sexta-feira, 25 de outubro de 2019

𝐒𝐔𝐀 𝐁𝐀𝐆𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐄𝐌𝐎𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐓𝐄𝐌 𝐏𝐄𝐒𝐎 𝐎𝐔 𝐀𝐏𝐑𝐄𝐍𝐃𝐈𝐙𝐀𝐃𝐎? •
Todos nós, quando adultos, carregamos bagagens emocionais de relacionamentos passados. A não ser que você e a pessoa com quem você se relaciona tenham vivido em completo exílio, os dois possuem uma bagagem psicológica e emocional. Por mais que não nos atentemos a isso, houveram outras pessoas, e nada é capaz de mudar isso. Todos temos um passado repleto de momentos bons e ruins, com feridas mal cicatrizadas ou aprendizados que trazemos de outros relacionamentos. Uns conseguem levar numa boa a existência dessa bagagem, enquanto outros não sabem lidar bem com o peso do passado que essa bagagem pode representar. Isso se dá, principalmente, por conta de assuntos mal resolvidos, conversas inacabadas e coisas que são deixadas em reticências pois, naquele momento, era mais confortável "deixar pra lá", sem nos preocuparmos se, um dia, isso tudo viraria ou não, peso e lixo emocional, e até energético, ou seja, um baita problema.
Ainda assim, devemos aprender a lidar com isso, saber o quanto ainda cabe em nossa bagagem e o quanto mais ainda podemos carregar. Assuntos finalizados e esclarecidos, só permanecem nela se assim optarmos. Não podemos revirar o passado o tempo todo e fazer dele o nosso presente, portanto, se aquele assunto foi esclarecido, transforme-o em aprendizado e experiência. Menos um peso pra carregar. Tudo que nós vivemos até aqui faz parte daquilo que nos tornamos, e essa é nossa bagagem. Algumas coisas proporcionam uma boa influência, enquanto outras geram dores e incômodos. A diferença está na maneira em como lidamos com essa bagagem, transformando-a em peso ou aprendizado.
E não adianta entregá-la pra outra pessoa carregar. Cada item de sua bagagem é uma parte inseparável de sua vida e não há como se livrar disso. Tudo isso faz parte de você. Faz parte do que você se tornou e das experiências que vivenciou. E isso é INDELÉVEL. Não é justo você depositar o peso dela em alguém que, também, possui uma bagagem para carregar. Não responsabilize o outro pelos erros do seu passado, pelos desamores e por um monte de coisas que não tem nada a ver com ninguém, a não ser com você. As pessoas devem estar ao seu lado para compartilhar, não para carregar pesos que não pertençam à elas.
Não é porque não deu certo no passado, que hoje você vai sufocar outra pessoa com exigências, cobranças e provas de amor. Existe um limite individual no quanto se é exigente quando o assunto é amor, e isso deve ser respeitado. A pessoa que hoje está ao seu lado, muito provavelmente, não conheça completamente seu passado. Não espere que ele seja um provedor de expectativas suas, se ele nem conhece a fundo suas necessidades. Se for pra ser assim prefira, pelo menos, ser claro e transparente sobre seu passado. Só assim você e a outra pessoa terão condições de avaliar se é possível atender ou não essas necessidades.
O fato é que precisamos, antes de qualquer nova empreitada amorosa, aprendermos a lidar com nossas bagagens, por mais difícil que isso seja. Olharmos bem e detalhadamente para cada item, colocarmos em prática os aprendizados, e trabalharmos e ressignificarmos todos os pesos, os transformando, também, em aprendizados. Saber os motivos desses pesos ainda estarem sendo carregados por você, e entender que, se não forem solucionados, só contaminarão novas experiências, pois todo peso, invariavelmente, se torna lixo emocional na relação. Assim poderemos começar a buscar uma harmonia em nossos relacionamentos.
Para isso, é necessário respeito, compreensão e total envolvimento e empatia do casal e, principalmente, querer fazer dar certo, pois em uma relação, fazer dar certo, dá um trabalho considerável mas, com maturidade e sinceridade, esse trabalho vale a pena e gera bons frutos a ambos. Todo mundo tem uma bagagem que se torna inseparável por toda a vida, e isso é, absolutamente, normal. Mas como qualquer outra coisa, fica muito mais fácil quando alguém pode te ajudar quando está pesada demais. Ajudando você a carregar, não carregando em seu lugar.
A questão principal nessa reflexão é:
Olhando para a maioria dos itens que compõem sua bagagem emocional, você diria que ela tem mais peso ou mais aprendizado?
Se não dá conta de resolver e transformar isso sozinho, venha falar comigo. Eu posso e quero te ajudar!
Personal and Professional Developer
• Especialista em Análise de Mindset, Aquisição de Consciências, Ressignificação e Criação de Novos Pontos de Vista, Transformação de Realidades, Indentificação e Tratamento de Feridas Emocionais, Organização, Produtividade, PNL, Mind Control, Mentoria Espiritual, Comunicação Não Violenta, Inteligência Emocional e Gestão de Comportamentos e Relacionamentos Pessoais, Familiares, Amorosos e Corporativos

Nenhum comentário:

Postar um comentário