUS. Serviço que é fundamental para a reabilitação de milhares de brasileiros, mas que tem deficiências. As lacunas vão da abrangência geográfica da oferta do serviço, não raro restrita à capital, à restrição de modelos de próteses concedidas. As de mãos, mais complexas que as de membros inferiores, são as que mais deixam a desejar. "As próteses fornecidas no Brasil ainda são muito simples. O que o SUS oferece é o kit básico", avaliou Marco Aurélio Benedetti, professor de engenharia eletrônica e engenharia biomédica na Universidade Federal de Pernambuco. "Não existe um ser humano igual ao outro nem uma amputação igual à outra. O SUS tem uma tabela com preços fechados e se o paciente precisa de um componente de melhor qualidade, o SUS não paga por aquilo. As empresas que fornecem para o governo não vão colocar o melhor, vão colocar o básico por causa do valor pago", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), Henrique Grego Maia. "Próteses bioelétricas para membros superiores custam entre R$ 30 mil e R$ 250 mil. As de alto desempenho para membros inferiores amputados abaixo do joelho ficam entre R$ 30 mil e R$ 80 mil. A média do valor das próteses não é tão cara, a de membro inferior abaixo do joelho é de R$ 10 mil. Mas o SUS não contempla esse tipo de prótese", afirmou Henrique Grego. Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão de novas tecnologias passa por análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS e leva em consideração "evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, a efetividade e a segurança" do produto e "a avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já incorporadas". Henrique
ressalta que a qualidade da prótese interfere até na adaptação do paciente ao novo membro. Para ele, sem uma prótese adequada, não há reabilitação completa. No interior, (quase) nada Quem mora em Pernambuco e depende da rede pública de saúde para conseguir uma prótese ortopédica inevitavelmente tem que passar pelo Recife. Hoje, a concessão de membros artificiais é feita, basicamente, pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e pelo Hospital Getulio Vargas (HGV). Contraditoriamente, já em 2009 um levantamento epidemiológico de pessoas com deficiências feito pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco apontava que apenas 32,8% dos deficientes físicos moravam no Recife e nos 16 municípios mais próximos à capital. Já naquela época, cinco anos atrás, se evidenciava a necessidade de expandir o serviço rumo ao interior do estado. "A gente tem uma concessão de órteses e próteses até significativa. É pouco ainda para a demanda que a gente tem, obviamente. Está muito concentrado ainda na Região Metropolitana do Recife, mas estamos trabalhando para descentralizar", disse a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Arabela Veloso, lembrando que antes de 2010 o Imip não estava na lista de unidades concessoras. Um novo serviço começou a funcionar em Arcoverde, mas ainda em pequena escala. No ano de 2012, última estatística disponível na Secretaria Estadual de Saúde, 876 próteses ortopédicas foram concedidas em Pernambuco, a maioria, 543, pela AACD. Em seguida, vieram o Imip (203) e o HGV (130). Nas três unidades, o paciente passa por um trabalho de reabilitação antes e depois de receber a prótese. Segundo informações repassadas pelas três unidades de atendimento, o tempo médio para recebimento de uma prótese ortopédica é de um mês a um mês e meio.

Fonte Diário de PE

In addition to the free prosthesis "The prostheses provided in Brazil are still very simple. What the NHS offers is the basic kit, "he said Marco Aurelio Benedetti, professor of electrical engineering and biomedical engineering at the Federal University of Pernambuco Of Writing In Brazil, the government grants orthopedic prostheses free of charge through the NHS. Service that is critical to the rehabilitation of thousands of Brazilians, but it has shortcomings. Gaps ranging geographical coverage of the service offering, often restricted to the capital, the restriction of models prostheses granted. The hand, more complex than those of the lower limbs, are the most fall short. "The prostheses provided in Brazil are still very simple. What the NHS offers is the basic kit, "he said Marco Aurelio Benedetti, professor of electrical engineering and biomedical engineering at the Federal University of Pernambuco. "A human being alike or an amputation like the other exists. The SUS has a table with closed price and if the patient needs a component of better quality, the NHS does not pay for it. Companies that provide for the government will not put the best, will put the basics because of the amount paid, "said the president of the Brazilian Association of Technical Orthopedics (Abotec), Henrique Maia Greek. "Bioelectric Prosthetic Devices cost between £ 30 000 and £ 250 000. The high performance for lower limb amputees below the knee are between £ 30 000 and £ 80 000. The average value of the prosthesis is not as expensive, the lower limb below the knee is $ 10 000. But the NHS does not cover this type of prosthesis, "said Henrique Greek. According to the Ministry of Health, the inclusion of new technologies involves analysis of the National Committee for Incorporation of Technologies in SUS and considers "scientific evidence on the effectiveness, accuracy, effectiveness and safety" of the product and "the economic evaluation comparative benefits and costs in relation to the technologies already incorporated. "Henrique

