DIÁRIO OFICIAL -
PE
Veículo: DIÁRIO OFICIAL - PE
Editoria: Poder Executivo
Data: 06/10/2016
REDE DE OUVIDORIA DO ESTADO ATINGE 95% DE
CERTIFICAÇÃO
Quando o assunto é transparência, Pernambuco
continua se sobressaindo no cenário nacional.Agora, o Estado ocupa posição de
destaque no País por atingir o percentual de 95% de certificação da rede de
ouvidores. Isso significa que a população tem ao seu dispor um eficiente
instrumento de participação da gestão pública, capaz de assegurar o pleno
exercício da cidadania. Hoje, a rede é composta por 60 ouvidorias, que são
coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE),
através da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).
Para o secretário da Controladoria-Geral e
Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra, a certificação contribui para a melhoria
dos serviços prestados ao cidadão. É importante manter esse processo de
disseminação do conhecimento,porque as demandas tendem a evoluir e a ouvidoria
precisa estar capacitada para atender. Este é o principal canal de comunicação
da gestão com a sociedade. Pernambuco já dispõe de um serviço de ponta, e o
aperfeiçoamento da qualidade desse serviço é uma das diretrizes do Governo Paulo
Câmara, ressaltou Ruy Bezerra.
Este ano, a Ouvidoria-Geral do Estado recebeu quase
60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo
de demandas respondidas) de mais de 85%. A dedicação e o comprometimento
dos ouvidores é
fundamental para o exercício pleno da cidadania pelo cidadão pernambucano por
meio da Ouvidoria. Estes ouvidores passam por uma
capacitação continuada e a Ouvidoria-Geral acompanha diretamente a
qualidade da resposta
enviada ao cidadão, tendo como resultado um serviço efetivo e um atendimento
humanizado,comentou
a diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade.
A certificação é promovida pela Associação
Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), entidade que tempor objetivo estimular
e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a
função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil. A iniciativa atende ainda ao Decreto nº
39.675, de agosto de 2013, que estabelece os requisitos para o exercício da
função de ouvidor no âmbito do Poder Executivo Estadual.
O presidente da ABO, Edson Vismona, destacou o
compromisso do Governo de Pernambuco com o serviço de ouvidoria. Não é apenas o
atendimento, mas como Pernambuco vem desempenhando o papel. O Governo
do Estado tem a
sensibilidade de ouvir o cidadão e empenho em atender a demanda. Isso é um
diferencial, uma vez que esse tipo de serviço não é da
natureza da administração pública, enfatizou.
As manifestações para a
Ouvidoria-Geral podem ser enviadas através do telefone tridígito 162 e da
internet, nos sites
www.ouvidoria.pe.gov.br ou www.scge.pe.gov.br
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