A
Ouvidoria, na perspectiva de uma Administração Pública, tem como missão
“assegurar o canal de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente
à administração pública, para a resolução ágil das questões apresentadas,
promovendo a cidadania e a melhoria sustentada da gestão pública”. Compete à
Ouvidoria Pública, encaminhar as manifestações pertinentes aos gestores e
órgãos responsáveis pela necessária resposta ou mesmo medida corretiva quanto
aos serviços públicos, atos ilícitos ou irregularidades administrativas,
cobrando dessas mesmas áreas as respostas quanto às soluções devidas, para que
não haja a reincidência dos assuntos das denúncias e reclamações relativas aos
serviços prestados pelos gestores, informando-as aos cidadãos. Com base nessas
informações oriundas das manifestações recebidas, o Ouvidor auxiliará a gestão,
identificando os pontos fracos que necessitam de ações corretivas e propondo
ações de melhoria. Assim, através das informações gerenciais que a Ouvidoria
elabora, tendo por base as suas manifestações recebidas e registradas no banco
de dados, ela atua enquanto instrumento de gestão. Com a implantação de
ouvidorias públicas, ampliam-se os mecanismos de controle social, que permite a
transparência da gestão e a promoção da democracia, pois se constitui como um
canal permanente de comunicação entre sociedade e governo. A evolução do número
de Ouvidorias públicas no Estado de Pernambuco demonstra o crescimento da
consciência do cidadão na busca pela participação na administração da coisa
pública.
Esse exercício de
cidadania assegurado pela Ouvidoria-Geral do Estado pode ser feito por telefone
(0800.2812900), pela internet (www.ouvidoria.pe.gov.br) ou pessoalmente:
estamos de portas abertas para receber e ouvir na Rua Vigário Tenório nº 213
Bairro do Recife.
Karla Júlia Marcelino
Ouvidora Geral do Estado de PE
Presidente da ABO Seccional de PE
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