highlights that the quality of the prosthesis to interfere in the patient's adaptation to the new member. For him, without adequate prosthesis, there is no complete rehabilitation. Inside, (almost) anything Who lives in Pernambuco and depends on the public health system to achieve an orthopedic prosthesis inevitably have to pass through the reef. Today, the provision of artificial limbs is made basically by the Association for Assistance to Disabled Children (AACD), the Instituto de Medicina Integral Integral Professor Fernando Figueira (Imip) and the Getulio Vargas Hospital (HGV). Paradoxically, in 2009 an epidemiological survey of persons with disabilities by the Institute to Support University of Pernambuco indicated that only 32.8% of disabled people living in Recife and in the 16 municipalities closest to the capital. Even then, five years ago, it highlighted the need to expand the service towards the interior of the state. "We have a concession of orthoses and prostheses to significant. It is still little demand for what we have, obviously. Is still very concentrated in the Metropolitan Region of Recife, but we are working to decentralize, "said the coordinator of the Care of Persons with Disabilities of the State Health Department of Pernambuco, Arabella Veloso Health, noting that before 2010 the Imip was not on the list concessoras units. A new service began operating in Arcoverde, but still on a small scale. In the year 2012, latest statistics available from the State Health Department, 876 orthopedic prostheses were granted in Pernambuco, the majority, 543, the AACD. Then came the Imip (203) and HGV (130). In three units, the patient undergoes a rehabilitation work before and after receiving the prosthesis. According to information passed on by the three service units, the average time to receipt of an orthopedic prosthesis is a month to a month and a half.





 
A Obra Jurisdição da Paz - A Nova Justiça Humanizada do Século XXI, publicada pela Editora LTR, cujo lançamento foi em março de 2013, conforme consta na homepage Jurisdição da Paz, fundada desde julho de 2007, mostra que é possível se implantar no Brasil um modelo de Justiça que proporcione resultados mais rápidos, seja mais acessível a todos, com decisões mais justas e, que realmente traga uma efetiva satisfação na solução das questões!
Nesta Obra a autora revela dados relevantes sobre a importância da difusão desta cultura de paz, dentro e fora do âmbito do Poder Judiciário, mostrando inclusive, que este novo modelo de Justiça traz, comprovadamente, inúmeros benefícios à sociedade, e, por isso, já é um grande sucesso na realidade social de vários países que o adotaram. Mas, infelizmente, no Brasil ainda está em desenvolvimento e por isso precisa ser mais divulgado, conhecido, incentivado e utilizado por toda sociedade brasileira.
Na Obra há também informações interessantes sobre recentes estatísticas em relação aos processos acumulados no Judiciário brasileiro, bem como sobre o excelente trabalho que vem fazendo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde o ano de 2006 para incentivar a implantação deste novo modelo de Justiça Humanizada, a qual tem a Paz Social como principal objetivo.
Segundo a autora, as formas pacíficas de se resolver conflitos já estão em uso inclusive nas relações online, nas quais, normalmente, as partes localizam-se em pontos distantes entre si, em países diferentes por exemplo, mas precisam resolver problemas decorrentes de transações comerciais realizadas, de uma forma rápida e desburocratizada, então, a melhor forma atualmente adotada são as chamadas ODRs (Online Dispute Resolution).
Esta Obra visa incentivar o uso racional do Judiciário brasileiro e a desjudicialização dos conflitos de menor complexidade, demonstrando que é possível se resgatar a verdadeira Justiça através da Paz e, através da concretização desta Justiça se perpetuar a Paz Social tão desejada por todos nós!
Diz a autora: "DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA DE QUE JUSTIÇA NÃO É VINGANÇA, JUSTIÇA É PAZ !"
Enfim, Jurisdição da Paz é uma Obra que busca realmente conscientizar a sociedade sobre a importância de saber usar a Justiça para a Paz e pela Paz, por isso convida todos nós a empreendermos esforços a fim de mudar essa realidade de injustiças em nosso País!
A autora é advogada há mais de 14 anos, consultora jurídica, articulista, pesquisadora e pacificadora de conflitos



O resultado de nossa vida é o somatório de nossas ações diárias.
Após a aplicação das agulhas, em desdobramento vejo-me diante do mesmo espírito de índio, ele pega nas minhas mãos e diz que vou vivenciar algo inédito. Começo a sentir um enorme frio e aos poucos vou sendo coberta por uma camada de gelo que me envolve dos pés à cabeça. Em poucos instantes, estou totamente congelada e absolutamente tremendo de frio. O índio pede que me concentre nos meus sentimentos e vejo sair uma luz de coloração amarela e laranja irrandiando do meu coração. Ele começa a fazer uma dança em círculo. Essa luz vai se expandindo gradativamente e derretendo o gelo. O  índio olha nos meus olhos e diz: a simplicidade é a maior beleza do ser humano. Em seguida ele me diz: você possui luz própria, resplandesça!!!!!
Beija a minha fronte e solicita que eu volte para o corpo.

After application of the needles, unfolding before me I see the same spirit of indium, he grabs my hands and says he'll experience something new. I begin to feel a huge cold and I gradually being covered by a layer of ice that surrounds me from head to toe. In a few moments, I am absolutely totamente frozen and shivering. The Indian asks me focus on my feelings out and I see a light yellow color and orange irrandiando my heart. He starts doing a circle dance. This light will gradually expanding and melting ice. The Indian looks into my eyes and says, simplicity is the most beautiful human being. Then he tells me, you have very, resplandesça light !!!!!

Kisses my forehead and asked me to come back to the body.