Palestra “Assédio Moral” teve grande interesse do público no Pleno do TRE-PE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por meio do Comitê de Ética, promoveu nesta quinta-feira (31) a palestra “Assédio Moral”, ministrada pela Dra. Karla Júlia Marcelino, Gerente da Ouvidoria do Estado de Pernambuco e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – Seccional Pernambuco.
A palestra teve grande aceitação e participação do público, composto tanto de servidores do Tribunal quanto de outros interessados. Os presentes puderam tirar suas dúvidas sobre os conceitos, as formas de lidar com o problema e como denunciar possíveis casos no local de trabalho.
Dra. Karla revelou ter sido, ela própria, vítima de assédio moral em três ocasiões diferentes. Disse que os assediadores geralmente são conscientes do que fazem, motivados por sentimentos nocivos, como inveja e intolerância, que podem vir a se converter em patologia. Defendeu que se crie uma cultura de ética e valorização do funcionário, com o trabalho em equipe substituindo a individualização.
Sobre as formas de denúncia, a palestrante ressaltou que é preciso materializar as provas do fato, seja na forma de documentos, gravações ou testemunho de colegas. Destacou a importância, no âmbito do estado de Pernambuco, da Lei 13.314/2007, que trata do assédio moral no âmbito dos 3 poderes.
Ao final, Dra. Karla elogiou o TRE-PE pela iniciativa pioneira e convidou todos a conhecer a Cartilha do Assédio Moral, desenvolvida pela Ouvidoria do Estado e que tornou-se referência, utilizada em vários outros órgãos.
Comitê de Ética do TRE-PE
Após a palestra, Mônica Spreafico, Secretária de Controle Interno, falou em nome do Comitê de Ética, que está sendo instituído no âmbito do TRE-PE. Disse que o comitê quer trazer uma “consciência de ética” dentro do Tribunal, da forma como foi defendido também pela palestrante.
Sobre o tema, Mônica destacou que o futuro Comitê receberá as possíveis denúncias de assédio moral, que em seguida poderão se tornar sindicâncias internas para apurar os fatos.
ANEXO:
Cartilha de Assédio Moral - Ouvidoria do Estado de Pernambuco
Fonte site do TRE/PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário