Servidores
da Secretaria de Administração recebem palestra sobre Assédio Moral
Além de dicas, os servidores da SAD puderam tirar dúvidas sobre o
tema
Com o objetivo de
conscientizar os servidores da Secretaria da Administração (SAD) sobre o assédio
moral, a Ouvidoria da Casa realizou, nesta quarta-feira (11.03), no auditório
SAD, palestra sobre Assédio Moral no Ambiente de Trabalho, ministrada pela
assessora de Relações Institucionais da Secretaria da Controladoria Geral do
Estado, Karla Júlia Marcelino. Na ocasião os servidores da SAD puderam entender
o que é assédio moral, tirar dúvidas sobre o tema e conhecer os procedimentos
necessários em caso de opressão no trabalho.
Para a ouvidora da SAD, Dea
Sales, trazer esse tipo de tema para ser debatido entre os servidores é bastante
produtivo, pois através da palestra é possível obter vários esclarecimentos
sobre o tema e até mesmo como evitá-lo. “A palestra é importante para sabermos
distinguir quando determinada atitude caracteriza-se ou não como assédio moral;
o que fazer; e a quem recorrer caso esteja sendo vítima. Cientes dessas questões
o servidor saberá como agir e se proteger”, ressaltou ela.
Segundo Karla Júlia, entra as
situações abordadas na palestra, a mesma mencionou que em alguns casos o
agressor – muitas vezes inconsciente – reage instintivamente contra um
subordinado ou até mesmo colega de trabalho por não aceitar que esta pessoa
esteja em ascensão. E com isso, podendo desencadear no oprimido (a pessoa que
sofre o assédio) sintomas como: crise de choro, depressão, dor de cabeça,
distúrbios digestivos, insônia, entre outros. “Por isso a necessidade de
realizar encontros como este, para que o assédio moral não se instale. Somos os
únicos no Estado com ações para criar uma política de combate ao assédio moral.
As palestras são o primeiro passo”.
Karla ressalta, ainda, que para
não sofrer com a opressão do ambiente de trabalho, é preciso haver
autoconhecimento e autoestima. Pois, só assim, o trabalhador tem confiança de
sua capacidade para confrontar os desafios da profissão. Também é preciso saber
se expressar e ter controle das funções atribuídas ao cargo. Ciente desses
preceitos, o servidor estará mais forte profissionalmente, para desenvolver suas
tarefas e não permitir que fatores negativos interfiram no seu aproveitamento.
“No trabalho é preciso ter coragem para empreender e perseverança para tentar.
Uma vez que a baixa autoestima nos deixa improdutivos”, finalizou ela.
Dados - De acordo com a
Organização Internacional do Trabalho (OIT), o assédio moral é descrito como o
comportamento de alguém que rebaixar uma, ou mais pessoas, através de meios
vingativos, cruéis, maliciosos ou humilhantes; criticando repetidamente o
indivíduo, isolando-o do contato com os demais e difundindo falsas informações
sobre o mesmo.
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