quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Home


Assédio Moral é tema de palestra na CPRH














No próximo dia 15 de outubro, a Lei 13.314, que tem como foco o assédio moral, completará oito anos que foi assinada. Embora Pernambuco possua a lei que trata especificamente da temática, a Ouvidoria Geral do Estado registra, corriqueiramente, denúncias de assédio moral na administração pública. Com o objetivo de tornar a Lei mais conhecida, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (CGE) está realizando palestras nos órgãos públicos. Na manhã da última terça-feira (06), a palestra foi na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

"Precisamos estar atentos ao assédio moral no local do trabalho, porque as
atitudes de assédio prejudicam as pessoas não só do ponto de vista moral, mas também o seu físico. Quantas pessoas já adoeceram por serem vítimas desse mal? É necessário lembrar sempre: não precisamos competir negativamente com ninguém! O ambiente hostil não é lugar bom para se trabalhar. Em ambientes hostis, é mais comum a prática do assédio moral", enfatizou a Assistente Social, servidora da controladoria, Karla Júlia. De acordo com a palestrante, é comum, após as palestras, pessoas contarem suas experiências de assédio. E é comum, também, pessoas se darem conta de

que são vítimas ou mesmo se conscientizarem de que são assediadoras. "Por isso, é muito importante o conhecimento da lei! Afinal, o ambiente de trabalho deve ser ambiente onde agregamos valores. O outro não vai diminuir o nosso valor e a troca de experiências nos faz crescer", argumentou.
A Assistente Social apresentou a definição de assédio moral, os comportamentos, as situações mais frequentes e as modalidades do assédio. Explicou também as medidas que a vítima deve adotar ao sofrer o assédio. Para a Assessora Especial da Presidência, Lúcia Albuquerque, que trabalha na Unidade de Recursos Humanos da CPRH, a palestra despertou o interesse dos funcionários e

servidores. "Foi uma oportunidade muito boa, onde as pessoas puderam ouvir e tirar dúvidas sobre o assunto. Nós sabemos o quanto é importante que no ambiente de trabalho, as equipes trabalhem de forma harmoniosa. Quando as pessoas se sentem valorizadas, rendem mais e melhor. O contrário também é verdadeiro".
 
A palestrante divulgou a cartilha Assédio Moral no Ambiente de Trabalho - prejuízos causados por condutas profissionais abusivas e vexatórias, organizada pela Ouvidoria Geral do Estado e que está disponível no endereço eletrônico da Secretaria de Administração do Estado e também no portal da CPRH.

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NCSEA/CPRH



Fonte:Assessoria de Comunicação da CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário