O MAR E
A CIDADE
Fonte: Assessoria de Imprensa de Porto do Recife
Datam
de 1815 as primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo
ancoradouro do Recife. No decorrer do século XIX foram elaborados diversos
projetos, sem que a execução, contudo prosperasse. Somente em 1º de julho de
1909, com a publicação do Decreto nº. 7.447, a empresa Societé de Construction
du Port de Pernambuco foi autorizada a construir as novas instalações,
compreendendo, 2.125m de cais e três armazéns.
O
Porto do Recife começa a operar comercialmente em 12 de setembro de 1918. Pelos
Decretos nºs 14.531 e 14.532, ambos de 10 de dezembro de 1920, ficou definida a
transferência da concessão do Porto para o Governo Estadual, que deu prosseguimento
às obras da sua implantação. Essa concessão foi revista e aprovada pelo Decreto
nº. 1.995, de 1º de outubro de 1937, e encampada, posteriormente, pelo Decreto
nº 82.278, de 18 de setembro de 1978, pela Empresa de Portos do Brasil S.A
(Portobrás), extinta em 1990, passando o Porto do Recife à administração da
União até maio de 2001.
A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº. 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S.A.
A partir de 1º de junho de 2001, através do Convênio de Delegação nº. 02/2001, firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal passa a administração e exploração do Porto Organizado do Recife a ser realizada pelo Estado de Pernambuco por intermédio da empresa Porto do Recife S.A.
O QUE
OFERECEMOS
O Porto do Recife atua na prestação de
serviços para atendimento de navios de longo curso e cabotagem para importação
e exportação de cargas nacionais e estrangeiras. O Porto também tem estrutura
para receber navios de cruzeiro e possui um Terminal Marítimo de Passageiros.
Está dentro das atividades do Porto do Recife o fornecimento de águas
tranquilas para atracação, a disponibilização de berços e local para
armazenagem (armazéns e pátios), além da segurança necessária para a realização
das operações portuárias.
A
localização é um grande diferencial do Porto do Recife. Por estar situado em um
centro urbano, dentro da cidade do Recife, capital de Pernambuco, possui
acessos estratégicos aos principais pontos da Região Metropolitana, com as
menores distâncias aos principais centros de distribuição de mercadorias que se
destinam ao interior e ao litoral do Estado. Distante, apenas, 60 quilômetros
de Goiana, distrito industrial que recebe investimentos da Fiat, Companhia
Brasileira de Vidros Planos (CBVP), Hemobrás e demais indústrias do polo
farmacoquímico. O Porto atende, praticamente, todo o Nordeste brasileiro, no
alcance de um raio de mil quilômetros, incluindo os estados da Paraíba, Rio
Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará e Bahia. Está dentro da rota de
navegação do Mercosul e das principais rotas internacionais.
Nossa Infraestrutura:
O Porto do Recife possui 2.950 metros de
cais, divididos em quatro trechos, com as características a seguir:
TRECHO 1
Com 568,51m de comprimento,
contém três berços (00, 01 e 02) contíguos, com profundidade média de 10
metros. O Berço nº 00 é voltado prioritariamente para exportação de açúcar a
granel, fica em frente terminal açucareiro com capacidade estática de
armazenamento de 200 mil toneladas e de embarque de 1 mil tonelada por hora,
com profundidade de 9,6 metros.
O Berço nº 01 é utilizado
prioritariamente para desembarque de granéis, principalmente trigo, milho
e cevada. Conta com a estrutura de um silo vertical com capacidade de
armazenamento estático de 25 mil toneladas com uma profundidade de 9,6 metros.
O Berço nº 02 é preferencial para
movimentação de contêiner, com 11,3 metros de profundidade, tendo na sua
retroárea um pátio com concreto protendido de 20 mil m², próprio para este tipo
de carga.
TRECHO 2
Com 574,62m de comprimento, é
dotado de três berços (03, 04 e 05) destinados à
movimentação de granéis, com profundidade média de 11,3 m.
O Berço nº 04 tem 11,3 m de
profundidade e conta com silos verticais com capacidade de armazenagem estática
de 25 mil toneladas, especializados para armazenar cevada - investimento do
setor privado.
O Berço nº 05, com 11,5 m de
profundidade, tem na sua retroárea um armazém alfandegado com 7,5000 m².
TRECHO 3
Abrange o Berço nº 06, com
profundidade de 9,3 m. Contém armazém de 7000 mil m² para carga geral ou
granéis.
