quinta-feira, 1 de julho de 2021

 

SUPERAÇÃO DAS AFLIÇÕES
A aflição é um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a vida direta, ou indiretamente. Aflição é ainda a sensação de que algo "não está certo", ou de que alguma coisa errada ou traumática possa acontecer.
Sinônimo: angústia, agonia, ansiedade, ânsia, anseio, aperto, tensão, desolação, cisma, desconforto, perturbação, amargura.
O contrário de aflição é: 1. alegria, satisfação, bálsamo, paciência, consolação, ventura, sucesso, deleite.
A angústia é um sentimento que está relacionado com situações que acontecem na vida da pessoa e que trazem muitas preocupações, como saber o diagnóstico de uma doença, perder um familiar. É uma manifestação emocional que perturba e incomoda e, normalmente, deriva de sentimentos .
O QUE CAUSA AFLIÇÃO:
Sofrimento causado pelo desgosto. Tristeza ocasionada por alguma dificuldade. Excesso de preocupação; ansiedade, angústia.
“Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” Jo,16:33
AFLIÇÕES - Visão Espírita:
Oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, portanto, é necessário compreendê-las e aceitá-las como lições valiosas. Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.
II – Causas das Aflições
“As vicissitudes da vida têm, pois, uma causa e, visto que Deus é justo, essa causa há de ser justa.” (KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. V , item 3).
As causas das aflições remontam de tempos imemoriais, quando o homem, fazendo uso do livre-arbítrio, comprometeu-se com as Leis Naturais.
“O bem e o mal são voluntários e facultativos; sendo livre, o homem não é fatalmente impelido nem para um, nem para outro.” (KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Cap. VII, Código penal da vida futura, item 32).
SOFRIMENTO:
É o padecimento de uma dor física, moral, emocional ou psicológica. Está intrinsecamente relacionado ao processo de evolução do Espírito enquanto prevalecer a natureza animal sobre a natureza espiritual do ser.
“Às penas que o Espírito sofre na vida espiritual vêm somar-se às da vida corpórea, que são consequentes às imperfeições do homem, às suas paixões, ao mau uso das suas faculdades e à expiação de faltas presentes e passadas. É na vida corpórea que o Espírito repara o mal praticado em existências anteriores, pondo em prática resoluções tomadas na vida espiritual.” (KARDEC, Allan. O céu e o Inferno. Cap. VII, Código penal da vida futura, item 31).
-Dor-expiação - encarnações passadas:
É cármica, de restauração, é libertação de carga que nos entrava a caminhada; estão associados o remorso, o arrependimento, o sentimento de culpa. Passageira, nunca perene.
Dor-evolução:
Está associada ao esforço e a resistência ao meio hostil. Atua de fora para dentro, aprimorando o ser, sem a qual não existiria progresso. tem existência permanente, embora variável segundo as experiências vividas pelo espírito. Ela acompanha o desenvolvimento, é sua indicação, é sinal de dinamização, inevitável manifestação de crescimento.
Dor-Auxílio
São as prolongadas e dolorosas enfermidades no envoltório físico, seja para evitar-nos a queda no abismo da criminalidade, seja, mais freqüentemente, para o serviço preparatório da desencarnação, a fim de que não sejamos colhidos por surpresas arrasadoras, na transição para a morte. O enfarte, a trombose, a hemiplegia, o câncer penosamente suportado, a senilidade prematura e outras calamidades da vida orgânica.
É nosso dever buscar o processo da "cura" de nossas mazelas emocionais e espirituais, através do aprendizado, da reflexão que as experiências nos proporcionam para o nosso amadurecimento espiritual, adquirindo bons hábitos que impactem positivamente em nossas vidas.
Saibamos compreender e superar nossas aflições, através da resignação, disciplina, bom ânimo e bons pensamentos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário