ESTRESSE:
COMO PREVENIR E ENFRENTAR
POSTED ON 26/05/2017PROFA. DRA. YEDA OSWALDO
Estresse: O que é
A fim de atender as demandas organizacionais, sejam elas internas ou
externas, muitas vezes trabalhamos no limite de nosso esgotamento físico,
emocional e mental.
Assim sendo, passamos a sofrer com o Estresse laboral.
Em virtude das situações de trabalho que ameaçam as necessidades de
realização pessoal e profissional e/ou sua saúde física ou mental, surge
o estresse laboral.
O estresse laboral, é nocivo tanto para o indivíduo quanto para as
organizações, gerando altos custos e perdas para ambos.
Se por um lado as organizações são afetadas pelo
absenteísmo, pela alta rotatividade e vultosas indenizações, por outro os trabalhadores sofrem
com problemas físicos, mentais, sociais e emocionais.
Ainda nesse contexto ainda pode-ser observar a queda de desempenho, da produtividade
e a ocorrência de acidentes graves.
Igualmente o corpo e mente são altamente afetados pelo estresse.
Estresse e Burnout
O estresse laboral reflete na área física por meio de
dores de cabeça, ranger dos dentes, dores no pescoço e no ombro, gastrites,
colites, ganho ou perda de peso, palpitações cardíacas e aumento da pressão
arterial, além do aparecimento de doenças mais graves como cardiopatia.
Com efeito, na área psicológica pode ocasionar
ansiedade, insônia e depressão.
No comportamento ocasionalmente podem surgir os tiques nervosos, além da
fala rápida, indecisão e perda de eficiência no trabalho.
Nesse caso, quanto maior a demanda e menor o controle do evento pelo
trabalhador, mais provável será a ocorrência do estresse.
Nesse ínterim, tanto empresas quanto trabalhadores podem contribuir para
prevenir ou diminuir o estresse.
Como as Empresas podem Prevenir o
Estresse
A seguir, propomos 6 principais estratégias na
intervenção dos principais estressores laborais:
1. Oferecer condições
favoráveis para o trabalho (ambiente físico adequado – iluminação, ventilação,
limpeza, organização).
2. Realizar
treinamentos constantes que levem ao controle do estresse (Mindfulness, por exemplo).
3. Eliminar a relação
abusiva entre supervisores e subordinados, se houver.
4. Planejar e
controlar as tarefas, evitando retrabalhados e urgências.
5. Evitar longas horas
e trabalho e ciclos ininterruptos.
6. Incentivar e
oferecer programas de Qualidade de Vida, como incentivo ao esporte, por
exemplo.
Como os Trabalhadores podem Prevenir
o Estresse
Os trabalhadores por sua vez podem desenvolver estratégias individuais
de prevenção ou enfrentamento do estresse.
É o que chamamos de “manejo” para o qual seguem algumas dicas:
1. Não tentar fazer
tudo sozinho, encontrar formas de dividir as responsabilidades, procurar ajuda
se for o caso.
2. Trabalhar em equipe
onde as fraquezas de um podem ser compensadas com os pontos fortes do outro.
3. Ter hobbies,
horas de lazer e ficar mais relaxado.
4. Exercitar o
autocontrole e o equilíbrio emocional (Inteligência Emocional).
5. Administrar o
tempo, evitar distrações no trabalho.
6. Alimentar-se
saudavelmente.
Finalmente, é importante respeitar as diferenças. Cada indivíduo possui
um grau de resiliência distinto.
Algumas pessoas podem enfrentar as situações estressoras, passar por
elas e se restabelecer prontamente. Já outras precisam de mais tempo, de
se esquivar, afastando ou evitando o evento estressor enquanto não se sentirem
preparadas para enfrentá-lo.
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