sábado, 21 de setembro de 2024

 




Nos dias 12 e 13 de setembro aconteceu o 2º Encontro Nacional dos Ouvidores do Saneamento. O evento, realizado em Fortaleza (CE), é promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e organização da Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO) da Aesbe. Reunindo mais de 200 profissionais setor e especialistas de várias regiões do Brasil, foram discutidos os desafios da tecnologia, regulação e proteção de dados no relacionamento com o cliente.
Da ABO CE, o presidente Paulo Henrique Araújo Lima e o vice-presidente Jean Lopes participaram presencialmente, e a vice-presidente da ABO Nacional, Karla Júlia Marcelino, participou virtualmente.
Com o tema “Ouvidoria 4.0: Desafios da IA, Regulação e Proteção de Dados no Relacionamento com o Cliente”, o encontro abordou o impacto da inteligência artificial nas ouvidorias e as exigências regulatórias que acompanham essa transformação. Paulo Henrique, que também é ouvidor da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará, participou da mesa de abertura. Já Jean Lopes, que também é assessor da Controladoria Geral do Estado do Ceará e poeta institucional, recitou uma poesia de autoria própria com versos que retratavam um resumo do evento.
Karla Júlia, representando a presidente da ABO Adriana Alvim, citou os cases exitosos dos pôsteres publicados no último Congresso, ocorrido no RJ, e destacou a importância do projeto que vem acontecendo no Governo de Pernambuco, quanto à prevenção e enfrentamento aos assédios, bem como os diversos artigos, notícias , decálogo e código de Ética do ouvidor, e a Revista Cientifica, disponíveis no site e redes sociais da ABO Nacional. Na oportunidade, apresentou a excelência da programação do último Congresso, as oficinas temáticas, bem como o lançamento do livro “Escutatória” de Thomas Brieu.
A importância da Comunicação, enquanto competência comportamental fundamental, também foi explanada durante a fala de Karla Júlia, que citou três pontos fundamentais, como: relacionamentos interpessoais e interprofissionais, ambiente organizacional e nas resoluções de conflitos.
Fotos: Divulgação Ascom/ Aesbe

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