TRECHOS 4
Com comprimento total de 1.262m, é
distribuído nos seguintes berços: 07, 08, 09. Destinados a vários tipos de
operações, os berços têm profundidades que variam de 5,4 a 7,5 metros.
Os berços nº 07 e nº 08 serão
destinados prioritariamente ao Terminal Marítimo de Passageiro, voltados para
movimentação turística.
O berço nº 09 está destinado para
pequenas embarcações, principalmente as embarcações que abastecem Fernando de
Noronha, com a profundidade de 5,4 metros.
PÁTIOS
·
Quatro
(04) pátios de concreto protendido, com 57,8 mil m² e capacidade para
armazenamento de 6 mil TEUS simultaneamente;
·
Dois
(02) pátios para carga geral, com 58 mil m² e capacidade de armazenar 50 mil
toneladas;
ARMAZÉNS
·
Dois
(02) armazéns para carga geral com 7,5 mil m² e capacidade para 30 mil
toneladas, cada um deles;
·
Um
(01) armazém para açúcar granel, com capacidade de 200 mil toneladas estáticas;
·
Dois
(02) Silos Portuários, com capacidade de armazenar 25 mil toneladas de grão,
cada um deles;
OPERACIONAIS
|
NÃO OPERACIONAIS
|
||||
Armazéns internos
|
Armazéns externos
|
Retroárea
|
|||
Armazém
|
Área (m²)
|
Armazém
|
Área (m²)
|
Armazém
|
Área (m²)
|
1
|
1.789,00
|
9
|
2.069,75
|
15
|
1.643,71
|
3B
|
2.861,00
|
11
|
1.966,90
|
16
|
3.656,02
|
5
|
7.507,00
|
12
|
1.666,48
|
17
|
7.175,37
|
6
|
7.507,00
|
13
|
1.666,48
|
18
|
6.000,00
|
7
|
2.055,86
|
14
|
2.375,55
|
||
8
|
1.847,92
|
Áreas alfandegadas:
Em primeiro de agosto de 2013 a Receita
Federal do Brasil concluiu o processo de alfandegamento de novas áreas do Porto
do Recife. O ato declaratório oficializou uma nova área alfandegada de
94.272,76 m². O que resulta em um salto de 20mil m² para 114.292,76m² e
configura o Porto do Recife como o único porto público do Nordeste com essa
quantidade de área alfandegada.
Essa grande conquista significa a
possibilidade de novos negócios, da continuidade do crescimento constante que
estamos vivenciando. Agora, na condição de porto público podemos oferecer para
Pernambuco um diferencial em áreas alfandegadas e um parceiro estratégico de
Suape.
A conquista de novas áreas alfandegadas é
estratégica na consolidação do Porto do Recife como entreposto público e
urbano. Essa qualidade une-se a outras etapas vencidas, como a busca por um
calado adequado a um cais que espera atracar navios de contêineres e grandes
cargueiros. O porto que gerou o nascimento da capital reforça sua posição no
mercado de logística, além de passar a participar do setor de óleo e gás. As
cargas em contêineres são apropriadas para trânsito em meio urbano, pela
proximidade com os destinos em centros de distribuição na região metropolitana
e por se darem sem impacto ao entorno.
Terminal
Marítimo de Passageiros:
O
mais tradicional porto de Pernambuco inaugurou em agosto de 2013 um Terminal
Marítimo de Passageiros. O Terminal foi um investimento de R$ 28 milhões com
recursos do Governo de Pernambuco e do PAC da Copa. A proposta da construção vai
além do receptivo turístico. O projeto reformulou o antigo Armazém 7, que
passou por grandes obras internas e teve sua estrutura mantida. Voltado para o
cais, o armazém tem, no térreo, salas de embarque e desembarque. Uma passarela
liga o Armazém 7 à Sala Pernambuco. Ela é voltada para a cidade, com uma
fachada em estrutura metálica e sua forma é semelhante a um barco de papel. O
espaço abriga os balcões de check-in, salas de agências de viagens e dos órgãos
de controle, como a alfândega da Receita Federal e a imigração e segurança da
Polícia Federal, além das agências reguladoras.
