quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

 Prudência, Observação, Análise imparcial, Equilíbrio entre razão e emoção, Bom senso e Reflexão são conquistas evolutivas do ser!!!!!




segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

 O QUE É SÍNDROME DE BURNOUT?


É um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo. Na nova classificação da Organização Mundial de Saúde (CID 11), é estresse crônico do trabalho que não foi administrado com sucesso.

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Para Soares (2008), o trabalho faz parte da natureza humana e, por meio dele, o homem constrói o mundo e se constrói, com identidade e subjetividade próprias.
A execução do trabalho poderia ser percebida como primariamente prazerosa, no entanto, em muitas circunstâncias, ainda é sentida como sacrifício e desencadeadora de sofrimento e adoecimento; não pelo trabalho em si, mas pelo clima organizacional e emocional existente no ambiente laboral.
Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

O Ministério da Saúde lista os principais sintomas da síndrome de Burnout:
-Cansaço excessivo, físico e mental;
-Dor de cabeça frequente;
-Alterações no apetite;
-Insônia;
-Dificuldades de concentração;
-Sentimentos de fracasso e insegurança;
-Negatividade constante;
-Sentimentos de derrota e desesperança;
-Sentimentos de incompetência;
-Alterações repentinas de humor;
-Isolamento;
-Fadiga;
-Pressão alta;
-Dores musculares;
-Problemas gastrointestinais;
-Alteração nos batimentos cardíacos.

ESTRESSE, ANSIEDADE E BURNOUT:

•Estresse é a reação do corpo frente a mudanças do ambiente. Informação nova que leva o corpo a gastar energia para se adaptar. Estresse não é algo ruim.
•Ansiedade é quando o corpo está num estado de tensão, quando ele percebe uma ameaça. Nem todo tipo de estresse é ansiedade. O estresse pode vir sem Ansiedade (exemplo quando está no início de um novo relacionamento). 
•Burnout - tradução de esgotamento, estafa. É a consequência de um estresse muito intenso, prolongado e a pessoa não lida bem com ele. Esgotamento físico, mental e emocional.
•30% dos afastamentos do ambiente de trabalho se dá por quadros de Saúde Mental, dentre eles Burnout.

Conheça 7 ações no dia a dia para evitar o Burnout no trabalho:
-Dê atenção aos sinais de alerta. ...
-Entenda que a comunicação é fundamental. ...
-Estabeleça e organize suas prioridades. ...
-Compreenda os gatilhos de estresse. ...
-Tenha uma rede de apoio. ...
-Limite seu tempo de trabalho. ...
-Aprenda a dizer não.

Quer se aprofundar neste tema? Acesse o Curso Saúde Mental (Módulo 7) disponível no nosso canal no Youtube (Karla Júlia Marcelino).