A OUVIDORIA NA PERSPECTIVA DO
CONTROLE INTERNO E SOCIAL
A
Ouvidoria enquanto instrumento de gestão possibilita através dos seus
relatórios gerenciais, auxiliar o gestor no diagnóstico quanto à eficiência ou
ineficiência na prestação de serviços públicos, ao propor ações de melhoria
quanto aos procedimentos internos, com base no seu banco de dados e análise
qualitativa dos dados estatísticos. Controle Social “é a participação do
cidadão na gestão pública, na fiscalização, monitoramento e no controle das
ações da administração pública no acompanhamento das políticas, um importante
mecanismo de fortalecimento da cidadania” (MDS). Nesta perspectiva, ela fomenta
o processo de participação social considerando que a condição de cidadania
implica no pleno exercício dos direitos e deveres reconhecidos pelo Estado, no
qual o cidadão, além da garantia da participação democrática na formulação e
implementação de políticas públicas, também participa do controle dos
resultados alcançados pelos gestores e instituições públicas.
Segundo Fayol, “o controle é assinalar as faltas e
os erros a fim de que se possa repará-los e evitar sua repetição”, ou seja, não
basta apenas identificar os erros e procedimentos indevidos, mas há a
necessidade precípua da devida correção evitando-se assim a reincidência dos
mesmos.
Compreende-se
por Controle Interno “um processo
integral realizado pela gerência e pelos funcionários de uma entidade,
desenhado para enfrentar os riscos e para garantir razoável segurança de que,
na consecução da sua missão institucional, os seguintes objetivos serão
alcançados: execução correta, ética, econômica, eficiente e efetiva das
operações; cumprimento das prestações de contas; cumprimento das leis e
regulamentações; garantia contra perdas, abuso ou dano dos recursos”.
Denúncia indica irregularidade ou indício de irregularidade
na administração e/ou no atendimento por entidade pública estadual. Reclamação
relata insatisfação em relação às ações e serviços públicos estaduais, sem
conteúdo de requerimento. Neste sentido a Ouvidoria subsidia diretamente o
Controle Interno da sua organização identificando através de denúncias e
reclamações os assuntos mais graves que poderão ensejar um processo de
auditoria.
Disseminar
a cultura da Ouvidoria no âmbito estadual constitui-se em poderoso instrumento
para a transformação institucional permanente, favorecendo mudanças e ajustes
em suas atividades e processos, em sintonia com as demandas da sociedade, ou
seja, um caminho efetivo na busca da qualidade, da transparência e da
cidadania.
Karla Júlia Marcelino
Gerente de Ouvidoria do Estado/SCGE
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