quinta-feira, 3 de abril de 2014

“O samskara é o próprio pensamento. Com esforço, é preciso purificá-lo. Aquilo que o homem pensa, é aquilo em que ele se transforma. Este é o eterno mistério” 50:45.
Maitri Upanishad (VI: 34)
Somente com o uso correto da mente (a mente compreensiva) é que os três fogos do coração se acenderão (a fé, a caridade e a esperança) e ambos, mente e coração, são necessários para manter acesa a luz no “altar da meditação”.

Em seu aspecto mais primitivo, a mente está intimamente ligada às emoções. Esse aspecto inferior, descrito no capítulo anterior como Manas inferior, é, inicialmente, escravo de nossos instintos e desejos. É conduzido unicamente como um serviçal que encontra ”desculpas lógicas” para justificar a busca e a obtenção da satisfação dos desejos de nossa persona. Mas à medida que se desenvolve, a mente passa a perceber que satisfazer os desejos leva invariavelmente a apegos e sofrimentos, e passa a exercer gradual controle sobre o desejo, até que culmina com o total domínio sobre ele.
Esse desejo é um reflexo, no plano astral, da Força de Vontade que vem de planos superiores. Ambos trazem em si o poder de realizar. Quando essa energia é atraída a objetos externos, é chamada de desejo: força de vontade ativa. Quando é impessoal e empregada para a realização do propósito divino, é pura Vontade Espiritual: força de vontade passiva. À medida que essa energia se despe de seu elemento pessoal, egoísta e impuro, aproxima-se da Vontade pura. Logo, a posse de uma forte natureza de desejo é muito importante, pois quando se destrói a cobertura personalística, o “Eu superior” assume o comando de uma enorme energia e poder de Vontade Espiritual: “quanto maior o pecador, maior o santo”. A partir de então a ação passa a ser realizada através da persona e não mais pela persona.
Esses dois componentes são ambos necessários para o pleno desenvolvimento humano e, por isso mesmo, são complementares. A volição ativa está perfeitamente desenvolvida no mundo ocidental e engloba tanto o desejo, relacionado aos apegos, quanto a vontade intelectual que brota do raciocínio discursivo. A volição passiva vai além do desejo e do raciocínio discursivo e não analisa o que se quer, mas olha-o como um todo “identificando-se” com ele, e com tudo para, no estágio mais avançado, apenas “desejar não desejar nada”.
É aquela mente inferior, relacionada com o desejo e com a volição ativa, que percebe os aglomerados de subpartículas, átomos e moléculas à nossa volta como objetos com forma, tamanho e cor, que desprendem outras moléculas, que identificamos como cheiros, e que vibram de uma forma que identificamos como sons. Tudo a nossa volta parece estar separado de nós. Mas na realidade o mundo que percebemos é uma ilusão que está dentro de nossa mente inferior, aquela parte nossa responsável pelo nosso raciocínio lógico, ao qual a psicologia dá o nome de pensamento concreto.
Em nosso corpo astral, os pensamentos são “coisas definidas”, objetos conhecidos como “formas-pensamento” que podem ser transferidos para outrem ou visualizados de forma clarividente. Essa posição é plenamente aceita como verdadeira na filosofia oriental. Tais “formas-pensamento” são bolhas amarelas e brilhantes, de tamanho e formas variáveis, que contém outras cores superpostas que emanam do nível emocional.
“Quanto mais clara e mais bem formada for a idéia, tanto mais clara e mais bem formada será a forma-pensamento associada a essa idéia.... Pensamentos habituais tornam-se forças ‘bem-formadas’ muito poderosas, que depois exercem influência sobre nossa vida” 11:79.
Barbara Ann Brennan
O nosso pensamento concreto pode, então, surgir em nosso próprio corpo mental, pelo raciocínio e julgamento acerca de experiências vividas ou fatos resgatados da memória, ou pode advir do exterior, como formas-pensamento que se introduzem em nosso corpo mental produzindo vibrações que são conscientizadas quando chegam até o nosso cérebro físico.
Alguns princípios regem a atividade mental. O princípio básico diz que qualquer pensamento que permitamos que permaneça em nossa mente, aumentará a si mesmo em intensidade, quer seja bom, quer seja mal. Daí a importância do perdão, não porque fará diferença ao perdoado, mas porque mudará o padrão vibratório da mente que perdoa. É por isso que o perdão deve ser mental e não simplesmente verbal. E como pensamento e sentimento estão intimamente ligados, o perdão mental leva consigo um perdão emocional. Ressentimento, condenação, desejo de vingança e raiva somem com o verdadeiro perdão mental e se fortalecem com a ausência de perdão.
Assim, tudo o que for retirado da mente diminuirá em intensidade, algo que pode ser denominado “Princípio Mental do Uso e do Desuso”. Mas não se consegue simplesmente retirar nada da mente, da mesma forma que retiramos qualquer objeto de nosso carro, por exemplo. Para retirar algum pensamento devemos, simultaneamente, preencher o vazio deixado por ele. Esse é o “Princípio Mental da Reposição”, substituir maus pensamentos por bons pensamentos. A compreensão do outro em sua dimensão evolutiva é um dos fatores que geram a verdadeira compaixão que perdoa incondicionalmente, substituindo todas as negatividades da mente. Assim, a constante seleção de pensamentos que vêm à mente, quando “ociosa”, deve ser realizada de forma a se criar um novo e melhor hábito mental.
“A mente é produto do hábito e é fácil concentrá-la uma vez que o hábito esteja definitivamente estabelecido” 90:94.
Igbal Kishen Taimni (1.898-1.978)
Esse é o “Princípio Mental do Hábito”. Mas esse exercício de mudança de hábitos só produz frutos se não for feito esforço consciente. Nenhuma luta mental para dissolver qualquer pensamento ou buscar qualquer solução terá êxito, simplesmente porque qualquer esforço mental corta a comunicação com a mente superior. Tão logo comece qualquer pressão mental, a mente instantaneamente pára o seu processo criativo e se volta aos seus velhos hábitos e condicionamentos. Há um “Princípio Mental de Relaxamento” que exige um relaxamento mental consciente para que surja qualquer processo criativo ou insight. É um não-agir mental.
Estabelecido um processo criativo, logo a mente subconsciente toma o pensamento como válido e começa a executá-lo. Embora a mente consciente utilize todos os conhecimentos já obtidos para validá-lo, o subconsciente já mobiliza seus poderes para efetivá-lo, poderes mentais que temos e que nunca utilizamos conscientemente, que alinham todas as Leis da Natureza para se conseguir o que se idealizou. Às vezes imediatamente, às vezes tardiamente, dependendo das dificuldades a se superar, todas as coisas criadas mentalmente se realizam, de uma forma ou de outra. Esse é o “Princípio da Força Mental Superior”.
É nossa tarefa, parte de nossa autotransformação, exercer uma constante observação e discriminação dos pensamentos concretos positivos e negativos, evitando esses e estimulando aqueles. Há uma grande diversidade de formas-pensamento sensuais, de vingança, orgulho, etc., que nos rodeiam, advindas de nosso corpo mental ou do exterior, que podem obstruir formas-pensamento de altruísmo, amor, etc., necessárias à nossa autotransformação.
Reconstruir nossos hábitos mentais (pensamentos) se faz pela ação de nossa força de vontade ativa em mudar nossos pensamentos. Isso é possível porque o nosso corpo mental só pode receber uma forma-pensamento de cada vez. Se somente pensamos coisas edificantes não deixamos espaço para as outras formas-pensamento (Cf. no Capítulo III em MEDITAÇÃO). Mas nosso esforço será mais efetivo se nosso corpo emocional e a nossa Sombra não mais forem capazes de gerar sentimentos e emoções inferiores.
“A maldade vinda do exterior não pode afetar-nos se não há em nós alguma coisa que responda a essa maldade” 90:96.
Igbal Kishen Taimni (1.898-1.978)
Todo pensamento concreto é uma resposta mental usando argumentos do passado, uma interpretação dos fatos de acordo com condicionamentos formados e “pré-conceitos”. Mas a mente humana tem duas capacidades. Uma pensa e raciocina usando a sua memória e assim capacita-nos a fazer as perguntas. E a outra é a misteriosa capacidade de ver além do conhecido, descobrindo o novo, que independe da memória.
A forma superior de pensamento é a abstrata. É pensar “usando o coração”, o sol que habita logo acima do Chakra cardíaco na dimensão causal, responsável por distribuir no corpo as energias sutis da alma. Abstrair é “contemplar com o coração”, estado não intelectual de sentir e perceber as coisas sem pré-julgamentos cerebrais. “Pensar com o coração” é enxergar propriedades comuns em coisas que aparentemente não têm nada em comum. É o pensamento abstrato que formula relações e propriedades em comum entre objetos, que podem ser coisas ou idéias, que são integradas conscientemente no cérebro, nas áreas de associação terciárias.
Todas as generalizações científicas, a matemática superior e os sistemas filosóficos agem no domínio do pensamento abstrato, que a partir do particular se chega à generalização. Dessa forma, no campo abstrato está toda a essência das coisas e idéias vistas no campo concreto. É uma qualidade fundamental para quem quer verdadeiramente meditar/contemplar. A generalização é o primeiro passo no caminho de volta à casa do Pai, da multiplicidade à Unidade. Capacita-nos a ver o Um nos muitos, de uma forma sintética.
“Foram as leis e os princípios descobertos até agora que deram aos cientistas o controle de forças naturais do mundo físico. ... O conhecimento dos princípios fundamentais exclui a necessidade da procura interminável de detalhes e fatos que são infinitos e, por conseguinte, significa economia de tempo e energia” 90:110.
Igbal Kishen Taimni (1.898-1.978)
É na nossa mente superior que se dá o registro definitivo da essência de todas as nossas experiências vividas, de nossos hábitos e tendências emocionais e mentais, nossos “pré-conceitos”, racionais e dedutivos, gerados durante nossa vida física. É nela também que estão registradas as idéias abstratas relacionadas ao corpo astral e físico-etérico, a potencialidade deles. É por isso que aquelas pessoas que ainda não têm uma mente superior evoluída (como em alguns povos primitivos) não demonstram ainda certas boas qualidades. Falta a elas ainda o desenvolvimento de suas potencialidades latentes, tornar-se, naturalmente, aquilo que já são.
“Pai, Mãe e Filho. Realidade, Ilusão e Iluminação. Luz, Sombra e Libertação. Tese, antítese e síntese. A síntese depende do conhecimento da tese e da antítese. Só conseguimos a Libertação compreendendo nossa natureza de Luz e de Sombra. Só nos iluminamos quando distinguimos o real em meio à ilusão. Só se chega ao Pai através do Filho (Jo 14:6), que veio pela Mãe. Sintetizar, generalizar e abstrair são faculdades necessárias para se compreender o Um”.
Essa capacidade de abstração é usada pelos nossos corpos mais superiores, de forma a gerar uma compreensão mais profunda das coisas. A compreensão é um atributo que independe da mente lógica e da abstrata. Essa compreensão gera um conhecimento que deve ser destilado, para se extrair sua essência: a sabedoria. A sabedoria é a compreensão do conhecimento. Essa capacidade de destilar a sabedoria do conhecimento é um atributo que conseguimos quando desenvolvemos a inteligência:
Pessoa inteligente é aquela que tem a capacidade de compreender o significado, a importância do conhecimento [mental] que possui, que destilou seu conhecimento e experiência e obteve essa essência sutil conhecida como sabedoria” 90:129.
Igbal Kishen Taimni (1.898-1.978)
A inteligência é encarada pela Psicologia ortodoxa como a capacidade mental de resolver problemas, mas na realidade ela independe do pensamento, aliás, ela é a formadora do pensar. Esse pensar pode integrar o conhecimento obtido (intelecto) de forma a fornecer a base para que surja conscientemente e se desenvolva a própria inteligência. Inteligência está relacionada com sabedoria enquanto intelecto está relacionado com o conhecimento. Inteligência e compreensão são atributos de Buddhi, enquanto intelecto e conhecimento pertencem à esfera de Manas (Cf. no Capítulo I). Nem todo intelectual é inteligente nem toda pessoa inteligente é intelectual.
Atualmente a moderna Psicologia aceita a noção de múltiplas inteligências. Algumas independem do conhecimento (experiência) e outras utilizam o conhecimento como base auxiliar para seu desenvolvimento. A divisão e a definição dessas inteligências diferem de acordo com vários estudiosos. Talvez a melhor divisão seja em quatro tipos básicos: prática, sócio-emocional, verbal lógica e teórica abstrata.
A inteligência verbal é a fonte da comunicação muda (pensamento) e da comunicação verbal. O viver em comunidades e o surgir da civilização só foram possíveis devido a essa inteligência. Ela abrange o aprendizado de idiomas, a poesia e a arte de escrever, a capacidade de convencer pessoas e de usar a lógica. Já a inteligência teórica troca as palavras por símbolos, a lógica pela abstração. É a inteligência dos matemáticos, físicos e químicos. É a capacidade médica do diagnóstico e a econômica da análise financeira. É Buddhi influenciando a persona através do quinto Chakra (laríngeo).
Se a inteligência verbal habilitou ao homem o viver em sociedade, a inteligência social possibilita o bom relacionamento interpessoal e a atitude individual diante da sua própria persona. A inteligência social é a capacidade de Buddhi de influenciar Kama-Manas (nossa parte mental lógica e emocional) a compreender as idéias, expectativas, sensibilidades e emoções do outro. Usa energias do nosso quarto Chakra (coração) como forma de controle do próprio comportamento com vistas à aceitação, admiração e apoio do outro. É também a capacidade de se dar bem economicamente (o bom comerciante e os especuladores) e se destacar socialmente (terceiro Chakra).
Já a inteligência prática garante a sobrevivência daqueles que não têm a inteligência verbal, nem a teórica, desenvolvida. Trabalhando no primeiro e segundo Chakras, faz transcender o instinto em pura intuição, dando soluções rápidas e simples que, na maioria das vezes, independem de conhecimento, mas dependem da observação e experimentação.
Enfim, reconhecemos as coisas com nossa mente, mas a compreensão do verdadeiro significado das coisas independe da mente e advém de uma fonte energética mais sutil (Buddhi). A inteligência gera o discernimento do certo e do errado, do real e do irreal e é esse discernimento, que nos faz conhecer a verdade, que chamamos de intuição. Com ela transcendemos a mente e a emoção, com seus enganos, “pré-conceitos” e sentimentos guiados por maus hábitos. É a intuição que nos faz ver o que é real, a nossa realidade, e nos faz agir sempre acertadamente, em todas as situações.
Para a mente, o certo e o errado sempre serão conceitos relativos, pois o que uma mente considera estar certo, outra pode considerar estar errado. Somos seres totalmente diferentes um dos outros. Independente de termos ou não um DNA idêntico, nós somos diferentes, pois temos circuitos cerebrais diferentes, emoções diferentes, pensamentos diferentes, enfim, personalidades (corpo astral) totalmente diferentes. Inteligência, Compreensão, Sabedoria e Intuição transcendem a mente e só vêm à consciência quando ela está aberta, pura e tranqüila, num estado de “cardiocontemplação” (Cf. no próximo capítulo, em “MEDITAÇÃO”). Essa percepção interior, que não é um processo de pensamento, surge independentemente do caminho, ou sem qualquer caminho.
Por isso, nossas crenças, nossas opiniões, nossas idéias e nosso conhecimento não são Sabedoria. Somente existe Sabedoria quando cessa a ilusão de nossas idéias, opiniões e crenças, criadas por nossos condicionamentos. Essas ilusões têm vários níveis. As mais superficiais são conhecidas como superstições. As ilusões psicológicas, conhecidas dos psicólogos como complexos, são generalizações a partir de uma única experiência (se uma mulher me fez mal, todas as mulheres são más). Já as ilusões mentais, mais profundas, são as causas de nossas ambições, de nossos pensamentos incessantes, etc..
Adquirir a sabedoria vale mais que o ouro; antes adquirir inteligência que a prata”.
Pr 16:16
Não podem, então, existir regras rígidas a serem fielmente seguidas para que tenhamos um viver correto, pois cada pessoa é única e cada situação enfrentada é única, requerendo um julgamento e ação únicos. Seguir regras éticas, sociais, ideológicas ou religiosas pré-definidas sempre nos perturbará a mente, pois algumas dessas regras nos serão incômodas. E é essa perturbação mental que impossibilitará o desenvolvimento da sabedoria e da intuição, de onde vem o verdadeiro discernimento do certo e do errado. As ilusões bloqueiam a conscientização dos insights e é preciso insights para cessarem as ilusões.
Somos livres e podemos escolher aquilo o que julgamos certo, mesmo que não seja o verdadeiramente certo. Mas é somente fazendo essa escolha, com a mente e o coração puros, realmente achando que estamos fazendo o que julgamos como certo, sem levar em conta as conseqüências de um possível erro, que manteremos as nossas mentes tranqüilas e abriremos espaço para que a realidade última seja por nós alcançada. Abre-se uma janela para a conscientização dos insights e surge a humildade de perceber que nada sei. Abre-se a mente para o novo, abandonando o passado condicionado. Da intuição é que nasce o discernimento, característica da mente religiosa.
Pertencente ao modo de pensar intuitivo está a volição passiva, que não é algo do tipo insistente: “eu quero, eu quero, eu quero...”. Essa forma de força de vontade ativa, longe de ser uma certeza de êxito, pode ser até contraproducente, pois é geradora de ansiedade e estresse. A verdadeira força de vontade espiritual, a passiva, é quase uma entrega, é um querer confiando, é um deixar acontecer. Essa arte da volição passiva é essencial na hipnose, no relaxamento muscular, na meditação e nas artes marciais.
Enquanto a volição ativa está voltada principalmente ao mundo material, a passiva está voltada espiritualmente. Deseja-se o fruto do trabalho, mas sem uma luta obsessiva por ele. É como se não o quiséssemos, estando totalmente desapegados dele. Na arte do arqueiro Zen, a passividade da prática é a regra e diz-se que “algo atira sem apontar” e “algo acerta”. Um exemplo prático de quando a vontade ativa pode ser até contraproducente, sendo necessária a volição passiva para o êxito, é o ato de se desejar ardentemente um orgasmo, o que pode inibi-lo seriamente. A vontade ativa por uma ereção peniana ou por mantê-la, a vontade forçada por dormir e até por defecar ou urinar, são outras situações onde a vontade ativa não funciona bem, ao contrário da vontade passiva em que há o esperar e o deixar acontecer.
Na meditação não se esforça para se concentrar, apenas se concentra. Não se esforça ardentemente para ouvir Deus, mas se aspira ardentemente por Deus. Neurofisiologicamente, a volição ativa gera ondas cerebrais beta enquanto a volição passiva gera ondas alfa de alta amplitude, as mesmas geradas nos estados hipnóticos e contemplativos. Dessa forma pode-se dizer que em toda atividade essencialmente religiosa gera-se energia passiva, a qual é “algo semelhante a um veículo para a atividade do espírito, uma atividade que transcende toda energia mensurável... uma conseqüência psicológica de uma profunda aspiração de comunhão espiritual” 44:113 (Padre William Johnston).
A energia passiva tem uma função chave na clarividência, na telepatia e em outras formas de percepção extra-sensorial e fenômenos parapsicológicos. Produzida incessantemente em todos os mosteiros, conventos, eremitérios, ashrams hindus, igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, santuários, etc., essa preciosíssima energia é o material básico para uma energia espiritual mais elevada que constrói e mantém o planeta.
 


The samskara is thought itself . With effort , you need to cleanse it . What man thinks is what he becomes . This is the eternal mystery " 50:45 .
Maitri Upanishad ( VI : 34 )

Only with the proper use of the mind ( understanding the mind) is that the three fires of the heart will light ( faith, hope and charity ) and both mind and heart, are needed to keep the light lit on the " altar of meditation " .

In its most primitive aspect , the mind is closely linked to emotions . This lower aspect , described in the previous chapter as the lower Manas , is initially a slave to our instincts and desires . It is conducted solely as a servant lying "logical excuses " to justify the search and obtain the satisfaction of the desires of our persona . But as it develops , the mind begins to realize satisfy cravings invariably leads to addictions and suffering , and gradually begins to exercise control over the desire , until it culminates with the complete mastery over it .
This desire is a reflection on the astral plane , the Willpower that comes from higher planes . Both bring with them the power to perform . When this energy is attracted to external objects , is called desire : Force active will . When is impersonal and employed for the realization of the divine purpose , is pure Spiritual Will : passive force will. As this energy undresses for your personal , selfish and impure element approaches the pure Will. Therefore, the possession of a strong desire nature is very important because when it destroys the personalistic coverage, the " higher self " takes over a huge energy and power of Spiritual Will , " the greater the sinner the greater the saint" . From then action shall be accomplished through the persona and not the persona .
These two components are both required for full human development and , therefore, are complementary . The active volition is well developed in the western world and encompasses both the desire related to addictions, as intellectual desire that springs from discursive reasoning . The passive volition goes beyond desire and discursive reasoning and does not analyze what you want , but look at it as a whole " identifying " with him and with everything in the most advanced stage , just " want to wish nothing " .
Is that lower mind , related to the active desire and volition , which realizes the clusters of sub-particles , atoms and molecules around us as objects with shape, size and color , giving off other molecules , which we identify as smells and fluttering in a way that identified as sounds. Everything around us seems to be separate from us . But in reality, the world we perceive is an illusion that is within our lower mind , that part of our responsibility for our logical reasoning , to which psychology gives the name of concrete thinking .
In our astral body , thoughts are " things defined " objects known as " thought-forms " that can be transferred to another person or viewed clairvoyantly . This position is fully accepted as true in Eastern philosophy . Such " thought-forms " are yellow and bright bubbles of varying size and shapes , which contains overlapping other colors emanating from the emotional level .


" The more clear and better trained for the idea , the clearer and more well formed will be the thought-form associated with this idea .... ' well- formed ' habitual thoughts become very powerful forces , which then influence about our life " 11:79 .
Barbara Ann Brennan


Our concrete thinking may then arise in our own mental body, reasoning and judgment about experiences or redeemed facts from memory , or may come from outside, as thought forms that are introduced in our mental body producing vibrations that are made aware when they come to our physical brain .
Some principles governing mental activity . The basic principle is that any thoughts we allow to remain in our mind , will increase in intensity itself , whether it be good , or whether evil. Hence the importance of forgiveness , not because it will make the difference forgiven , but because it will change the vibration pattern of the mind that forgives . That is why forgiveness should be mental and not just verbal . And as thought and feeling are closely linked mental forgiveness carries an emotional forgiveness. Resentment , condemnation , anger and desire for revenge vanish with true mental forgiveness and strengthened by the lack of forgiveness .
Thus , all that the mind is withdrawn decrease in intensity , something that can be called " Mental Principle of use and disuse ." But you can not just pull anything the mind , just as we take any object of our car , for example. To remove some thought must simultaneously fill the void left by him . This is the " Principle of Mental Reinstatement " , replace bad thoughts with good thoughts . Understanding the other in its evolutionary dimension is one of the factors that generate true compassion that forgives unconditionally , replacing all the negativities of the mind . Thus , the constant selection of thoughts that come to mind when " idle " , should be performed in order to create a new and better mental habit .

" The mind is the product of habit and it is easy to focus it once the habit is established definitely " 90:94 .
Kishen TAIMNI Iqbal ( 1898-1978 )

This is the " Principle of Mental Habit " . But this exercise in changing habits only bear fruit if it is not made conscious effort . No mental struggle to dissolve any thoughts or seek any solution will succeed simply because no mental effort to cut communications with the higher mind . Start as soon as any mental pressure , the mind instantly stop your creative process and back to their old habits and conditioning . There is a " Mental Relaxation Principle " which requires a conscious effort to emerge any creative insight or mental relaxation process . It is a mental nonaction .
Established a creative process , then the subconscious mind takes thought as valid and begins to execute it . While the conscious mind uses all the knowledge already obtained to validate it , the subconscious already mobilizes its powers to accomplish it , mental powers we have and that we never used consciously , that line all the Laws of Nature to get what you envisioned . Sometimes immediately , sometimes later , depending on the difficulties to overcome all created mentally take place in one way or another . This is the " Principle of Mental Strength Superior " .
It is our task , part of our self-transformation , exercise constant observation and discrimination of specific positive and negative thoughts , and encouraging those avoiding these . There are a wide variety of sensual thought forms , revenge , pride , etc. . , Around us , stemming from our mental body or outside , which can clog the thought-forms of altruism , love , etc. . , Necessary for our self-transformation .
Rebuild our mental habits ( thoughts ) becomes the action of our force active willingness to change our thoughts . This is possible because our mental body can only receive a thought-form at a time . If only we think edifying not leave room for other thought-forms (cf. Chapter III MEDITATION ) . But our effort will be more effective if our emotional body and our Shadow are no longer able to generate feelings and emotions below .

" The evil coming from outside can not affect us if there is something in us that responds to this evil " 90:96 .
Kishen TAIMNI Iqbal ( 1898-1978 )
All concrete thinking is a mental response using arguments of the past , an interpretation of the facts according to constraints formed and " preconceptions " . But the human mind has two capacities . One thinks and reasons using your memory and thus enables us to ask the questions . And the other is the mysterious ability to see beyond the known , discovering the new , which is independent of memory.
The highest form of thought is abstract . You think " using the heart," the sun that dwells just above the heart chakra in the causal dimension , which distributes the body 's subtle energies of the soul . Abstracting is " contemplating with the heart ," not intellectual state of feeling and perceiving things without brain prejudices . " Thinking with the heart " is to see common properties of things that seemingly have nothing in common . It is the abstract thought that formulates relationships and common properties between objects , which can be things or ideas that are consciously integrated in the brain in the areas of tertiary association .
All scientific generalizations , higher mathematics and philosophical systems act in the field of abstract thought , that it comes from the particular generalization. Thus , the abstract field is the whole essence of things and ideas seen in the concrete field . It is a vital quality for those who truly want to meditate / contemplate. Generalization is the first step on the way back to the Father's house , the multiplicity to unity. Enables us to see the One in the many , a synthetic form .


" Were the laws and principles discovered so far that have given scientists the control of natural forces of the physical world . The ... knowledge of the fundamental principles preclude the need for endless pursuit of details and facts that are infinite and therefore means of time and energy " economy 90:110 .
Kishen TAIMNI Iqbal ( 1898-1978 )

It is in our higher mind which gives the definitive record of the essence of all our experienced " preconceptions " , rational and deductive , generated during our physical life experiences, our mental and emotional habits and trends , our . It is here too that are registered abstract ideas related to the astral and physical- etheric body , the capability of them . That is why those people who do not yet have an evolved higher mind (as in some primitive peoples ) are still not certain good qualities . They lack even the development of their latent potentialities , become , of course , what they already are .

" Father, Mother and Son . Reality , Illusion and Illumination . Light, Shadow and Liberation . Thesis , antithesis and synthesis . The synthesis of knowledge depends on the thesis and antithesis . We only managed to release our nature comprising of Light and Shadow . Only enlighten us when we distinguish the real amid illusion. Only one comes to the Father through the Son (John 14:6 ) , who came by Mother synthesize , generalize and abstract faculties are necessary to understand the One. "
This capacity for abstraction is used by our most senior bodies , in order to generate a deeper understanding of things . Understanding is an attribute that is independent of the logical mind and the abstract . This understanding generates knowledge that must be distilled to extract their essence : the wisdom . Wisdom is the understanding of knowledge . This ability to distill the wisdom of knowledge is an attribute that we got when we develop intelligence :

" Intelligent Person is one that has the ability to understand the meaning , the importance of [ mental ] knowledge he possesses, which distilled his knowledge and experience and got this subtle essence known as wisdom " 90:129 .Kishen TAIMNI Iqbal ( 1898-1978 )
The intelligence is regarded by orthodox psychology as the mental ability to solve problems , but in reality they are independent of thought , moreover , she is the teacher of thinking . This thinking can integrate the knowledge gained ( intellect ) to provide the basis for arising consciously and develop one's intelligence . Intelligence is related to wisdom while intellect is related to knowledge. Intelligence and understanding are attributes Buddhi, intellect and knowledge belong to the sphere of Manas ( See Chapter I) . Not every intellectual is smart not every intelligent person is intellectual .
Currently modern psychology supports the notion of multiple intelligences . Some independent knowledge ( experience) and others use the knowledge as an aid to their development base. The division and definition of these intelligences differ according to several scholars . Perhaps the best division is into four basic types : practice, socio- emotional, verbal logic and theoretical abstract.
Verbal intelligence is the source of communication changes ( thinking) and verbal communication . The communities living in and arise from civilization were only possible because of this intelligence . It covers language learning , poetry and art of writing , the ability to convince people and use logic . Have the theoretical intelligence exchange words with symbols , logic by abstraction . It is the intelligence of mathematicians , physicists and chemists . It is the medical diagnosis and the economic capacity of the financial analysis . Buddhi is influencing the persona through the fifth chakra ( throat ) .
If verbal intelligence enabled man to live in society , social intelligence enables good interpersonal relationships and individual attitude to his own persona . Social intelligence is the ability to influence Kama Buddhi - Manas ( part of our mental and emotional logic ) to understand the ideas , expectations , sensibilities and emotions of others. Uses energy from our room Chakra ( heart ) in order to control one's behavior with a view to acceptance , admiration and support of the other. It is also the ability to do well economically (the good marketer and speculators ) and excel socially (third chakra ) .
Have practical intelligence ensures the survival of those who do not have the verbal intelligence nor the theoretical developed . Working on the first and second chakras , does transcend instinct in pure intuition , giving quick and simple solutions that , in most cases , independent of knowledge, but rely on observation and experimentation .
Finally , we recognize things on our mind, but understanding the true meaning of things independent of the mind and result in a more subtle energy source ( Buddhi ) . Intelligence generates the discernment of right and wrong, the real and the unreal and it is this insight that makes us know the truth , we call intuition. With it we transcend the mind and emotion , with its mistakes , " preconceptions " and guided by feelings bad habits . It is intuition that makes us see what is real , our reality , and always makes us act rightly in all situations .
For the mind , right and wrong are always relative concepts , because what a mind believes to be right , another might consider to be wrong . We are totally different beings from each other. Regardless of whether or not an identical DNA , we are different because we have different brain circuits , different emotions , different thoughts , finally , personalities (astral body) totally different . Intelligence , Understanding , Wisdom and Intuition transcend the mind and come to consciousness only when it is open , pure and quiet , in a state of " cardiocontemplação " (cf. next chapter in " Meditation " ) . This insight, that is not a thought process , arises independently of the way , or no way.
Therefore , our beliefs , our opinions , our ideas and our knowledge is not wisdom . Wisdom ceases when there is only the illusion of our ideas , opinions and beliefs , created by our conditioning . These illusions have several levels . The more surface are known as superstitions . The psychological illusions , known to psychologists as complexes , are generalizations from a single experiment ( if a woman did me wrong , all women are bad ) . Have the , deepest , mental illusions are the causes of our ambitions , our incessant thoughts , etc. ..


" To acquire wisdom is worth more than gold ; before gaining intelligence than silver. "
pr 16:16
Can not then exist to be faithfully followed strict rules so that we have a right to live , because each person is unique and each situation is unique faced , requiring a trial and single action. Follow ethical, social , ideological or religious pre-defined rules will always stir in the mind , because some of these rules are in uncomfortable . And it is this mental disorder that preclude the development of wisdom and intuition , hence the true discernment of right and wrong. Illusions block the awareness of the insights and insights you need to discontinue the illusions .
We are free and we can choose what we think it right , even if it is not really sure . But it is only making this choice , with pure mind and heart, thinking that we are actually doing what they deem as right , without regard to the consequences of a possible error , we keep our minds calm and will open space for the ultimate reality is achieved by us . Opens a window to the insights and awareness comes the humility to realize that I know nothing . Opens the mind to new, abandoning the past conditioning . Intuition is born discernment , characteristic of the religious mind .
Belonging to intuitive thinking is passive volition , which is not something the pushy type : " I want, I want, I want ... " . This form of active force will, far from being a certainty of success , may even be counterproductive , because it generates anxiety and stress . The real strength of the spiritual will , passive , is almost a delivery , is a trusting want , is a letting go . This art of passive volition is essential in hypnosis , muscle relaxation , meditation and martial arts .
While the active volition is mainly focused on the material world , the passive is spiritually oriented . Want to be the fruit of labor , but without an obsessive struggle for him. It's not as if we wanted to , being totally detached from it. In the art of Zen archer, the passivity of the practice is the rule and it is said that " something without pointing guns " and " sees something " . A practical example of when active will can even be counterproductive , passive volition is necessary for success , is the act of earnestly desire an orgasm , which can seriously inhibit it . The active will for a penile erection or to maintain it , will forced to sleep and even defecate or urinate are other situations where the active will not work well , unlike the passive where there is the will to wait and let it happen.
In meditation does not try to focus only concentrates . Not strives earnestly to hear God , but by God ardently aspires . Neurophysiologically active volition generates beta brainwaves while passive volition generates alpha waves of high amplitude, generated in the same contemplative and hypnotic states . Thus one can say that in all essentially religious activity it generates passive energy , which is " something like a vehicle for the activity of the mind , an activity that transcends all energy measurable ... a psychological consequence of a profound aspiration spiritual communion " 44:113 ( Father William Johnston ) .
Passive energy has a key role in clairvoyance , telepathy, and in other forms of extrasensory perception and parapsychological phenomena . Produced continuously in all the monasteries , convents , hermitages , Hindu ashrams , churches , temples , mosques , synagogues , shrines , etc. . , This precious energy is the basic material for a higher spiritual energy that builds and maintains the planet .
 
Text taken from the website www.orion.med.br/index.php/livraria.../o...vol.../114-a-energia-mental

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