As Bem-Aventuranças Segundo Mateus |
"E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.
E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."
Mateus 5, 1-12
And when Jesus saw the multitude go up into a mountain, and sat down, the disciples came unto him.And when he opened his mouth, he taught them, saying,
Blessed are the poor in spirit: for theirs is the kingdom of heaven.
Blessed are they that mourn: for they shall be comforted.
Blessed are the meek, for they shall inherit the earth.
Blessed are those who hunger and thirst for righteousness, for they will be filled.
Blessed are the merciful, for they will find Mercy.
Blessed are the pure in heart, for they shall see the face and God.
Blessed are the peacemakers, for they will be called children of God.
Blessed are those who are persecuted for righteousness' sake, for theirs is the kingdom of heaven.
Blessed are ye, when they revile you, and persecute and lie, and speak evil against you for my sake.
Rejoice and be glad, for great is your reward in heaven, for so persecuted the prophets which were before you. "
Blessed are the poor in spirit: for theirs is the kingdom of heaven.
Blessed are they that mourn: for they shall be comforted.
Blessed are the meek, for they shall inherit the earth.
Blessed are those who hunger and thirst for righteousness, for they will be filled.
Blessed are the merciful, for they will find Mercy.
Blessed are the pure in heart, for they shall see the face and God.
Blessed are the peacemakers, for they will be called children of God.
Blessed are those who are persecuted for righteousness' sake, for theirs is the kingdom of heaven.
Blessed are ye, when they revile you, and persecute and lie, and speak evil against you for my sake.
Rejoice and be glad, for great is your reward in heaven, for so persecuted the prophets which were before you. "
O Sermão da Montanha [1]
O Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus é o texto mais importante do Novo
Testamento. Aqui estão expressos os principais conceitos do cristianismo e
contém, sem dúvida, a síntese da mensagem de Jesus. Afirmava Mahatma Gandi que se toda a literatura
ocidental de perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria
perdido.
O Sermão começa com as Bem-aventuranças, que são a síntese dos passos da iniciação cristã, que é o processo
de evolução do espírito em sua jornada terrena. Aqui estão descritos, de um modo
impressionante e com uma clareza cristalina, os passos que o homem deve seguir
para chegar ao Reino dos Céus.
Consiste da afirmação do passo iniciático, seguida da afirmativa que se
refere à conseqüência desse passo. Seguem uma ordem ascendente. Os passos são
citados iniciando da condição terrena e material, que leva o espírito encarnado
até sua libertação da cadeia evolutiva deste Eon. Inicia, pois, com o homem
terreno, puramente materialista. que vive exclusivamente a
matéria.
1 — Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
No primeiro momento evolutivo, do homem material, é preciso perceber que
existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito.
Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste
instante inicia-se sua evolução espiritual. Passa a buscar as coisas
espirituais! Torna-se um mendigo do espírito (uma das traduções usadas para a
frase).
Como não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste
instante que é um pobre de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar
neste seu período evolutivo terreno.
Esta já é por si só uma assertiva maravilhosa, mostrando de que modo o homem
entra no caminho evolutivo deste Eon.
Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, conseqüência deste passo: "Porque
dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara
inevitavelmente chegará ao fim!
Quando o homem se inicia no caminho de mendigo do espírito fatalmente chegará
ao Reino. Por bem ou por mal, aquele que iniciou a seara chegará ao fim, porque
nele está a potencialidade divina que foi acordada pela sua vontade. A
realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo. Esta
consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos
confortar, a nós que estamos neste caminho.
Como pode-se ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do
Evangelho de Jesus. Basta que se tenha "olhos de ver"!
2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a
sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão
mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito,
chora e sofre!
Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se
abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro.
Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo
maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele. Permanecemos presos ao
mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos.
Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o
entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e
acharás".
A consolação está em todo canto; basta que tenhamos "olhos de
ver"
Desta forma, a consolação está clara aqui nessas palavras do Evangelho —
pelas quais já passamos tantas vezes sem nunca termos visto a consolação que
existe nelas. Os que sofrem serão consolados!
3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
Esta bem-aventurança já foi muito mal interpretada por ignorantes e
interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à
instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim
obterem ganhos materiais.
"Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa"
– isto foi muito usado para beneficiar aquele que
"colaboravam".
Vamos à interpretação iniciática cristã.
O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação.
Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que
mundo material nada mais é do que a manifestação de um mundo astral. Que não
adianta bater de frente com as coisas do mundo, elas têm uma Lei. Que a natureza
tem um ritmo, contra o qual não é possível lutar.
Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo,
coloca-se na posição em que a corrente do mundo flui. Coloca-se no "caminho
perfeito".
Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a
beneficiá-lo.
A natureza passa a trabalhar para este homem manso. Ele usa suas forças para
colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se
cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com
sabedoria.
A conseqüências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe
são dados em acréscimo.
É impressionante a seqüência do passo com a conseqüência dele. Neste estágio
encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que
usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que
têm.
4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.
O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a
ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura
encontrar no mundo a presença de Deus.
Busca encontra a Justiça em tudo o que vê: tem fome de
Justiça!
Este já é um homem superior à média, é o homem que do fundo do seu coração
procura ser justo.
Nesta busca vai encontrar a mão e Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai
entender a Lei do Carma.
Este homem entende que o momento que vive foi criado por ele mesmo no
passado. Com este entendimento encontra a Justiça.
No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis da
natureza fazem a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus, a Justiça
que comanda tudo que independe do mundo.
5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Neste quinto passo iniciático, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a
ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do
que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além
da Justiça é a Misericórdia!
A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o
homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a
Justiça.
A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos.
O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração,
manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se
naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação
inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos
Céus.
A conseqüência deste passo é que encontrará a Misericórdia. Só sendo
misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está
em qualquer lógica ou raciocínio humanos. Sendo misericordioso o homem
encontrará a Misericórdia para elevá-lo no caminho de Deus.
Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá
adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!
Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A
verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi
Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque
vemos na sua mazela a possibilidade de sofrermos igual mazela.
A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de
Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de
Jó.
6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Neste sexto passo o homem se identifica com Deus!
Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando
em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não
alcançam.
Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por
tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento
evolutivo. Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de
coração"!
Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos
um"!
Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!
Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem, o
unigênito, o primeiro nascido. O Mestre Jesus, saindo de sua iniciação no
deserto para ser batizado e iniciar sua visa pública.
Este passo iniciático corresponde ao Amor!
Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a
Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é
egoísmo!
A conseqüência deste passo é clara: "ver a face de Deus". O peregrino deste
passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.
"Eu e o Pai somos Um, minha vontade é a vontade do Pai, mas eu não sou o Pai".
Nada mais claramente expressa estas afirmações do que "ver a face de
Deus".
7 — Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Poderíamos supor que o Homem que está diante da face de Deus, que é uno com
Ele, tivesse terminado sua peregrinação evolutiva neste Eon. O evangelho ainda
lhe reserva mais um passo.
Este Homem que verdadeiramente amou o mundo, não poderia simplesmente partir
liberto sozinho! Tem que levar consigo os seus amados.
Não pode terminar sua peregrinação sem que todos seus amados sejam também
libertos. Tem que trazer a Paz aos que ficaram para trás! "Bem-aventurados os
pacificadores".
Este é o sétimo passo iniciático, que é representado pela "Paixão de
Cristo".
O Homem veio trazer a Paz a nós todos que ficamos: "Eu vos dou a minha Paz",
"Eu vos deixo a minha Paz".
Não é possível deixar de voltar para trazer a Paz àquele que verdadeiramente
amou.
A conseqüência deste passo é aqui expressa de uma maneira clara e cristalina.
Eis o verdadeiro pacificador, que será chamado "Filho de Deus
"!
O filho de Deus está um passo adiante daquele que vê a face de Deus. Além de
ser uno em vontade é uno em essência: é filho!
É impressionante como pode estar contido tanto em tão poucas palavras, e de
modo tão claro. Porém mais impressionante é de que modo tais palavras têm sido
distorcidas da realidade, visando interesses terrenos e
escusos.
8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Este é o passo do sofrimento de Jesus na cruz.
Ali estava o filho de Deus perseguido por causa da Justiça, sendo
crucificado. É necessário que se seja crucificado por causa desta Justiça e que
nesta crucificação o iniciado seja capaz de perdoar: "Pai perdoai os porque não
sabem o que fazem".
Para ser filho de Deus é necessário ser pacificador, mas para entrar no Reino
é necessário este oitavo passo, que decorre naturalmente de ser pacificador. O
pacificador é perseguido por causa da Justiça, e é crucificado porque não é mais
deste reino terreno. É do Reino dos Céus!
É bem-aventurado o que sofre esta perseguição. Esta perseguição ocorre
exatamente do atraso evolutivo dos amados que ficaram.
A grandeza do ato do iniciado fica expressa nesta perseguição, tanto maior
quanto maior for o desnível evolutivo entre este Homem e seus
amados.
Esta oitava bem-aventurança vem a ser também a afirmação de que todos nós que
habitamos neste mundo seremos libertos e atingiremos o Reino dos
Céus.
Por bem ou por mal, cada um de nós será um dia um Filho de Deus! Esta é uma
consolação que Evangelho nos traz, para que tenhamos ânimo na peregrinação
terrena. Mesmo os que não mendigaram pelas coisas do espírito e dessa forma
puseram o pé na Seara, mesmos estes terão o Reino, porque a Justiça os
persegue.
Habita em cada um de nós o Deus vivo e, mesmo que não tenhamos qualquer
consciência disso, far-se-á a Justiça. É justo que todos sejamos
libertos!
Pela dor ou pelo amor trilharemos cada um de nós esses passos iniciáticos até
que o Cristo se manifeste em nós.
Neste passo praticamente se encerra a peregrinação do iniciado neste
Eon.
Este oitavo passo iniciático termina com a afirmação idêntica à inicial:
"Porque dele é o Reino dos Céus".
9 —Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e
mentirem,
dizendo todo mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que
corresponderia a um novo passo iniciático.
Aqui não é exatamente um novo passo. A afirmativa é diferente:
"Bem-aventurado sois vós".
Isto mostra que não se trata de um novo passo.
Aqui está uma benção dirigida àqueles que, entendendo a mensagem de Jesus,
compreenderam que o Cristo está dentro deles, e por este Cristo são perseguidos,
injuriados e caluniados.
Este é o caminho iniciático escolhido por aqueles que, pela dor e pelo
sofrimento, optam por manifestar o Cristo interno no mundo. Esta foi a opção dos
profetas que nos precederam.
Esta opção só pode ser escolhida por aqueles que. tendo uma percepção
extra-sensorial, sentem a presença deste Cristo interno. Estes são os profetas,
quando acertam o caminho, e são os loucos quando nele se
perdem.
Este caminho é o caminho de espadas do Tarô.
Está aqui expresso como uma consolação oferecida aos discípulos e que foi
mais tarde mal entendida pelos Mártires.
[1] Ver também O Sal da Terra,
Mateus 5, 13, continuação de "O Sermão da Montanha".
Interpretação de José Carlos Fragomeni.
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