quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

COMO CONSTRUIR CONFIANÇA
 
 
1.      Faça o que você diz. Possivelmente o passo mais importante para construir a confiança é fazer o que você diz que irá fazer. Pelo menos tente fazer o que você diz. Mesmo que seja uma coisa pequena, cancelar ou não cumprir o que você prometeu irá criar fissuras em sua confiabilidade. Várias pequenas fissuras, e a fundação toda irá desmoronar.
 
2.     Nunca minta. Parece fácil, certo? Nem sempre. É surpreendentemente simples se descobrir dizendo uma pequena mentira para proteger o seu amigo, amante, ou até mesmo seus pais. Mas se você disser a verdade mesmo quando a verdade não for perfeitamente agradável, você se tornará muito mais confiável. Parece ser um pouquinho mais difícil agora, não é? Porém se você nunca mentir, as pessoas irão sentir essa confiança e você será muito mais amado e apreciado pela sua honestidade.
 
3.      Ofereça informações voluntariamente. Quando uma oportunidade para ser vago surgir, não utilize-a. Ofereça informações para quem o estiver ouvindo para provar que você não tem nada a esconder.
 
Exemplo de quebra de confiança: "Como foi a reunião com o advogado?" "Foi muito boa."
Exemplo de como construir confiança: "Como foi a reunião com o advogado?" "Foi muito boa. Todo o dia foi estressante, tivemos que juntar toda a documentação, e quase não conseguimos a tempo. Mas nós dois assinamos e ele disse que os documentos seriam enviados amanhã. Você não está dizendo nada de diferente, a reunião com o advogado correu bem, mas por querer oferecer informações voluntariamente, você está provando que você não tem nada a esconder.
 
4.      Não omita detalhes importantes. A principal razão pela qual é melhor não omitir detalhes importantes é devido ao fato de que é difícil manter uma seqüência de omissões. As pessoas vão começar a perceber as contradições em suas histórias e você será considerado um mentiroso, mesmo se você estiver apenas omitindo um pouco! Diga às pessoas coisas que elas precisam ou querem saber, pois se você começar a fornecer informações confiáveis elas irão confiar em você.
 
5.     Se você tem segredos, deixe-os ser conhecidos. Você não deve ser forçado a desistir de seus sentimentos mais pessoais e segredos apenas para ser fiel. Todas as pessoas têm direito à privacidade. Mas ao mesmo tempo, a chave para ser confiável e manter a sua privacidade é fazer com que a fronteira entre sua privacidade e sua honestidade seja clara e definida.
 
Exemplo: "Eu não estou pronto para compartilhar meus sentimentos sobre minha ex-mulher agora, mas eu prometo que você não tem nada com o que se preocupar". Isso irá dar a pessoa que o está ouvindo uma chance para provar que ele/ela é compreensível e paciente, mas o mais importante, dá a quem o ouve uma sensação de segurança. Mesmo que a pessoa não goste de ser deixada de fora, ela sabe que você acabará por se abrir. Pretender que o segredo simplesmente não existe, não dará certo, pois eventualmente a informação irá vazar, mesmo que sem querer, e você apenas conseguirá fazer com que a pessoa comece a desconfiar de você. O problema quando você começa a contar mentiras é que quando uma de suas mentiras é desmascarada, a pessoa perde totalmente a confiança em você. Mesmo que você queira contar algo que seja verdade, será difícil acreditar, pois a pessoa não sabe mais se você está apenas fingindo ou sendo completamente honesto.
 
6.     Não tente mascarar a verdade. Uma outra maneira de se utilizar a frase "Nunca mentir" é nunca mascarar a verdade. Às vezes parece inofensivo "transformar" a verdade em algo mais palatável para preservar o seu ego.
 
Por exemplo, um homem que não quer admitir que está sem um tostão esse fim de semana pode, em alternativa, afirmar que ele perdeu seu cartão de crédito. A perda de um cartão de crédito é uma possibilidade inofensiva, mas o risco de a verdade emergir (ou o risco de o ouvinte perceber a mentira) irá quebrar a confiança. Diga a verdade, não importa o custo.
 
7.      Guarde segredos. Nunca deve ser permitido fofocar sobre a vida alheia. Nunca conte segredos de outras pessoas, pois não são seus para contar. Seja discreto. Você só pode confiar em pessoas que são discretas e naqueles que conseguem manter os mesmos silêncios ou proteger suas confidências. Não existe muita coisa a se dizer sobre esse respeito, além de que a pior maneira de quebrar a confiança de uma pessoa é contar segredos que a pessoa compartilhou com você para os outros. Este tipo de traição nunca deve ser feita. Você nunca terá como julgar a extensão do problema que pode estar criando. Imagine que você conta um segredo de um amigo para uma outra pessoa, e essa pessoa decide confiar o segredo de seu amigo para outra pessoa e assim sucessivamente. Poderia acontecer de esse segredo chegar em ouvidos que não deveriam e mesmo sem querer você pode acabar estragando a vida de uma pessoa que confiou em você. Se você acha que não consegue guardar um segredo, é melhor nem querer saber.
 
8.      Se você mentir admita a mentira. Às vezes parece que é inevitável mentir. É melhor confessar a sua mentira, logo que for possível e explicar seus motivos. Se você for pego, não negue que mentiu. Se você negar, será mais uma mentira. De qualquer modo, você já foi descoberto, se continuar mentindo, precisará mentir cada vez mais e muito provavelmente irá se enrolar em sua própria teia de mentiras.
 
9.      Fale de seus sentimentos. Pessoas que só falam sobre fatos são percebidas como frias e distantes.
 
10.   Diga a verdade. Se ser honesto e verdadeiro é fundamental, você deve ser visto como alguém que fala a verdade.
 
11.    Honre suas promessas. Confiança requer que as pessoas acreditem que você é confiável.
 
12.   Demonstre que você é uma pessoa aberta e acessível. Isto implica confiar em uma pessoa para permitir que toda a verdade seja dita. A desconfiança vem tanto do que as pessoas sabem, incluindo o que elas não sabem.
 
13.  Mostre consistência no seu comportamento. Isso se refere a sua confiabilidade e previsibilidade. Também determina a sua capacidade e bom senso na gestão das situações. Mostre lealdade. Isso se refere à sua capacidade de proteger os outros, de estar no mesmo lado, na sua presença, mas mais importante, na sua ausência.
 
14.  Não quebre promessas, não importa o quão pequenas e insignificantes essas promessas possam parecer. A confiança exige que as pessoas saibam que você é confiável.
 
15.  Seja competente. Ganhe o respeito e a admiração dos outros, mostrando habilidades interpessoal ou profissional adequadas.
 
16.  Demonstre uma forte ética moral. Isto é particularmente importante nas relações. O outro deve sentir-se confiante o suficiente para que esteja certo que você não irá vacilar ou mostrar traição de qualquer forma, quando estiver longe da outra pessoa. As pessoas não devem duvidar de sua capacidade de ser verdadeiro ou dedicado.
 
17.   Seja neutro quando colocado em situações difíceis. Não escolha os lados até que você tenha certeza que você conhece os fatos.
 
18.  Procure ser objetivo e mostrar justiça. Ao tomar decisões ou agir sobre algo, considere como os outros podem perceber sua reação em termos de objetividade e imparcialidade.
 
19.   Nunca exiba padrões duplos. Mostre consistência no seu comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário