Trata-se do primeiro documento global que aborda os direitos que todos os humanos recebem como herança ao nascer. Em termos práticos, os governos e seus cidadãos prometem tomar medidas pra assegurar o reconhecimento e o cumprimento dos direitos humanos citados na declaração.
O documento foi fundamental para a formulação do estatuto da ONU, com o qual todos aos países devem concordar para se tornarem membros da organização. As definições de “liberdades fundamentais” e “direitos humanos” foram estabelecidas por meio da declaração universal de direitos humanos.
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, (…) a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações (…).
Nenhum comentário:
Postar um comentário