segunda-feira, 23 de dezembro de 2019


O QUE É VITAMINA C?

A vitamina C é a mais conhecida das vitaminas. Seu nome químico é ácido ascórbico, termo que representa as duas propriedades da substância, uma química e outra biológica. Primeiro, é um ácido, apesar de não pertencer à classe dos ácidos carboxílicos. Segundo, a palavra ascórbico aponta para a sua principal propriedade, a de proteção contra a doença escorbuto. A vitamina C é absorvida em sua quase totalidade no intestino delgado, por meio de um mecanismo de transporte ativo. Conheça algumas das propriedades da vitamina C, para que serve e quais os seus benefícios.

PARA QUE SERVE VITAMINA C?

vitamina C apresenta uma série de mecanismos importantes para o organismo, uma vez que participa de diversos processos metabólicos, processos celulares, reações e etapas bioquímicas. Dentre as funções estão formação do colágeno, processo de oxidorredução, aumento da absorção de ferro e inativação de radicais livres.
Essa vitamina é necessária no metabolismo de vários aminoácidos e é um cofator essencial nas reações de hidroxilação. As propriedades da vitamina C também são importantes na prevenção da anemia. Nos ossos, a ausência dessa vitamina dificulta a produção da porção orgânica da matriz óssea, impedindo o processo de ossificação normal.
De modo geral, a vitamina C é indispensável para os seres humanos. Age como antioxidante e varredor de radicais livres, nutre as células, protegendo-as de danos causados pelos antioxidantes, e desempenha um papel essencial na síntese de colágeno funcionalmente ativo, sendo fundamental para a reparação de tecido conectivo e a cicatrização de feridas.

POR QUE CONSUMIR VITAMINA C?

A vitamina C faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis e, como a maioria delas, não se armazena no organismo, tendo suas reservas eliminadas em pequenas quantidades por meio da urina. Em razão disso, a sua administração diária é indispensável, seja por meio da dieta ou da suplementação.
O consumo regular de suplementos de vitamina C tem efeitos benéficos sobre o metabolismo da glicose e dos lipídios em pessoas com diabetes tipo 2 e em idosos. Alguns estudos também associam a suplementação com vitamina C à redução do risco de aparecimento de catarata, através de seu efeito antioxidante nas células do cristalino. Além disso, quando suplementada, a vitamina C auxilia na melhora do desempenho em atividades físicas e na potencialização dos resultados dos treinos.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C

  • Acelera a cicatrização;
  • Reduz a suscetibilidade a infecções;
  • Aumenta os níveis de anticorpos;
  • Potencializa o sistema imunológico;
  • Diminui o endurecimento arterial e a aterogênese;
  • Protege as células;
  • Combate os efeitos dos radicais livres;
  • Melhora o desempenho nos treinos.

VITAMINA C: BENEFÍCIOS PARA ATLETAS

A atividade física intensa favorece uma maior formação de radicais livres e um aumento da peroxidação lipídica, o que pode resultar em danos musculares e, consequentemente, prejudicar o desempenho de atletas. Tendo isso em vista, a suplementação com antioxidantes, como a vitamina C, é uma alternativa para minimizar os efeitos deletérios dos radicais livres em atletas. Esse nutriente é um potente antioxidante hidrossolúvel capaz de otimizar o treinamento e melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

A vitamina C pode ser encontrada naturalmente em vários alimentos, em produtos industrializados que adicionam o nutriente ao seu conteúdo, como é o caso de alguns cereais ou sucos de frutas, ou por meio de suplementação de vitamina C com comprimidos. Além disso, outras fontes de vitamina C são cítricos, salsa, couve-flor, batata, batata-doce, brócolis e couve-de-bruxelas. Acerola, laranja, morango, goiaba e manga são exemplos de frutas com vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário