quinta-feira, 4 de junho de 2020



DEPRESSÃO - MARCO ABUD/USP




Queda de Humor, Alteração de humor. Humor não tem a ver com alegria e tristeza.
Humor - energia física e mental (diminuição);
             - nível de sensibilidade ao prazer e dor

Nós não somos estáveis, normalmente oscilamos. O humor cai, existe o afundamento do humor, ela tem que durar pelo menos 2 semanas. 
- Diminuição do nível de energia física, dá fadiga,cansaço, além da diminuição da energia mental - raciocínio mais lento;

- Diminuição da sensibilidade ao prazer. Existe aumento ou diminuição da sensibilidade à dor, gerando sentimento de angústia e ansiedade além da apatia.


DADOS EXTRAÍDOS DA OMS SOBRE DEPRESSÃO:
- Atinge 1 em cada 15 pessoas, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
- Campeão da América Latina em Depressão, cerca de 5,8% da população Brasileira tem Depressão, equivalente a mais de 12 milhões de Brasileiros;
- Maior causa de incapacidade para o trabalho no mundo;
- Uma das principais causas de suicídio, o qual mata 800 mil pessoas por ano. O Suicídio é a 2a. causa de morte entre jovens em todo mundo;
- Menos de 50% das pessoas que tem Depressão tem o tratamento efetivo, em escala mundial.

SINTOMAS:
- Diminuição da energia física e mental
- Diminuição da Sensibilidade ao prazer.

CICLO VICIOSO DA DEPRESSÃO:
- Diminuição da energia;
- Diminuição do interesse em realizar atividades;
- Procrastinar responsabilidades;
- Isolamento Social;
- Pensamentos alimentados: eu não faço nada de útil - sou inútil; isso nunca vai melhorar; a culpa é minha - pensamentos de autocrítica. Fazem com que esses sintomas aumentem. Sintomas e sensações físicas que podem levar a comportamentos de abandono.
- Sintomas, sensações, comportamentos e pensamentos.

CAUSAS:
Não existe uma única explicação que dê conta .
- Genética - oferece risco. Se tem um pai ou mãe com depressão, tem 2 vezes maior risco. São responsáveis por 30 a 70% do risco para a Depressão. Ela não é 100% causadora da Depressão.
- Eventos estressores na vida - perdas na infância, negligência na infância, abuso físico ou sexual na infância; estress diário (trânsito, viver em cidades grandes, privação de sono)
- Atividades e substâncias tóxicas (o que colocamos no nosso corpo influencia o cérebro). Alimentos inflamatórios (com muito açúcar e carboidratos); sedentarismo; medicamentos; uso de álcool e outras drogas. 
- Deficiência de hormônios.
- Alterações cerebrais (diminuição das conexões entre neurônios) e alterações de neurotransmissores (Serotonina/resposta à perigo e ameaças, Noradrenalina/ menos energia e maior sensibilidade à dor física, Dopamina/menos concentração, menos agilidade mental e menos sentimento de prazer nas atividades).

É comum que ao enfrentar situações de perdas, enfrentemos angústias, tristezas.


COMO DIFERENCIAR A TRISTEZA DA DEPRESSÃO:
- VOCÊ CONSEGUE APRECIAR OS PRAZERES DA VIDA? UM FATOR QUE NÃO INDICA UM QUADRO DEPRESSIVO;
- CAPACIDADE DE EXECUTAR TAREFAS ESTÁ PRESERVADA? UM DOS SINTOMAS CHAVES DA DEPRESSÃO É A PERDA DA CAPACIDADE DE FAZER AS TAREFAS;
- TEM ALTERAÇÕES NO SONO OU NO APETITE, TANTO PARA MAIS OU PARA MENOS;
- SE COMEÇA A TER PENSAMENTOS DE MORTE - SINAL DE ALERTA (muitos pacientes vêem o futuro negro, sombrio, com sentimento de fuga e planejamento suicida). 

Os quadros de Depressão são tratados. 


DIAGNÓSTICO: feito por um  médico.
Teste PHQ2
Nenhuma vez - 0
Vários dias - 1
Mais da metade dos dias nas últimas 2 semanas - 2
Quase todos os dias  das últimas 2 semanas- 3

Nas 2 últimas semanas com que frequência você tem sentido:
Pouco interesse ou prazer em fazer as coisas -
Sentindo-se sem Energia, Triste ou sem Esperança

Se a soma for maior ou igual a 2 há probabilidade da Depressão.

EXISTEM DOENÇAS QUE PODEM GERAR DEPRESSÃO:

- De 10 a 15% das Depressões são geradas por doenças médicas e medicações que estamos tomando;
- Mecanismos:
. Doença médica pode levar a alterações inflamatórias, imunológicas, hormonais, químicas associadas à Depressão;
. Doenças médicas podem levar a um estresse psicológico que é um fator de risco para a depressão;
. Genética que predispõe uma doença médica quanto a Depressão.

Principais doenças relacionadas à Depressão:
.Hipotiroidismo (produz menos hormônios e gera pouca energia);
.Doenças do coração (infarto aumenta a Depressão, assim como a Depressão aumenta o risco de infarto);
.Deficiências nutricionais ( vitaminas, ferro, Vitamina B12);
.Doenças neurológicas (Parkson, Alzeimer, Pós AVC);
.Outros problemas hormonais;
.Lúpus (associado a quadros psiquiátricos);
.Infecções (HIV, Hepatite);
.Qualquer tipo de câncer (muitas vezes terá que tratar a Depressão junto com o tratamento do câncer).


A DEPRESSÃO PODE CAUSAR OUTRAS DOENÇAS FÍSICAS?



3 TÉCNICAS PARA TRATAR A DEPRESSÃO (TCC):

- Medicamentos anti-depressivos
- TCC On-line (quadros leves e moderados de Depressão), além de potencializar o efeito da medicação para quadros graves e crônicos.

TCC - Ajuda a melhorar os sintomas, os comportamentos, os pensamentos


TÉCNICAS:

Agendamento de coisas prazeirosas que você gosta de fazer (liberação de Dopamina);

Contra atacar pensamentos negativos, anotando pensamentos contrários - a depressão faz com que a mente seja bombardeada por pensamentos negativos. Se tentamos expulsar os pensamentos de forma intensa, faz com que os pensamentos aumentem. Aceite os pensamentos e vá treinando aos poucos a mudança desses pensamentos, anotando no papel pensamentos contrários a esses pensamentos, mudando as crenças. Ex: sou um fracasso, sou um inútil. Você vai anotando frases ao contrário - sou uma pessoa útil, esforçada, dedicada, são frases opostas aos seus pensamentos. É um treino de atenção olhando de forma positiva;
Anotar coisas positivas do dia - treino de atenção aos detalhes positivos do dia a dia (exercício da gratidão).

Método que potencializa a medicação.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO PARA DEPRESSÃO:

- FASE 1 - Melhorar ao menos 50% - resposta terapêutica (6 a 12 semanas); remissão é a melhora de 100%;
- FASE 2 - de Continuação - melhorar o máximo possível, quando ajusta a dose ou aumenta a dose, aliando a outras terapias (4 a 9 meses);
-FASE 3 - manutenção - tentar prevenir recaídas recorrentes (10 meses a 5 anos ou indefinidamente).Se os quadros depressivos foram graves e a pessoa demorou para melhorar, quanto mais tiver índices altos mais tempo terá que manter o antidepressivo. Se teve 1 quadro depressivo, a chance de de ter um outro quadro é de ter outro quadro é de 30%; se teve 2 quadros, a chance de ter o 3o. quadro é de 70%; se teve 3 quadros ou mais a chance de ter outro quadro é de 90%. quanto mais quadros maior o índice de recorrência e necessidade de antidepressivos.

NEUROPLASTICIDADE:

Os cientistas acreditavam que o cérebro não de modificava depois de uma certa idade na juventude, não se criava mais nenhum neurônio (décadas de 60 e 70). Hoje em dia, defende-se que o cérebro continua a se desenvolver a vida inteira. Os neurônios tem conexões (sinapses). Através de modelos de treinamento mental podemos modificar a estrutura do cérebro e função de umas áreas do cérebro.Há estratégias que tem a ver com mudanças de hábitos podem melhorar as áreas que estão afetadas.os antidepressivos facilitam a neuroplasticidade.

Treinar a Resiliência: 
- As pessoas tem uma ideia que é algo isolada. Ao contrário, a Resiliência é construída por pilares (estimular a auto-estima, espiritualidade,bom humor, otimismo, perseverança, projetos pessoais, numa orientação positiva para o futuro).

- Sociabilidade - encontrar pessoas, convidar alguém para ir à casa dela, procurar amigos. Alguém num momento triste terá dificuldade de encontrar uma pessoa e conversar.- Cortisol está associada ao nível do estresse- estarmos na presença de pessoas colabora muito.Não estamos com uma doença que irá isolar ninguém. Só em olharmos nos olhos de alguém diminui o Cortisol. Existe um mito em torno da Depressão - quando elas começam a dar o primeiro passo, seguindo outros passos. Essa disciplina é muito importante e vai fazer a química pegar. Tem que ter persistência. Tem paciente que diz que no começo não é bom, a falta de prazer é um sintoma chave da depressão.
- Atividades físicas pode auxiliar na saída da Depressão, ativando a química no organismo.
- Disciplina é um dos pilares da Resiliência;
- Estimular a pessoa a ficar mais empática, com maior compaixão;
- Gerar novos hábitos, criando novas conexões neurais;
É possível sair de um quadro depressivo, ativar outras áreas que não estão ativas e acreditar nisto. A Depressão paralisa. O Julgamento é muito pesado, tanto o dos outros como o nosso. Temos que tentar focar nas ações, nas atitudes.
- A voz interna que escutamos - o pessimismo se torna muito clara. Se focar o farol da atenção na voz otimista realista ela predominará. Normalmente se enxerga a realidade pior do que ela é. Como cultivar o otimismo? Treino de alguns estados mentais, como por exemplo a Gratidão. Existe uma porcentagem alta das coisas darem certo.
- Significado que damos para as coisas, tem o lado positivo e errado. Talvez  estejamos amplificando as coisas, através dos nossos julgamentos. Devemos olhar para o significado e ressignificar o significado das coisas.O erro é uma excelente oportunidade de crescimento. Somos falíveis, merecemos perdão quando erramos.
- Treinamento mental de Autoperdão - a gente escolhe deixar a raiva e a crítica de lado, o perdão tem a ver com deixar de lado o rancor. o perdão não precisa de merecimento. Treinar o Autoperdão é muito importante, começa a flexibilizar nossos cérebros. Flexibilizar é importante, gera uma leveza grande nas relações. Dimensão de relacionar, sendo um grande passo de resiliência;
- Alimentação
- Achar um propósito, sentido de vida;
- Mindfulness;
- Conexão com a natureza;
- Regularização do sono;
- Medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra.

É possível superar a Depressão - remissão dos sintomas - em velocidades variadas.

Conseguir prevenir novas recaídas é importante.



RESUMO:

- Diminuição do nível de energia física e mental, dá fadiga,cansaço, raciocínio mais lento;

- Diminuição da sensibilidade ao prazer.


DADOS EXTRAÍDOS DA OMS SOBRE DEPRESSÃO:
- Atinge 1 em cada 15 pessoas, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
- Campeão da América Latina em Depressão, cerca de 5,8% da população Brasileira tem Depressão, equivalente a mais de 12 milhões de Brasileiros;
- Maior causa de incapacidade para o trabalho no mundo;
- Uma das principais causas de suicídio, o qual mata 800 mil pessoas por ano. O Suicídio é a 2a. causa de morte entre jovens em todo mundo;
- Menos de 50% das pessoas que tem Depressão tem o tratamento efetivo, em escala mundial.

Nós somos frutos de 3 experiências:
- Relação com a família - dentro de nossa casa, com os nossos pais e quem nos criou;
- Relação consigo - Tudo aquilo que você conversa com você todos os dias - diálogos internos;
- Relação com os outros - somos os significados que tivemos de todas as convivências na igreja, no trabalho, com os amigos , com as nossas viagens - no mundo -

Só existe 2 estados internos da mente:
1. Estado Interno de Sofrimento. Acontece quando julgamos, culpamos, comparamos. Dor 🤒!
2. Estado Interno de Equilíbrio. Não existe julgamento, comparação ou disputa . Estado interno de compaixão e amor .

EMOÇÕES BÁSICAS DO SER HUMANO:
RAIVA, TRISTEZA, MEDO, ALEGRIA E AFETO.

CAUSAS:

Genética - oferece risco. Se tem um pai ou mãe com depressão, tem 2 vezes maior risco. São responsáveis por 30 a 70% do risco para a Depressão. Ela não é 100% causadora da Depressão.
Eventos estressores na vida - perdas na infância, negligência na infância, abuso físico ou sexual na infância; estress diário (trânsito, viver em cidades grandes, privação de sono)
Atividades e substâncias tóxicas (o que colocamos no nosso corpo influencia o cérebro). Alimentos inflamatórios (com muito açúcar e carboidratos); sedentarismo; medicamentos; uso de álcool e outras drogas. 
Deficiência de hormônios.
Alterações cerebrais (diminuição das conexões entre neurônios) e alterações de neurotransmissores (Serotonina/resposta à perigo e ameaças, Noradrenalina/ menos energia e maior sensibilidade à dor física, Dopamina/menos concentração, menos agilidade mental e menos sentimento de prazer nas atividades).



DIAGNÓSTICO CLÍNICO (Tem que ter 5 desses sintomas):

- Humor deprimido

- Perda de prazer

- Ganho de peso

- Insônia

- Agitação

- Fadiga

- Perda de energia

- Sentimento de culpa

- Habilidade reduzida de pensar/concentrar-se e tomar decisões;

- Pensamentos de morte



TRATAMENTO:

FASE 1 - Melhorar ao menos 50% - resposta terapêutica (6 a 12 semanas); remissão é a melhora de 100%;
- FASE 2 - de Continuação - melhorar o máximo possível, quando ajusta a dose ou aumenta a dose, aliando a outras terapias (4 a 9 meses);
-FASE 3 - manutenção - tentar prevenir recaídas recorrentes (10 meses a 5 anos ou indefinidamente).

- Antidepressivos - 70% pessoas vão melhorar  quadros depressivos moderadamente graves)
- Terapia Cognitivo Comportamental (Leve e moderado)
- Depressão tende a voltar novamente. quanto mais fica em depressão, mais tende a voltar



TÉCNICAS:

Agendamento de coisas prazeirosas que você gosta de fazer (liberação de Dopamina);






Contra atacar pensamentos negativos, anotando pensamentos contrários 
Anotar coisas positivas do dia - treino de atenção aos detalhes positivos do dia a dia (exercício da gratidão).
- Agendamento de atividades prazeirosas
- Treinar a Resiliência: pilares (estimular a auto-estima, espiritualidade,bom humor, otimismo, perseverança, projetos pessoais, numa orientação positiva para o futuro).
-A voz interna que escutamos - pensamentos positivos

-Achar um propósito, sentido de vida;

- Treinamento mental de Autoperdão
Treinamento da Gratidão: Anotar os eventos positivos que ocorreram no dia, a gratidão.
-Sociabilidade
- Exercícios físicos;
-Estimular a pessoa a ficar mais empática, com maior compaixão;
- Mindfulness;
- Conexão com a natureza;
- Regularização do sono e Alimentação;
- Medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra.
- Suplementos fitoterápicos



TÉCNICA TCC:BALANÇA DA MOTIVAÇÃO

Uma parte quer mudar e outra não quer mudar. É preciso clareza do por quê mudar.
- Esclarece os motivos para fazer algo;
- Esclarece o que impede de fazer - quais os medos, dúvidas Está de acordo com os nossos valores;
Estamos de fato prontos?

MUDAR X NÃO MUDAR (QUAIS A S VANTAGENS E DESVANTAGENS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário