terça-feira, 9 de abril de 2024

 PIRÂMIDE GLASSER

“O ser humano é um aprendiz nato, mas, para aprender, é preciso querer: o aprendizado deve se dar de dentro para fora.”
Pirâmide de Aprendizagem – um método que relaciona o grau de aprendizado ao meio utilizado para aprender, sendo que a retenção desse conhecimento também depende diretamente da participação e do comprometimento do discente. Ou seja, aprender não é decorar ou simplesmente memorizar; é experienciar, fazer parte, praticar.
O conceito foi difundido por William Glasser, psiquiatra norte-americano que estudava a saúde mental, o comportamento humano e a educação. Suas pesquisas trouxeram uma mudança na visão do ensino, ao induzir mais autonomia ao estudante.
Para a pirâmide de Glasser, os níveis de aprendizagem estão relacionados à absorção de conteúdo.
Isso é, quanto mais o estudante se envolve com determinado tema, mais aprende efetivamente sobre ele. E os benefícios da aplicação do método vão além da assimilação de conteúdo: contribui para o desenvolvimento da autonomia e ainda estimula habilidades socioemocionais.
Pode ser uma imagem de texto que diz "APRENDIZADO PASSIVO 10% Ler 20% Escutar 30% Ver 50% Ver e escutar 70% APRENDIZADO ATIVO Discutir 80% Praticar 90% Ensinar a outros"
Todas as reações:
Shirleide Maria, Roberto Zirpoli Sobral e outras 4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário