"QUEM OLHA PARA FORA SONHA, QUEM OLHA PARA DENTRO DESPERTA" (CARL YUNG).
Nós seres humanos temos como característica a "imperfeição". Aceitar-se como somos, sem desejar uma perfeição que ainda não alcançamos, é uma atitude de amor-próprio!
- O autoconhecimento visa o reconhecimento das qualidades e competências. É a valorização do que se tem de melhor, como também é o reconhecimento dos defeitos e limitações. Se a autoestima é o quanto gostamos, respeitamos e confiamos em nós mesmos, o autoconhecimento é o que identifica tudo isso.
- Na auto-aceitação, percebemos as nossas sombras, aspectos indesejáveis de nossa personalidade, sem que isso nos atormente a alma, afinal todos nós temos também virtudes que precisam ser percebidas.
- Autoestima é a qualidade que pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesma. O amor próprio é o amor que as pessoas têm por si mesmas, sendo um elemento fundamental para o bem-estar das pessoas. Quando agimos de forma a ampliarmos o amor próprio em nós, começamos a aceitar muito melhor as nossas fraquezas e nossas forças, e temos menos necessidade de explicar nossas carências.
A auto-percepção de quem somos nos leva a trabalhar os aspectos indesejáveis da nossa personalidade. Porém, nunca aparentemos ser aquilo que não somos!
Acolhimento, autoconhecimento de si mesmo, auto-aceitação e amor-próprio é um caminho de progresso espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário