segunda-feira, 2 de maio de 2016

Paramahansa Yogananda: pai da Yoga no Ocidente


Considerado o pai da Yoga no Ocidente, por ser o primeiro grande mestre indiano a fixar residência na América, Paramahansa Yogananda (1893-1952) é hoje um dos nomes mais conhecidos por aqueles que buscam harmonizar-se por meio da meditação.
 
Nascido em 5 de janeiro de 1893, com o nome de Mukunda Lal Ghosh, Yogananda encontra seu mestre, Swami Sri Yukteswar, aos dezessete anos, após intensa busca. Sri Yukteswar era discípulo de Lahiri Mahasaya, que por sua vez herdou o legado espiritual de Mahavatar Babaji. A missão dessa linhagem de mestres da Kriya-Yoga, que conta com técnicas avançadas de meditação, era também a de demonstrar, por meio do estudo comparado dos evangelhos de Jesus e do Bhagavad Gita, de Krishna, a unidade que permeia todas as verdadeiras religiões.
 
Sua obra teve início em 1917, com a fundação da primeira escola How-To-Live, em que modernos métodos educacionais combinavam-se com treinamento em Yoga e educação nos ideais espirituais. Ao visitar o colégio, em 1925, Mahatma Gandhi escreveu: “Esta instituição causou uma profunda impressão em minha mente”. Anos mais tarde, a pedido do Mahatma, Yogananda instruiu ele e vários de seus seguidores na ciência espiritual de Kriya-Yoga.
 
Em 1920, a pedido de Mahavatar Babaji, Yogananda foi para os Estados Unidos, com a missão de ensinar, em uma linguagem acessível, a antiga filosofia iogue da Índia e suas avançadas técnicas científicas de meditação. Nesse mesmo ano, Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship, para disseminar seus ensinamentos em todo o mundo.
 
Após um intenso período de palestras e treinamento pessoal a novos estudantes sobre a ciência da meditação iogue, o mestre indiano começou, a partir de 1930, a afastar-se das conferências públicas a fim de dedicar-se mais a seus escritos e estabelecer uma sólida fundação para a obra humanitária e espiritual – Self-Realization Fellowship (SRF). Até hoje, a SRF tem como missão preservar a originalidade de seus ensinamentos em todo o mundo, por meio de uma série completa de lições enviadas para estudo em casa, que conta com técnicas de meditação e também com ensinamentos para todos os aspectos na construção de uma vida saudável e equilibrada. A Ordem Monástica da SRF administra o envio dessas lições, apóia seus estudantes e a formação de grupos de meditação no mundo inteiro, bem como é responsável pela tradução de seus livros em diversas línguas.
 
A vida de Yogananda é narrada no clássico Autobiografia de um Iogue, considerado um dos cem melhores livros espirituais do século vinte, e que continua a ser uma das obras mais importantes sobre a Yoga e o pensamento espiritual do Oriente.



Self-Realization Fellowship: disseminando a Kriya-Yoga

Em 1920, recém-chegado da Índia, Paramahansa Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship para difundir os ensinamentos universais da milenar ciência da Kriya-Yoga para o Ocidente. A SRF é uma organização sem fins lucrativos, cuja sede internacional se encontra na Califórnia, nos EUA, onde residem a maioria dos membros da Ordem Monástica da organização, que orientam discípulos de Yogananda em todo o mundo.

Além de ensinar sobre as técnicas de meditação da Kriya-Yoga, a SRF busca inspirar para um maior entendimento entre os diversos povos e religiões que formam a nossa família universal e também ajudar pessoas de todas as culturas e nacionalidades a terem plena consciência da beleza, da nobreza e da divindade da alma humana.

Os ensinamentos de Paramahansa Yogananda estão compilados nas chamadas “Lições da Self Realization Fellowship”, que podem ser recebidas para estudo em casa e contêm explicações detalhadas sobre as técnicas de meditação, bem como os aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais que devemos seguir para a construção de uma vida equilibrada.

A Self-Realization Fellowship, atualmente, conta com mais de 500 centros de meditação em todo o mundo, em mais de 175 países. Na Índia e região, a organização fundada por Paramahansa Yogananda é conhecida como Yogoda Satsanga Society of India (YSS), com mais de 100 centros, vários ashrams e diversos retiros. A atual mãe espiritual da organização é Sri Mrinalini Mata, discípula direta de Paramahansa Yogananda, presidente da SRF-YSS.
Mais informações: http://www.yogananda-srf.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário