ENTENDA O QUE É O MEDO
O medo faz parte do instinto de sobrevivência humana, trata-se de um mecanismo que entra em ação quando o cérebro percebe algum tipo de perigo. O medo é uma sensação que proporciona um estado de "alerta" demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
Sentir medo é natural e humano e não há formas de eliminá-lo. Isso por que ele tem como função nos alertar e proteger do perigo. Ele também pode ser definido como a sensação mais instintiva do ser humano.
O medo é uma reação involuntária causada quando passamos por algum estímulo estressante. O cérebro libera substâncias químicas que causam o disparo do coração, a respiração rápida, a contração do músculo, entre outras coisas. Tudo isso também é conhecido como reação de luta ou fuga.
Diferente do que muitos pensam, possui um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e autopreservação. Afinal de contas, sem medo, um indivíduo provavelmente agiria sem qualquer cuidado, colocando a si mesmo em risco e a todos à sua volta.
Existem muitos tipos de medo e os mais comuns são os medos de:
• Ficar doente.
• Morrer.
• Falar em público.
• Altura.
• Água.
• Voar.
• Sangue.
• Escuro.
. Covid -19
Quando uma pessoa se vê em uma situação que lhe gera medo, por não ter escolha, tende a buscar formas criativas de vencer aquele perigo e, consequentemente, se desenvolve. Além disso, se mantém atenta para tomar os cuidados necessários em determinadas situações e se proteger. O único problema acontece quando o temor em excesso se torna paralisante, impedindo a ação.
Falar a respeito desse assunto é importante porque ainda existe a ideia equivocada de que pessoas corajosas não têm medo e isso não é verdade. Como dito anteriormente, esse é um sentimento comum aos seres humanos, faz parte do nosso instinto e é, sim, importante. Na realidade, o que os corajosos fazem é agir apesar do medo, porque sabem controlá-lo e usá-lo a seu favor.
Motivos que provam a importância do Medo:
1 – Gera atenção ao lidar com situações de perigo.
2 – Autoconhecimento em relação ao que nos amedronta.
3 – Mantém o foco e a concentração.
4 – Leva à preparação e ao planejamento.
5 – Análise para fazer a melhor escolha.
6 – Reflexão em relação aos próprios objetivos.
7 – Impõe desafios que levam ao crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário