É cada vez mais factual que a inteligência emocional é um factor importante para o nosso sucesso e felicidade, não só no trabalho, mas também nas nossas relações e em todas as áreas das nossas vidas. O que define as pessoas emocionalmente inteligentes? Aqui estão sete hábitos que as pessoas com alto IE têm.
1. Elas focam-se no positivo.
Apesar de não ignorarem as más notícias, as pessoas emocionalmente inteligentes tomam uma decisão consciente de não perder muito tempo e energia com os problemas. Em vez disso, elas olham para o que há de positivo numa situação e procuram soluções para o problema. Essas pessoas concentram-se no que são capazes de fazer e naquilo que está sobre o seu controle.
2. Elas rodeiam-se de pessoas positivas.
As pessoas com alta inteligência emocional não gastam tempo a ouvir queixas dos outros e tendem a evitar pessoas negativas. Elas têm noção que as pessoas negativas são um dreno de energia e não estão dispostos a deixar que os outros esgotem a sua vitalidade. Porque essas pessoas olham sempre para as soluções e para o lado positivo de cada situação, as pessoas negativas aprendem rapidamente que a evitar os emocionalmente inteligentes.
3. Elas estabelecem limites e são assertivas quando necessário.
Apesar da sua natureza amigável e aberta poder fazer parecer que são ingénuos, as pessoas com alto IE são capazes de estabelecer limites e afirmar-se quando necessário. Elas demonstram cordialidade e consideração, mas ao mesmo tempo permanecem firmes. Não fazem inimigos desnecessários. As suas respostas às situações em que pode existir conflito são medidas, não inflamadas, e geridas de forma adequada. Elas pensam antes de falar e dão tempo para se acalmarem, caso as suas emoções se sobressaltem. As pessoas com alto IE valorizam o seu tempo e sabem quando precisam de dizer não. Você pode identificar estas pessoas pelo seu sorriso, porque riem muito, e pela sua capacidade de atrair outras pessoas positivas. O seu calor, abertura e atitude solidária leva a que os outros as considerem mais confiáveis.
4. Elas pensam em frente e esquecem o passado.
As pessoas com alto IE vivem ocupadas a pensar nas possibilidades do futuro em vez de perderem o seu tempo a martirizar sobre as coisas que deram errado no passado. Elas aprendem a partir das falhas do passado e aplicam essas lições nas acções do futuro. Nunca vêem o fracasso como permanente ou uma reflexão pessoal de si mesmos
5. Elas procuram maneiras de tornar a vida mais divertida, feliz e interessante.
Se é no seu local de trabalho, em casa ou com amigos, as pessoas com alto IE sabem o que os torna felizes e procuram oportunidades para expandir o prazer. Elas sentem prazer e satisfação com a felicidade e realização dos outros, e fazem tudo o que podem para alegrar o dia de alguém.
6. Elas gastam a sua energia de forma sábia.
Não só conseguem seguir em frente de forma sábia quando as coisas correm mal no passado, como também conseguem ultrapassar envolvimentos conflituosos com outras pessoas. As pessoas emocionalmente inteligentes em vez de se prenderem à raiva sobre a maneira como são tratadas pelos outros, olham para o incidente e criam uma consciência para que não aconteça novamente. o seu lema é: “É uma vergonha para ti se me enganares uma vez, é uma vergonha para mim se me enganares duas vezes.” Embora consigam seguir em frente e perdoar, elas não esquecem e não são susceptíveis de serem apanhadas novamente no mesmo conjunto de circunstâncias.
7. Elas aprendem continuamente e crescem rumo à independência.
As pessoas emocionalmente inteligentes são aprendizes para toda a vida, estão em constante crescimento, evolução, abertas a novas ideias, e sempre dispostas a aprender com os outros. Sendo pensadores críticos, elas estão abertas a mudar de ideias caso alguém lhes apresente constatações que se ajustam melhor à realidade. Não só estão abertos às ideias dos outros, e a reunir novas informações constantemente, como confia em si e no seu próprio julgamento para tomar a melhor decisão para todos.
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