quarta-feira, 1 de julho de 2020




INTRODUÇÃO  À PSICANÁLISE FREUDIANA/BIBIANA GODOI

AULA 3 - SOBRE O INCONSCIENTE

O QUE É INCONSCIENTE?

.O Psiquê somos todos nós. o lugar para o inconsciente fisicamente está no cérebro, mas é nosso corpo como um todo.o paradoxo também habita o inconsciente, não tem uma linearidade.o principal mergulho para encontrar o inconsciente é dormir.
.De acordo com  Laplanche e Pontalis (1998) "Conjunto de conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência" (p.235).
.Inconsciente - lugar que não é visível, você precisa mergulhar. 

SONHO:

Sonho é o guardião do sono. Ele serve para que a gente se mantenha dormindo. É um processo regressivo fundamental para que o corpo descanse. o trabalho do Sonho é guardar o sono - momento de introspecção profundo. Poder voltar a momentos do desenvolvimento, a um processo mais primário do inconsciente. Muitos adoecimentos é devido à insônia. o sonho era uma rota para o inconsciente. o sonho só pode ser analisado ao analisar o sonhador. Cada pessoa tem um processo de subjetivação.
o sonho é composto por restos diurnos. acontecimentos infantis e pelo desejo.As características do sonho tem as mesmas características do inconsciente. Não lembrar do sonho é diferente de não sonhar. O fato de não lembrar fala da repressão.
.Meio pelo qual o inconsciente se manifesta driblando a censura. 
.Os atos falhos são a expressão de um desejo reprimido ao qual se compreende através da análise: é um compromisso entre o Consciente e um desejo inconsciente.Pode ser um lapso de memória.

AULA 5 - EXPRESSÕES DO INCONSCIENTE

Repressão e recalque não são a mesma coisa, não são sinônimos.
Repressão é a operação psíquica que tende a desaparecer da consciência um conteúdo desagradável inoportuno: ideia ou afeto.o conteúdo fica pré-consciente.No caso da repressão do afeto, o mesmo é inibido, mas não é reprimido.Há prazer em uma instância, desprazer em outra. Logo, o desprazer deve ser maior. A repressão está fadada a falhar para que o conteúdo apareça. O afeto vai precisar ir para outro lugar. A repressão é o mecanismo que vai organizar a estrutura de funcionamento.

TIPOS DE REPRESSÃO:

REPRESSÃO PRIMORDIAL
Primeira fase.
Nega a representante psíquica.
Fixação no inconsciente.


REPRESSÃO PROPRIAMENTE DITA
Afeta os derivados.

AULA 6 - ASSOCIAÇÃO LIVRE
Com Emmy Von Freud descobre que a escuta livre de seus pacientes, sem instruções ou direcionamentos, poderia se chegar ao inconsciente de maneira mais consistente do que a técnica da hipnose, por exemplo, ou seja, a Associação Livre é deixar seguir o Fluxo.
A tarefa do Analista é manter a Atenção Flutuante. Ele vai fazer a escuta do inconsciente e não se prende a uma história específica. Ele deixa que a sua atenção esteja focada mas flutue para que ele se conecte com o que é importante naquela fala. A tarefa do paciente é a Associação Livre do fluxo das suas ideias, não deixando de comunicar nada. 
.Ele deve falar mesmo que a ideia seja desagradável; 
.que considere a ideia sem sentido; 
.que considere a ideia sem importância; 
.ou que considere a ideia irrelevante para o tratamento.

AULA 7 - TRANSFERÊNCIA:

Algumas das pacientes desenvolviam muitos afetos e às vezes o  afeto era recíproco. Os médicos não tinham clareza do que era essa relação que se estabelecia. Transferência é um processo que vai acontecer com todo mundo. É utilizada para entender a forma como esse sujeito funciona.
.Repetição dos nossos primeiros relacionamentos. Quando a gente nasce, as figuras de cuidado são pai e mãe.As pessoas que cuidam da gente vão imprimir marcas muito importante. Quem vai apresentar a noção de humanidade para o bebê, a noção de eu são as figuras de cuidado. Esses modelos iniciais são tão poderosos. A partir do jeito que essas pessoas cuidam desse bebê vai imprimir modelo da forma humana de se relacionar e é esse modelo que vou repetir por muito tempo. Os desejos inconscientes se atualizam.
.Repetição de protótipos infantis.
.Terreno no qual ocorre a problemática do tratamento se dá.
objeto para Psicanálise toda libida que é investida em algo que não sou eu. Esse algo é objeto.


CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA:

.Transferência Positiva - relação pode acontecer de forma tranquila, de amor, ele investe no tratamento dele, ele colabora com o seu tratamento.
.Transferência Negativa - há ódio, onde há raiva o conflito entre o analista e o paciente vem à tona.
.Transferência Erótica - está vinculada com a transferência negativa, ela coloca em risco o tratamento. Desvirtua o objetivo da relação. Coloca em risco a Transferência Positiva.Estou apaixonada pelas fantasias e desejos inconscientes meus. É uma relação que não tem por quê se concretizar. É uma paixão de transferência.
A contratransferência são sentimentos e reações que são despertadas no analista a partir da Transferência do paciente.

AULA 8 - INTERPRETAÇÃO:

.Investigação analítica do sentido latente na palavras e nos comportamentos de um sujeito.
.A interpretação traz à luz as modalidades do conflito defensivo e, em última análise o desejo que se formula em qualquer produção do inconsciente.A interpretação para FREUD era a interpretação dos sonhos.

A surpresa diante a interpretação não é de encontrar o novo, mas de reencontrar o antigo no novo (Nasio, 1999, p. 146).

A interpretação é sem dúvida o maior instrumento do Psicanalista e sua dosagem de administração deve ser coerente com as circunstâncias.
Pode ser banalizada pelo uso abusivo e impreciso, ou pode se tornar ineficaz pela sua timidez ou insuficiência; sua clareza é importante.
A interpretação deve ser pessoal e significativa para que possa ser compreendida emocionalmente.
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AULA 9 - RECOMENDAÇÕES DE FREUD - REFERÊNCIA PARA A PRÁTICA PSICANALÍTICA:

.Atenção Flutuante - compete ao Psicanalista, escutar o paciente sem pensar nas questões teóricas.
.Não tomar notas - quado você toma nota deixa de escutar. A parte subjetiva do trabalho é respeitada.
.Publicações? - quando Freud organiza a teoria, recomenda que a pesquisa se publique depois que o tratamento for encerrado.
.Pesquisa e tratamento - deve se manter protocolos exatos na mente. Publicação posterior ao tratamento.
.Neutralidade - recomenda que no tratamento psicanalítico concentra as energias mentais para não misturar os conteúdos.Quanto meno informação que o paciente tiver sobre sua vida menos ele poderá fantasiar. 
.Análise Pessoal - o analista precisava de tratamento.Cuidado com o seu tratamento é fundamental para a clareza da mente do Psicanalista.
.Evitar a postura pedagógica - evitar a postura superegóica. Entrar na loja do certo e errado com o paciente. É fundamental que o analista abra mão desses preceitos morais na escuta do paciente.Quem faz isso assumiria uma postura pedagógica, moralista, excessivamente superegóica. Ensina o paciente a viver melhor a partir de qual perspectiva? Da tua, isso é aconselhamento. Cada um deve descobrir como é melhor viver a partir de si e não a partir de um modelo externo.
.Ler sobre Psicanálise ajuda o Paciente? Não trabalhamos com essa lógica, isso aumenta a resistência do paciente em função da intelectualização e o afeto fica suprimido, submetido a isso. A técnica é fazer a vivência afetiva com alguém que domine a técnica para fazer um ajusta colocação dessa técnica no tratamento.Freud recomenda que não aconteça.

AULA  10 - AS TÓPICAS:

INCONSCIENTE - PRÉ-CONSCIENTE - CONSCIENTE

.INCONSCIENTE - ÁGUA REPRESADA. MATERIAL CAÓTICO, ESTÁ VINCULADO A CONTEÚDOS AGRESSIVOS (REPRESA).OBJETIVO: NOS TORNAR CIVILIZADOS.TEM QUE SER EXTRAVASADO, MAS NÃO DE QUALQUER MANEIRA.

.SEGUNDA TÓPICA - 1920 - ALÉM DO PRINCÍPIO DO PRAZER - APRESENTA CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A SUA TEORIA. FREUD PASSA A CONSIDERAR MAIS AS DEFESAS.A INSTÂNCIA QUE VAI ORGANIZAR ESSAS DEFESAS É O EGO.
FICA MAIS EXPLICITADO O QUE CADA INSTÂNCIA GERE.
.MAIOR COMPLEXIDADE NA RELAÇÃO ENTRE AS INSTÂNCIAS.

DEPOSITÁRIO DOS IMPULSOS INSTINTUAIS, SEXUAIS E AGRESSIVOS. É INCONSCIENTE E INSOCIÁVEL. FUNCIONA DE ACORDO COM O PRINCÍPIO DO PRAZER  (NÃO HÁ LÓGICA DE CONSEQUÊNCIAS). SUJEITO AO PRINCÍPIO PRIMÁRIO.

.ID - vai ser a instância responsável por ser depositário por todos os instintos. Inconsciente insociável. Funciona pelo princípio do prazer. O ID é atemporal, é tudo hoje.
.EGO - pode ser entendido como a função executiva, mediador. Funciona de acordo com as leis do processo secundário e do princípio da realidade. Preocupa-se com as consequências. Sofre constante pressão do ID.
.SUPEREGO - pode ser entendido como a instância moral. Ele é formado a partir da incidência da realidade e da cultura. Marcadamente associa-se à função paterna e a castração (Complexo de  Édipo). Há partes conscientes e inconscientes. Responsável pela culpa.


AULA 11 - Conceitos Fundamentais: Perverso, Polimorfo, Fixação e Regressão.
Texto básico: Os 3 Ensaios sobre a Sexualidade.

Conceitos fundamentais: Perverso Polimorfo, Regressão, Fixação.

.Perverso Polimorfo
- Perversão: Primeiros prazeres obtidos por meio de outros órgãos que não são os genitais: essa situação se encontra nas crianças/bebês porque sua libido está fluida, sem  fixação ainda.

- Regressão: retorno a um ponto de fixação, quando a angústia se torna relevante para o sujeito. Toda vez que vivencio a ansiedade eu como. Eu sei lidar melhor porque tem mais energia retida.

- Fixação: quantidade de energia psíquica que pode ser direcionada ou retida em uma ideia , desejo ou memória. Essas assumem características de importância e se revestem de afeto. Qdo. o bebê tem muita satisfação na boca, ela fica libidinizada. A alimentação me dá prazer, satisfação, busca aliviar a ansiedade comendo. Muitos pontos de fixação são complicados. o ideal é que a energia flua  e não fique retida. Diz respeito às compulsões (limpeza, organização, acumulação).


AULA 12 e 13 - FASE ORAL, ANAL E FÁLICA

O desenvolvimento sexual seve para organizar a nossa personalidade. Não é rígida. 

- Fase oral - 1o a 2o. ano do bebê
.Constitui a primeira fase do desenvolvimento, a partir do nascimento.
.Simbiose mãe-bebê: mãe como centro (meio) para a criança
.A zona com maior concentração libidinal é a boca.

Narcisismo primário:
.A partir dos 6 meses há um rompimento desse laço profundo, sujeito se reconhece e integra os objetos.
.Eu invisto a minha libido em mim.
.Castração paterna - você não terá acesso a tudo que deseja nunca. A casa escolha uma renúncia.
.Resposta parental está ligada à alimentação e ao desmame.
.Fixações são variadas: desde transtornos alimentares à agressão verbal por exemplo.

- Fase anal - controles esfincterianos - 3 anos de idade
. Tem início por volta do primeiro ano de vida da criança.
.a região anal é investida libidinalmente  controle, produção, posição ativa.
. Questões como a higiene por exemplo, entram em cena.
. Época da dentição também.
. A função paterna está presente.
.Organização do superego.
. Ambivalência - os neuróticos obsessivos que surgem na fase adulta.
. Resposta parental está vinculada ao treino do controle dos esfíncteres e com isso, o convívio social (controle do ID).

- Fase fálica e  Complexo de édipo - a libido migra para os genitais - 4 aos 6 anos
.Latência - 5 até 11, 12 anos.
.A zona erotizada passa a ser os genitais, a anatomia dos sexos entra em cena, segundo Freud
.Resposta parental - varia entre estimular a apropriação da sexualidade /prazer, a punição/castração
- Complexo de Édipo - introduzir o sujeito na cultura e na lei; organização mais definitiva e sólida do superego; organização da escolha objetal (sexual) e do nosso processo identificatório com o feminino ou o masculino.





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