sexta-feira, 28 de maio de 2021

 Quantos casos de injustiça você já viu no mundo?

Ter noção das desigualdades nos ajuda a perceber a importância de um profissional de Serviço Social, que existe justamente para facilitar o acesso da população aos seus direitos.
A missão desse profissional é socioeducativa. Cabe a ele orientar as pessoas e facilitar o acesso delas aos seus direitos, seja por meio de programas sociais, políticas públicas ou até mesmo conversas. Para isso, ele pode usar várias ferramentas de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamentos de recursos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, entre outras.
Os profissionais de Serviço Social estudam a realidade social brasileira e trabalham diretamente com a população.
Atuam nas áreas de:
.Violação de direitos humanos como trabalho análogo, situação de refúgio, situação de rua e migração, retratadas diariamente pela mídia;
.Consultoria Organizacional;
.Saúde;
.Planejamento estratégico;
.Justiça;
.Educação;
.Habitação;
.Relações de trabalho;
.Acadêmica....
Os campos de trabalho são: administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.
O Serviço Social é impulsionado pelo movimento de redemocratização do país, houve a reescrita do seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe. Ela vem se transformando, ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.
Sinto orgulho da profissão escolhida e parabenizo todas as Assistentes Sociais que contribuem para o alcance dos direitos sociais e conquista da cidadania dos excluídos sociais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário