quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

 


Dimensões da Vida Psicológica Humana:
- Comportamentos – ação ou conjunto de ações executadas por um ser humano
- Cognições – processos cognitivos que inclui as ideias, as memórias, o planejamento consciente, a tomada de decisão, atenção, reflexão, as percepções conscientes.
- Afetos – emoções e sentimentos.
É preciso entender a identidade do indivíduo, resultado da personalidade multiplicada pela história de vida.
A história de vida pode ser estudada em vários níveis de análises diferentes. Ex.: cultura que você viveu, as relações sociais (a sociedade ao teu redor, pessoas que você se relacionou); tuas relações interpessoais (laços humanos que você formou e desfez ao longo da vida); ambiente familiar e como ele te influenciou a ser quem você é hoje; tua nutrição (durante toda a sua vida, desde o útero de sua mãe que tem efeito sobre tua personalidade e identidade); crenças e identidade (reforçam tua identidade e protegem tua identidade e a partir dessas crenças surgem cognições/afetos/comportamentos).
Se quiser entender as raízes de um comportamento ou sentimento precisa mergulhar nas crenças e identidade. Isto significa entender a personalidade e história de vida.
Fonte: Pedro Calabrez/Neurociência.

 


segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 

MARATONA: VIVA LIVRE DA ANSIEDADE – MARCO ABUD





Até certo ponto a ansiedade ajuda o enfrentamento de problemas.

Imagina um mundo onde há ameaças o tempo todo. Nós nunca estivemos sujeitos a tantas ameaças como na atualidade. Não é difícil imaginar que o sistema de alarme fique sobrecarregado e comece a não funcionar direito.

Quando a Ansiedade se torna patológica?

ü  Você não consegue parar de se preocupar?

ü  Sente que pensamentos intermináveis de tudo que precisa fazer?

ü  Sentimento que não vai dar conta?

ü  Você sente seu corpo cansado, sua concentração falhando?

ü  Você sente um aperto no peito, coração acelerado, o ar faltando, suando, sua mente dizendo que algo muito ruim vai acontecer e perdendo o controle?

ü  Se identificou com algumas dessas sensações pode estar sofrendo de Ansiedade.

O que é uma ansiedade tóxica? A ansiedade é considerada o mal do século. É uma epidemia mundial e afeta 264 milhões de pessoas no mundo todo. O número de brasileiras aumentou 100% em 2020, de acordo com o Relatório da OMS 2107, o Brasil é o campeão da Ansiedade  O imenso sofrimento que ela é capaz de causar na vida das pessoas.90% das pessoas conseguem se ver livre da ansiedade, sem uso de remédios.

Por que as pessoas continuam ansiosas sem procurar a qualidade de vida?

ü  Falta de conhecimento sobre o que é Ansiedade

ü  Falta de ajuda qualificada

ü  Informações e conselhos errados sobre Ansiedade.

Todo ser humano sente Ansiedade. Ela funciona como um sistema de alarme de incêndio do nosso cérebro, esse sistema é disparado quando o nosso corpo percebe perigo e ameaças. O nosso cérebro é automático para perceber situações de ameaças. Esse sistema fica localizado nas amigdalas do cérebro que libera adrenalina e cortisol. A adrenalina no cérebro vai deixar o pensamento e atenção focada em perigo; o coração dispara e começa a bater mais intensamente, a pressão arterial aumenta para que possamos atacar ou fugir do inimigo, a respiração fica mais ofegante e aumenta o oxigênio causando uma hiperventilação causando formigamento e sensação de desmaio; os músculos ficam tensos, a pele fica suada para liberar o corpo, o estômago e intestino paralisam. Reações quando o cérebro percebe uma ameaça. Uma sensação de ataque, de morte iminente. Todos esses sintomas gerados pela Ansiedade não te leva ao infarte, tem um tempo limitado em decorrência do funcionamento da Adrenalina (20 a 30 minutos). Não lute contra esses sintomas, intensificando-os.

O córtex pré frontal vai ter a capacidade de racionalizar esse processo. Em algumas pessoas essa parte não funciona. Precisa ser treinada e regulada para que isso iniba o funcionamento da amigdala. Ameaça é o que trás uma dor ou tira um valor da sua vida. O cortisol aumentado muito tempo pode levar a quadros de obesidade, pressão alta e diabete.


TÉCNICA PCR em 3 passos: ferramenta de treino para lidar contra pensamentos negativos

Tem uma base fortalecer a parte pré-frontal para que consiga desligar o alarme da amigdala.

. Pensamentos Negativos – imagine uma situação futura que  trás ansiedade para você.

. Escreva numa folha todos os pensamentos que você consegue perceber que aparecem na sua cabeça;

2º. Contrariar os pensamentos. Para cada pensamento que você anotou você vai escrever um pensamento contrário a ele.

. Novo pensamento: reconhece a ansiedade, reconhece suas habilidades de dar conta, entende que a dor vai passar, sabe que você sobrevive mesmo se tudo der errado.

3º. Respirar – imagine essa mesma situação novamente, como se estivesse acontecendo agora. Puxe o ar e diga: “eu já dei conta disso antes”.

.Puxar o ar e dizer para si: já dei conta disso antes.

Solte o ar bem devagar por 4 segundos e diga para si: apenas relaxe!

.Você pode usar sua visão periférica desativando a adrenalina, olhando para algo que não esteja diretamente à sua frente.

Fonte: Marco Abud (Psiquiatra)


 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

 "Dizeis: darei só aos que precisam. Mas os vossos pomares não dizem assim; dão para continuar a viver, pois reter é perecer".

Khalil Gibran