terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

 
 
Os sete centros da máquina humana
 
Nesta lição veremos algo sobre os sete centros que controlam a máquina humana.
Este tema é simples porém importantíssimo, e compreendê-lo é fundamental para entender os temas que virão e, principalmente, para colocar em prática as técnicas de autoconhecimento e mudança interior.
Nosso corpo possui determinados centros de controle que são responsáveis por exercer determinadas funções físicas e psicológicas.
São sete os centros que controlam a máquina humana, sendo dois centros superiores e cinco inferiores.
Os dois centros superiores, que são o emocional superior e o mental superior, estão como “desconectados” do ser humano comum e corrente devido à nossa condição psicológica e espiritual tão limitada.
O ser humano tem espantosas possibilidades de desenvolvimento interior, a ponto de conseguir ter uma ordem perfeita dentro de si, com todos os cinco centros perfeitamente equilibrados e harmoniosamente “conectados” aos outros dois centros superiores.
Um ser humano assim tem total domínio de si mesmo, é senhor dos seus processos psicológicos e das suas emoções.
 
Os cinco centros inferiores todos os seres humanos os possuem, pois são indispensáveis à nossa existência.
Cada centro trabalha com o tipo de energia que lhe corresponde e o uso excessivo de qualquer um dos centros, que é o que podemos chamar de abuso, esgota uma pessoa, podendo mesmo levá-la a um colapso das suas funções.
 
Estes centros são os seguintes:
•Centro intelectual: localizado no cérebro este centro trabalha com a energia mental, e é responsável pelos processos relacionados ao raciocínio, à análise, etc. Quando uma pessoa está estudando ou raciocinando para resolver um problema, está utilizando energia do centro intelectual.
 
•Centro motor: localizado na parte superior da coluna vertebral (base do crânio), este centro controla os movimentos que fazemos. Por isso uma lesão na coluna pode comprometer seriamente o controle dos movimentos do corpo.
 
•Centro emocional: é um único centro de controle que porém é formado por dois pontos que se localizam um no coração e o outro no plexo solar (região do umbigo). Este centro trabalha com a energia emocional.
Talvez você já tenha percebido que diante de certos acontecimentos em nossa vida, às vezes sentimos uma sensação esquisita no coração ou um certo “frio na barriga”.
Repare que essas sensações são perceptíveis justamente nos pontos que formam o centro emocional.
 
•Centro instintivo: este centro está localizado na base da coluna vertebral, e controla os instintos naturais do ser humano como o instinto de sobrevivência, instinto materno, instinto sexual, etc.
 
•Centro sexual: localizado nos órgãos sexuais trabalha com a energia sexual, que é a energia mais poderosa de todas. Tão poderosa que é a única energia em toda a natureza que tem o poder de criar a vida.
Infelizmente devido aos nossos já conhecidos defeitos psicológicos, também chamados de ego, estes centros não trabalham corretamente, o que causa o mau funcionamento físico e psicológico da máquina humana.
Isso como conseqüência traz enfermidades de todo tipo.
O ego atua nestes centros a cada instante, abusando da energia destes centros, desgastando e controlando a máquina humana.
O mais incrível de tudo é que ninguém sequer suspeita do que está ocorrendo em si mesmo, em seu próprio mundo interior, físico e psicológico. Apenas sofre as consequências sem saber as causas.
Mas a partir de agora isso começa a mudar. Como podemos comprovar a atuação dos defeitos psicológicos em nós?
Existe em nós um sentido que está atrofiado pelo desuso. Trata se da Auto-observação.
Com esse sentido podemos perceber a atuação dos defeitos psicológicos em cada centro e, percebendo isto, podemos eliminá-los através do que chamamosmorte psicológica, também conhecida como morte mística ou ainda morrer psicológico.
Os temas da Auto-observação e da Morte psicológica serão explicados em detalhes nas próximas lições do curso, e são imprescindíveis para o autoconhecimento e para a mudança interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário