GESTÃO DA EMOÇÃO
A gestão da emoção depende da gestão da emoção... Você é especialista em preservar seu cérebro ou em estressá-lo? A gestão da emoção é a base de todos os treinamentos psíquicos: profissional, educacional e interpessoal.
Embora o tempo seja um carrasco do corpo e inevitavelmente o debilite, sob o enfoque da gestão da emoção há uma área em que jamais deveríamos envelhecer: o território da emoção... Qual é a sua idade emocional? A autosuficiência é um câncer para a continuidade do crescimento, A necessidade neurótica de ser perfeito impede-nos de dar risada de nossas tolices, de nossa estupidez, de nossas fibuas e manias, o que asfixia nossa capacidade de reciclar o lixo psíquico que adquirimos ao longo da vida. Somos ótimos para acumular detritos em nossa mente. Você recicla seus conflitos, desconstrói mágoas, abranda suas perdas?... O papel principal do ser humano é dirigir o script de sua história, e isso não inclui apagar o passado, mas sim reeditá-lo no presente. A cada crise, renova-se a esperança; a cada frustração, introduzem-se novas ideias; a cada lágrima, irriga-se a sabedoria. Só se muda a história escrevendo outra, e não anulando a anterior.
Reciclar o lixo da memória (pensamentos, perturbadores, humor deprimido, timidez e insegurança) no exato momento em que ele aparecer é uma atitude inteligentíssima para quem quer gerir a emoção. É surpreendente observar quanto o ser humano é intolerante com o lixo físico e tolerante com o lixo psíquico; não suporta alimentos espalhados pela cozinha, papéis e outros objetos dispersos pela sala ou escritórios, porém suporta o lixo que acumula no território da emoção.
Augusto Cury
Nenhum comentário:
Postar um comentário