O
cais em frente ao Armazém 7 possui profundidade de sete a oito metros. Os
navios de maior porte atracam em uma área mais afastada e, por isso, já estão
em curso licitações para a reforça e nova dragagem dos cais 7, 8 e 9. O prédio faz parte de um projeto liderado pelo
Porto do Recife que altera a paisagem do Bairro do Recife. Ele ocupa uma área
total de 23,4 mil metros quadrados, com 7,9 mil metros quadrados de área
construída.
O
Terminal Marítimo de Passageiros fez parte das obras que forem entregues e
prepararam as cidades-sede dos grandes eventos esportivos internacionais, como
Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Além do Porto do Recife.
O PORTO
NÃO OPERACIONAL
O projeto Porto
Novo é parte de uma grande obra na qual o Porto do Recife devolve à cidade
espaços antes dedicados à operação portuária. Trata-se de um grande projeto de
requalificação e reurbanização de espaços nobres que vão dialogar e enriquecer
as opções de lazer, cultura, arqueologia e turismo do Bairro do Recife, com o
Centro de Artesanato de Pernambuco e o Cais do Sertão Luiz Gonzaga.
O Centro de
Artesanato de Pernambuco configurou-se como um sucesso de público e
crítica. O projeto transformou um armazém portuário em uma grande loja para a
exposição e venda do mais qualificado artesanato produzido no Estado, seguindo
os rigores para a preservação da história do imóvel. A construção eco-eficiente
e a curadoria na seleção das peças expostas agradou especialistas do tema e
visitantes interessados em artesanato. Além do mais, o Centro possui um
restaurante-bar e a intervenção liberou o passeio com vista para o mar,
oferecendo ainda espaço para exposições e um pequeno auditório.
A construção do Cais
do Sertão Luiz Gonzaga ocupa o antigo armazém 10, ao lado do Centro de
Artesanato de Pernambuco. O centro cultural é o primeiro equipamento no Estado,
totalmente, construído dentro de uma concepção moderna de museu, repleto de
recursos tecnológicos capazes de proporcionar uma experiência interativa aos
visitantes. O plano é oferecer endereço obrigatório a todos os interessados na
obra de Luiz Gonzaga e, em especial, seu principal tema, o Sertão nordestino,
com seu homem e sua natureza.
O projeto Porto Novo analisou
as reintegrações bem sucedidas de áreas portuárias, como a Estação das Docas,
em Belém, no Pará, e o Puerto Madero, em Buenos Aires, Argentina e fez ajustes
no que achou interessante para adaptar-se ao Porto do Recife e, para tanto, fez
um estudo preparatório, o qual observou as falhas, adaptou a realidade de
outras cidades à capital pernambucana e se pautou em captar o que é do
interesse da nossa realidade e aperfeiçoar o que pode ser melhorado.
O outro braço do projeto
de reintegração e reurbanização das áreas não operacionais do Porto do Recife é
o projeto Porto Novo Recife, o qual está
sob responsabilidade do setor privado, através de contratos de arrendamento.
A transformação dos
antigos armazéns de cargas é uma obra de impacto econômico e urbano. Os sete
antigos armazéns (armazéns 9, 12, 13, 14, 15, 16 e 17) serão reformados para
abrigar escritórios, restaurantes, bares, lojas de entretenimento e pontos
comerciais. Nos novos espaços também serão construídos um hotel, uma marina
internacional e um centro de convenções.
De acordo com a
licitação, cada armazém deverá cumprir uma função. O armazém 9 deve ter a
implantação, manutenção e exploração comercial de escritórios para desempenho
de atividades comerciais compatíveis com o plano de desenvolvimentos da cidade.
Serão escritórios modernos, com central de ar-condicionado eco-eficiente,
gerador próprio de eletricidade, controle de acesso seguro e informatizado,
circuito fechado de tevê e vagas com garagem privativas para todas as unidades.
Os armazéns 12, 13 e
14 vão ter restaurantes, bares, lojas de entretenimento e comerciais, espaços
para exposições e eventos fechados. O armazém 15 terá hotel ou apartamentos de
longa estada, com no mínimo 200 unidades. O estabelecimento deverá ter
restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina, academia de ginástica e
número de vagas de garagem compatível. Os armazéns 16 e 17 terão centro de
convenções integrado ao hotel, com capacidade mínima para quatro mil pessoas, com
espaços modulares, para possibilitar o maior número de eventos possíveis.
Excelente artigo Karla Julia sobre o Porto, quando pequena tive oportunidade de visitar o local em viagens dos meus familiares......
ResponderExcluirObrigada Fernanda!!!!!
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