segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pela quarta vez seguida, Pernambuco é premiado pela ONU

 
O Estado de Pernambuco foi premiado pela quarta vez consecutiva pela ONU. O programa Mãe Coruja Pernambucana foi agraciado pelo prêmio das Nações Unidas em excelência nas práticas de serviços públicos, o United Nations Public Service Awards - UNPSA. O programa ficou em primeiro lugar na categoria “Promoção de Entrega de Serviços Públicos Voltados ao Gênero”. A notícia foi divulgada na noite de terça-feira (13), e o novo prêmio se juntará aos outros três que o Estado já tinha conquistado em 2012 (Chapéu de Palha Mulher e Seminários Todos por Pernambuco) e 2013 (Pacto pela Vida). A cerimônia de premiação será no dia 26 de junho, em Seul, na Coréia do Sul, durante as celebrações das Nações Unidas no Fórum do Dia Internacional do Serviço Público.
Os critérios de avaliação adotados pela ONU para premiação do programa foram: promoção da entrega de serviços/produtos de alta qualidade para mulheres; promoção da accountability em serviço e entrega para as mulheres; promoção da transparência na entrega dos serviços para as mulheres; promoção da responsabilidade na entrega das necessidades das mulheres; promoção das entregas de serviços públicos voltados ao gênero; promoção das transformações administrativas; promoção de um novo conceito na formação da política pública para mulheres.
"Esta nova premiação reforça não só a redução da mortalidade infantil alcançada e a força do Programa Mãe Coruja, que envolve várias secretarias. Mas reconhece e premia, também, a gestão do Estado", destaca o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Fred Amancio.
O primeiro reconhecimento da ONU às ações de Pernambuco veio em 2012, quando a Organização premiou as práticas em gestão pública com os Seminários Todos por Pernambuco (na categoria “Promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores”) e a execução do programa Chapéu de Palha Mulher (categoria “Promoção da entrega de serviços públicos voltados ao gênero”).
Com este reconhecimento, Pernambuco tornou-se o ente brasileiro com mais prêmios recebidos (quatro, e consecutivos) pelo UNPSA da ONU, desde sua criação em 2003. O Estado da Bahia e do Rio Grande do Sul já foram premiados duas vezes.
Em 2013, ações do Governo de Pernambuco haviam sido reconhecidas por duas instituições internacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU) entregou ao Pacto Pela Vida prêmio na categoria: “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos”, do UNPSA. Já o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) premiou dois projetos: Modelo de Gestão por Resultados do Programa Pacto pela Vida, na categoria "Governo Seguro - Boas práticas em prevenção do crime e da violência", e o Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na categoria "Governo Inteligente - Melhoria dos procedimentos burocráticos para cidadãos e empresas". As solenidades de premiação foram realizadas, respectivamente, nas cidades de Manama, no Bahrein, e Washington, nos Estados Unidos.
MÃE CORUJA - O Programa Mãe Coruja Pernambucana, criado em outubro de 2007 pelo Governo do Estado de Pernambuco, é uma política pública de atenção integral à mulher e à infância, integrada nos eixos Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Tem como principal objetivo a redução do indicador de mortalidade infantil e materna no Estado, além da melhoria de indicadores sociais associados em 103 municípios. O público-alvo são as mulheres gestantes, residentes em Pernambuco, usuárias do Sistema Único de Saúde, a partir da confirmação da gravidez, e as crianças, até os cinco primeiros anos de vida, cuja gestação e parto foram acompanhadas pelo Programa. Kit enxoval e álbum bebê são entregues a mães cadastradas no Programa que realizam no mínimo seis consultas do pré-natal. Desde o início do programa Mãe Coruja, houve redução de 37,98% na mortalidade infantil e redução de 14% na taxa de óbitos maternos após a implantação do programa no Estado. O programa possui 117.524 gestantes cadastradas e contabiliza 60.274 crianças nascidas vivas atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário