DADOS
RELATIVOS A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA DO ESTADO/2013
RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Dados da Pesquisa
de Satisfação realizada no período de 01 de janeiro a 26 de dezembro/2013
indicam que 95,05% dos cidadãos que acessaram a Ouvidoria do Estado voltariam a
utilizar esse importante canal de comunicação com os cidadãos. No item
reutilização dos serviços da Ouvidoria do Estado, 92,92% reutilizariam esse serviço
caso necessitassem. 55,49% consideraram muito importante e 42,86% avaliaram
como importante o trabalho da Ouvidoria do Estado. Quanto ao item eficiência,
58,24% avaliaram como rápido, 31,87% normal. Quanto a Origem
de Informação a Respeito da Ouvidoria, os
cidadãos informaram que souberam do trabalho da OE principalmente através da
Internet, com 40,11%.
Atualmente composta por 64 Ouvidorias Centrais
(secretarias) e Setoriais (órgãos), e sob a coordenação da Ouvidoria do Estado,
a Rede pernambucana é hoje referência nacional. Para a Gerente de Ouvidoria
Karla Júlia Marcelino “a Rede de Ouvidorias vêm ampliando o seu nível de
qualidade do atendimento à medida que aprimora os seus procedimentos técnicos e
aprofunda o seu nível de capacitação e compreensão do papel da Ouvidoria
enquanto instrumento de gestão. Para a Ouvidora Geral, os procedimentos técnicos
são imprescindíveis para a padronização operacional das Ouvidorias. Porém, a
compreensão do papel da Ouvidoria como instrumento de gestão possibilita uma
ação mais estratégica junto à gestão, na medida em que do ponto de vista da
avaliação dos cidadãos usuários dos serviços públicos, o ouvidor propõe ações
de melhoria para o aprimoramento dos procedimentos internos e a própria
qualidade do atendimento prestado no âmbito institucional”.
A Rede de Ouvidorias vem desempenhando também
um importante papel no que se refere à Lei de Acesso à Informação, atuando
através da Transparência Passiva, à medida que absolveu as atribuições dos
Serviços de Informação ao Cidadão – SIC´s. Informações que são solicitadas
pelos cidadãos usuários às Ouvidorias devem ser prestadas num prazo de 20 dias
conforme Lei de nº 12.527 e Decreto Estadual de nº 38787. Para formalizar o
Pedido de Informação em conformidade com a legislação o cidadão deverá
preencher o Formulário de Pedido de Acesso à Informação – PAI, encaminhando-o
juntamente com a sua manifestação para a Rede de Ouvidorias do Estado.
Ações realizadas pela Ouvidoria do Estado em 2013:
02 Cursos de Implantação e Gestão de Ouvidoria
.01 Oficina sobre Relatório Gerencial
.1 Curso para Certificação da Rede de
Ouvidorias
.19 palestras que versaram sobre os temas:
Assédio Moral e o papel das Ouvidorias, Ouvidoria na Bi-função Controle Interno
e Controle Social, LAI, Atuação da Ouvidoria na Copa, Competências das
Ouvidorias
.13 Treinamentos sobre a LAI
.8 Reuniões de Monitoramento com a Rede de
Ouvidores
.47 Relatórios Gerenciais.
. Edição e publicação da 2ª. Revista Científica
da Rede de Ouvidoria
.Publicação das duas edições da Revista
Ouvidoria em Foco
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