O Jeito Harvard de Ser Feliz: é a felicidade que impulsiona o sucesso
Segundo o especialista em potencial humano Shawn Achor, ex-professor da Universidade de Havard, nossa interpretação da realidade altera nossa experiência do mundo de forma que uma atitude mental positiva ou negativa podem ser o ponto chave para que alguém seja ou não bem-sucedido.
Porém, no nosso dia a dia, o principal enfoque dos veículos de comunicação está em pontos negativos do comportamento humano. Se olharmos para nossos noticiários, notaremos que a maior parte do tempo das transmissões é dedicada a temas com foco no negativo como crise econômica, violência, doenças e desemprego.
Porém, no nosso dia a dia, o principal enfoque dos veículos de comunicação está em pontos negativos do comportamento humano. Se olharmos para nossos noticiários, notaremos que a maior parte do tempo das transmissões é dedicada a temas com foco no negativo como crise econômica, violência, doenças e desemprego.
Uma pesquisa desenvolvida por um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais em torno da “análise de sentimento” que relaciona o sucesso das notícias com sua polaridade, analisou 69.907 manchetes veiculadas em quatro sites noticiosos internacionais ao longo de oito meses de 2014 e concluiu que cerca de 70% das notícias diárias estão relacionadas a fatos que geram “sentimentos negativos” como catástrofes, doenças, e crises e que as manchetes negativas atraem maior interesse dos leitores.
Quando alimentamos nossa mente apenas com notícias de um mundo caótico, temos a tendência de perceber a nossa realidade de forma distorcida, através das lentes de aumento daquilo que damos mais atenção. A psicologia positiva, apoiada pela neurociência, defende que o objeto ao qual dedicamos nosso tempo e concentramos nossa energia mental pode transformar nossa realidade.
Segundo Achor, quanto menos programação negativa assistimos na TV, especialmente programas violentos, mais felizes somos. Isso não significa se isolar do mundo real. Psicólogos descobriram que pessoas que assistem menos TV são capazes de julgar com maior precisão os riscos e as recompensas da vida do que aquelas que se expõe a histórias envolvendo criminalidade e tragédias exibidas diariamente no noticiário. Isso acontece porque se expõem menos a fontes de informações sensacionalistas ou parciais e, dessa forma, têm mais chances de ver a realidade com mais clareza. [1]
Cultivar a positividade tem efeitos que ultrapassam os benefícios emocionais e afeta nossas relações e nossa saúde. Podemos ser realistas em relação ao presente e condicionarmos nossa mente a perceber e valorizar os aspectos positivos da vida. Desta maneira, cultivamos comportamentos que promovem sucesso e realização, de forma a criar um futuro com mais oportunidades.
[1] ACHOR, Shawn, O Jeito Havard de ser feliz: o curso mais concorrido de uma das melhores universidades do mundo, São Paulo: Saraiva, 2012:63.
Mais sobre o livro: O Jeito Harvard de Ser Feliz
A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria.
Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado, resiliente e produtivo no trabalho.Este não é um simples mantra vazio. A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo.
Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.
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