sexta-feira, 8 de setembro de 2017



Por que sentimos medo?
A necessidade de se proteger de possíveis ameaças, decepções, tristezas, rejeições, frustrações leva-nos a um mecanismo de defesa e não enfrentamento de situações que poderão gerar conflitos. O medo nos aprisiona, gerando bloqueios que dificultam ou mesmo impossibilitam o próprio crescimento pessoal. Podemos ter medo do sucesso, medo de sermos ou não admirados, medo de nos expandirmos intelectualmente ou mesmo espiritualmente, medo da solidão, de relacionamentos mais profundos, de vivenciarmos experiências profundas de amor, da perda, vivenciando situações de insegurança, de não sermos compreendidos ou mesmo abandonados. ... Poderemos desenvolver o medo como mecanismo de auto defesa contra possíveis situações de mudança, assim como situações nas quais não temos "controle".
Como nos libertar do medo? Primeiro identificando as causas que geram esse medo, que podem ter raízes no passado ou mesmo no presente atual. O auto-conhecimento se dá gradativamente, à medida em que vamos mergulhando na nossa intimidade, identificando os sentimentos que geram sofrimentos dentro de nós e analisando as nossas próprias atitudes. Os sentimentos nos revelam quem somos nós mesmos! Bastaria um olhar mais atento para fazer a leitura desses sentimentos.
À medida que investimos na nossa espiritualidade, desenvolvemos a força interior, nos permitimos vivenciar o amor em sua maior amplitude. Descobrimos um universo até então desconhecido: o prazer de conviver e aprender com as pessoas, aprendendo sempre com elas, desenvolvendo sentimentos profundos de amizade, respeito e genuíno amor. É um processo que requer perseverança, porque teremos que enfrentar o "desapego" e a tendência de cobrar na mesma reciprocidade com que amamos. O amor incondicional não cobra, não julga, não condena, ao contrário, compreende, ampara, soergue, auxilia, orienta quando necessário. Quanto mais amamos descobrimos o poder transformador da "ternura", da "delicadeza", da "doação" e sentimos uma enorme alegria em "cuidar" dos seres amados. Quem ama "cuida"!Quem não cuida é porque não descobriu dentro de si mesmo o poder do amor que liberta-nos do "egoísmo". Pela força do amor, nossas vidas se modificam gradativamente, então aprenderemos a ampliar esse amor com aqueles que convivemos. Resgataremos a capacidade de sorrir, de abraçar, de brincar, de compartilhar, de vivenciar momentos de alegria que se eternizarão em nossas lembranças. Não mais distinguiremos as pessoas pela cor, nível intelectual, aparência, bens materiais. Cada ser será único e merecedor de nossa atenção. Vivenciaremos finalmente as palavras do Cristo: "Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário