segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lei de acesso à informação e controle são temas de palestra

Evento promovido pela Ouvidoria reuniu gerências da Secretaria de Educação e Esportes




Assessoria de Comunicação - 23/04/2014 19:28h




Informar e divulgar as ações que estão sendo realizadas pelo Estado no âmbito do Controle Interno e Controle Social dentro das instituições, bem como o papel das Ouvidorias Públicas neste novo cenário de transparência pública, foi o objetivo da palestra realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) na última quarta-feira (16). O evento foi promovido pela Ouvidoria da SEE e reuniu cerca de 80 gestores da secretaria, gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) e servidores interessados pelo tema.
Ministrada pela gerente da Ouvidoria do Estado, da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, com a palestra teve como tema“Ouvidoria: Controle Social, Controle Interno e a Lei de Acesso à Informação (LAI) ” e buscou oferecer ao público informações a respeito da legalidade dos atos de administração que estão sendo praticados atualmente nas organizações.
Para a gerente da GRE Recife Norte, Gilvani Pilé, o conhecimento transmitido é de utilidade não apenas para os gestores públicos, mas também para os cidadãos em geral. “O foco dado ao controle social e à importância da ouvidoria para o monitoramento e fiscalização das ações da administração pública são essenciais para a eficácia das ações do poder público. Existe a necessidade que todos conheçam essa relevância”, destacou a gerente.
Como organizadora do evento, a gerente da Ouvidoria da Secretaria de Educação e Esportes, Geovanna Prazeres, definiu o momento como rico de troca de informações, principalmente sobre as novas tendências de modelos de gestão do Governo. “Esta iniciativa fortalece a disseminação de informações sobre a transparência pública, incentivando o exercício da cidadania e principalmente destacando o papel da ouvidoria como fonte estratégica de informações, contribuindo assim para as ações de planejamento e dos processos da secretaria”, considerou.
Ainda de acordo com Geovanna, a ouvidoria prevê para o segundo semestre a realização de mais palestras sobre este tema. “Conforme muitas solicitações que recebemos, vamos realizar também uma palestra sobre assédio moral, a fim de abordar e explicar o que é este tema tão comentado na atual conjuntura das Organizações Públicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário