segunda-feira, 27 de março de 2017

Quando alguém nos insulta, normalmente debruçamos sobre isso, perguntando a nós mesmos:'Por que ele disse isso para mim?' E assim por diante. É como se alguém atira uma flecha em nós, sem chegar a nos atingir. Se fixar no problema é como pegar a flecha e repetidamente se perfurar. 'Ele me machucou muito. Eu não acredito que ele fez isso'. Em vez disso, podemos usar o método de contemplação para pensar sobre as coisas de forma diferente, para mudar nosso hábito de reagir com raiva. Imagine que alguém o insulta. Diga a si mesmo: 'Essa pessoa me deixa com raiva . Mas o que é essa raiva?' É um dos venenos da mente que cria karma negativo, levando a intenso sofrimento. Combater a raiva com raiva é como seguir um lunático que salta de um penhasco. Eu tenho que fazer isso mesmo? Embora ele seja louco por agir dessa maneira, é ainda mais louco fazermos o mesmo."
Chagdud Tulku Rinpoche

Nenhum comentário:

Postar um comentário