terça-feira, 9 de abril de 2013





Vida: O dentro e fora de todas as coisas.

“Dois elementos, ou, se quiserem, duas forças regem o Universo: o elemento espiritual e o elemento material. Da ação simultânea desses dois princípios resultam fenômenos especiais, que se tornam naturalmente inexplicáveis, desde que abstraia de um deles, do mesmo modo que a formação da água seria inexplicável, se não se levasse em consideração um dos seus... elementos constituintes: o oxigênio ou o hidrogênio.”
ALLAN KARDEC - JANEIRO DE 1868 - A GÊNESE

Matéria e energia formam um binômio inseparável. São pólos de uma mesma substância. A matéria densa com todas as suas forças: eletromagnética, força forte, força fraca e gravidade compõe o espectro de ação e interação de todas as coisas visíveis do Universo. A matéria inerte, sem a energia vital, possui um “psiquismo” incipiente regido por essas “forças” de interação material. Seria uma “consciência” incipiente; uma consciência que seguirá um desenvolvimento; uma consciência que irá ascender. A consciência necessita se expressar. Para isso utiliza-se da matéria densa para criar representações. Há uma necessidade de “intelectualizar” a matéria conforme orientação do plano espiritual em O Livro dos Espíritos. Nesse processo podemos pensar em uma “materialização” da consciência e uma “intelectualização” da matéria. Pois consciência e matéria ficam “acopladas” de tal maneira que não há separação.


Nesse processo de ascensão, por assim dizer, a consciência necessita de formas mais complexas para representar suas expressões internas. Necessita do externo para representar seu interno. Dessa maneira, a realidade parecerá um dualismo entre esses aspectos internos e externos. Quando valorizamos um em detrimento do outro tendemos a separação. A ciência com seu establishment supervaloriza o lado externo de todas as coisas; as interações materias e sua conservação de energia. Mas todo aspecto externo tem um correspondente interno em equilibrio e simultaneidade. Há um “psiquismo” interno que almeja ser representando no externo. A matéria inerte guarda o “germe” da consciência.

Nessa dinâmica de conquistas de formas mais complexas ocorre a requisição de energias mais sutis e, dessa forma, permitem uma expressão interna da consciência também mais complexa. Individualidade composta. Isso é um comportamento básico da Natureza e obedece a um princípio de individualização com formas mais complexas e energias mais sutis. Vou explicar. Observem que um átomo é uma individualidade composta. Possui seu “psiquismo” interno rudimentar e denso. A energia densa que sustenta a forma do átomo almeja por mais expressão; necessita de formas mais complexas e diante desse “querer”, obedecendo a um propósito, transcende a sua forma para uma mais complexa: uma molécula. A molécula é uma nova individualidade e, ao mesmo tempo, incluiu os átomos em sua constituição tornando-se composta. O “psiquismo” rudimentar do átomo agora consegue novas expressões ao “evoluir” para uma molécula. A energia tornou-se mais sutil. Um campo organizador permitiu o aparecimento de uma forma mais complexa. A consciência consegue expressar um grau de complexidade maior. Transcendendo e incluindo.

As interações materiais guardam uma aparência de aleatoridade. Aparência, pois elas obedecem a campos de organização sutis. O fenômeno da cristalização dos minerais também obedecem a esses campos mórficos. Esses cristais são constituídos por átomos que são constituídos por partículas elementares que são constituídas por...partículas ainda mais elementares? Aqui a física quântica demonstra o reino das possibilidades. Essas “partículas” estão em um campo transcendente, em possibilidade e potentia, prontas para serem transformadas, convertidas, colapsadas no tempo e espaço compartilhado que é o nosso. Incertezas, conexões e interconexões. Nesse campo primordial todos as partículas elementares estão conectadas; formam um todo inseparável e proporcionam uma espécie de comunicação sem trocas de sinais denominada não localidade. Uma oscilacão nesse campo primordial nascem as partículas elementares; nascem as interações materiais; nascem o ir e vir da energia culminando na “coagulação” ou “congelamento” da mesma em matéria. Um elétron é uma onda de possibilidade. Um próton é uma onda de possibilidade. Um neutron é uma onda de possibilidade. um átomo é uma onda de possibilidade. Uma molécula é uma onda de possibilidade. Matéria e todas as suas interações são ondas de possibilidades. A energia é possibilidade. Temos de admitir algo fora da jurisdição da mecânica quântica capaz de transformar possibilidade em realidade, capaz de provocar essa “perturbação” que irá promover a oscilação do campo primordial e provocar o colapso da função de onda da matéria e transformá-la em realidade. Esse “algo” fora da jurisdição da mecânica quântica é a consciência - o espírito - considerado a essência de tudo. Essa realidade, agora manifesta e particularizada, guarda em sua essência dois domínios: Possibilidades transcendentes e fato manifesto. A intermediária desse processo de formação da realidade é a consciência. Temos, portanto, um “psiquismo” inerte dos minerais passando pelo “psiquismo” dos vegatais e animais até o despertar no reino hominal como consciência plena.

 Assim, podemos inferir que esse algo fora da jurisdição da mecânica quântica seja a própria consciência. Esse algo incorpóreo que comanda o colapso da função de onda e organiza a forma manifesta. Utiliza-se do campo de organização mórfica capaz de gerenciar todas as infinitas reações e ligações disponíveis a fim de conseguir o intento da expressão. Quando todas as possibilidades convergem para um determinado ponto no processo evolutivo da forma, esse “psiquismo” consegue dar um salto para uma nova forma mais complexa. Consegue transcender e incluir. É a descontinuidade da evolução. Muda o campo organizador, muda a forma, muda a energia que a sustenta. Muda a expressão da consciência (psiquismo). Quando as possibilidades para o aparecimento da vida biológica ocorreu com a formação do RNA e proteínas, a consciência conseguiu colapsar as possibilidades simultaneas para que a energia vital emergisse nesse processo, A vitalização “emergiu” no processo de ascensão da consciência. Forças primordiais de coesão permitiram a emersão de uma energia mais sutil capaz de sustentar as macromoléculas. Emergiu a energia vital que em essência é proveniente da matéria cósmica, isto é, desse campo primordial de energia incomensurável chamado pelos cientistas de campo do ponto zero. Assim, surge a possibilidade da célula. Uma célula é uma individualidade composta. A célula transcendeu átomos e moléculas e os incluiu em sua constituição. Nesse processo, “envelopou” todas as energias que sustentavam átomos e moléculas e permitiu o surgimento da energia vital. Explode a vida no planeta. O Universo se faz realidade. A evolução da vida, juntamente com a ascensão da consciência, se torna possível.

 Consciência é vida! Vida é consciência!
Abraços fraternos.
Milton

Referências Bibliográficas
CHARDIN, Teilhard Pierre. O Fenômeno Humano. São Paulo: Cultrix, 2006
GOSWAMI, Amit. Evolução criativa das espécies: uma resposta da nova ciência para as limitações da teoria de Darwin. São Paulo: Aleph, 2009.
GOSWAMI, Amit, REED Richard E., GOSWAMI, Maggie. O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. São Paulo: Aleph, 2008.
KARDEC, Allan. A gênese: os milagres e as predições segundo o espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, 1868
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade – segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec. Rio de Janeiro: FEB, 1864.
LIPTON, Bruce H. A biologia da crença: ciência e espiritualidade na mesma sintonia: o poder da consciência sobre a matéria e os milagres. São Paulo: Butterfly Editora, 2007.
MIRANDA, Hermínio C. A Alquimia da Mente. São Paulo: Lachatre, 1994
WILBER, Ken, [et al.]. A prática de vida integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual. São Paulo: Cultrix, 2011.
WILBER, Ken. Espiritualidade integral: uma nova função para a religião neste início de milênio. São Paulo: Aleph, 2006.


Life: The inside and outside of all things.

"Two elements, or, if you will, two forces governing the universe: the spiritual element and the element material. Simultaneous action of these two principles special phenomena result that unexplainable become naturally provided that abstracts one of them in the same way that unexplainable formation of water would, if not take into consideration of its constituent elements: oxygen and hydrogen. "
ALLAN KARDEC - JANUARY 1868 - THE GENESIS

 
Matter and energy are inseparable. Are poles of the same substance. The dense matter with all their forces: electromagnetic, strong force, weak force and gravity make up the spectrum of action and interaction of all things visible Universe. The inert matter, without the vital energy, has a "psyche" incipient governed by these "forces" of material interaction. It would be a "conscience" incipient, a consciousness that follow a development, an awareness that will ascend. Awareness needs to express themselves. For that matter is used to create dense representations. There is a need to "intellectualize" the matter as directed by the spiritual plane in The Spirits' Book. In this case we can think of a "materialization" of consciousness and a "intellectualization" of matter. For consciousness and matter are "locked" together such that there is no separation.
In this process of ascension, so to speak, consciousness requires more complex shapes to represent their inner expressions. You need to represent your internal external. Thus, the reality seems a dualism between these internal and external aspects. When we value one over the other tend to split. Science with its establishment overvalues ​​the outside of all things, materials and their interactions energy conservation. But every external aspect has a corresponding internal balance and concurrency. There is a "psychic" who aspires to be built in external accounting. Inert matter holds the "germ" of consciousness.
 
In this dynamic achievements of more complex forms occurs requisition subtler energies and thus allow an expression of inner consciousness also more complex. Individuality composed. This is a basic behavior of Nature and obeys a principle of individualization with more complex forms and more subtle energies. I'll explain. Note that an atom is composed individuality. Has his "psyche" rudimentary internal and dense. The dense energy that maintains the shape of the atom craves more expression; require more complex forms and before this "wanting", obeying a way, transcends its form to a more complex: a molecule. The molecule is a new individuality and, at the same time, the atoms included in its constitution became compound. The "psychic" rudimentary atom can now new expressions to "evolve" to a molecule. The energy became more subtle. A field organizing allowed the appearance of a more complex shape. Consciousness can express a greater degree of complexity. Transcending and including.
 
The material interactions keep an appearance of randomness. Appearance because they obey the subtle fields of organization. The phenomenon of crystallization of minerals also obey these morphic fields. These crystals are composed of atoms that are comprised of elementary particles consist of particles ... further elementary? Here quantum physics demonstrates the realm of possibility. These "particles" are in a field transcendent possibility and in potentia, ready to be processed, converted, collapsed in shared time and space that is ours. Uncertainties, connections and interconnections. In this primordial field all the elementary particles are connected, they form an inseparable whole and provide a kind of communication without exchanging signals called non-locality. An oscillation in this field are born primal elementary particles; born the material interactions; born the coming and going of energy culminating in the "coagulation" or "freeze" on the same matter. An electron is a wave of possibility. A proton is a possibility wave. A neutron is a possibility wave. an atom is a wave of possibility. A molecule is a possibility wave. All matter and their interactions are waves of possibilities. The energy is possible. We have to admit something outside the jurisdiction of quantum mechanics able to turn possibility into reality, this can cause "disruption" that will promote the primordial field oscillation and cause the collapse of the wave function of matter and turn it into reality. That "something" outside the jurisdiction of quantum mechanics is consciousness - the spirit - considered the essence of everything. This reality, now manifest and particularized, guard in essence two domains: Possibilities and transcendent fact manifest. The middle of the process of formation of reality is consciousness. We therefore have a "psychic" inert minerals through the "psyche" of vegatais and beasts to awaken the kingdom hominal as mindfulness.

Thus, we can infer that something outside the jurisdiction of quantum mechanics is consciousness itself. That intangible something that commands the collapse of the wave function and organizes the manifest form. Used morphic field organization capable of managing all the infinite reactions and connections available to achieve the intent of the phrase. When all possibilities converge to a point in the evolutionary process of the way, this "psychic" can leap to a new more complex. Can transcend and include. It is the discontinuity of evolution. Changes the field organizer, changes shape, changes the energy that sustains it. Changes the expression of consciousness (psyche). When the possibilities for the emergence of biological life occurred with the formation of RNA and proteins, consciousness could collapse the possibilities for simultaneous emerged that vital energy in the process, the vitalization "emerged" in the process of ascension of consciousness. Primordial forces of cohesion allowed the emergence of a more subtle energy can sustain the macromolecules. Emerged the vital energy which essentially comes from cosmic matter, ie, that primordial field of immeasurable energy field called by scientists from scratch. Thus, the possibility arises of the cell. A cell is a composite individuality. The cell transcended atoms and molecules and included in its constitution. In this process, "enveloped" all energies that sustained atoms and molecules and allowed the emergence of vital energy. Explode life on the planet. The Universe becomes reality. The evolution of life, along with the rise of consciousness becomes possible.

Consciousness is life! Life is consciousness!
Hugs fraternal.
Milton

Nenhum comentário:

Postar um comentário