terça-feira, 15 de setembro de 2015

Por todo o tempo que as pessoas passam preocupadas com a sua forma física e saúde, quando se trata de aprofundar a questão, a saúde mental vem à baila e separa o trigo do joio. Particularmente para os empreendedores, existem inúmeros artigos que falam sobre a caraterística crítica, a força mental é preponderante – tenacidade, otimismo e a capacidade de reagir à falha.
Também podemos definir boas e más práticas sobre este tema, identificando as coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem. Amy Morin, psicoterapeuta e assistente social, listou um conjunto de pensamentos sobre o que não fazer para manter a sua saúde mental.

1. Perder tempo a sentir pena de si mesmo.

As pessoas mentalmente fortes não lutam nem perdem tempo com pena sobre as suas circunstâncias ou más decisões. Elas aprenderam a assumir a responsabilidade das suas acções e resultados, aplicando uma dose forte compreensão sobre o facto de que muitas vezes a vida não é justa. São pessoas capazes de emergir de situações difíceis com auto-consciência e gratidão pelas lições aprendidas. Quando a situação acaba mal, eles respondem com um simples next!

2. Desperdiçar o seu poder.

As pessoas mentalmente fortes evitam dar aos outros o poder de fazê-las sentirem-se inferiores. Elas interiorizam que estão no controlo das suas acções e emoções. Têm consciência que a sua força está na sua capacidade de gerir a forma como respondem.

3. Ter medo da mudança.

Se pretende ser mentalmente forte então tem que abraçar a mudança e dar as boas-vindas ao desafio. O seu maior medo, caso tenha algum, pode torná-lo complacente e estagnado. Um ambiente de mudança e mesmo de incerteza dá a energia necessária a uma pessoa mentalmente forte para conseguir fazer mais e melhor.

4. Desperdiçar energia em coisas que não podemos controlar.

As pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) sobre o trânsito, bagagem perdida num voo, ou sobre as outras pessoas. Elas reconhecem que esses factores estão, geralmente, fora do seu controlo. Numa situação aborrecida, a única coisa que podem controlar é a sua resposta e atitude. Tanto uma como a outra estão sobre controlo.

5. Preocupar-se em agradar aos outros.

Quantas pessoas conhece que se comportam para agradar? Ou, pelo contrário, conhece alguma pessoa que sai da sua maneira de ser para não agradar aos outros com o objectivo de reforçar uma imagem de força? Nenhuma dessas posições é boa. Uma pessoa mentalmente forte esforça-se para ser bondosa e justa e agradar aos outros quando necessário, mas não tem medo de falar. Elas lidam bem com a possibilidade de alguém ficar chateado.

6. Temer riscos calculados.

Uma pessoa mentalmente forte está disposta a assumir riscos calculados. Os riscos calculados são uma coisa bem diferente do que saltar de cabeça para riscos sem cabimento. Mas com força mental, cada indivíduo consegue pesar por completo os riscos e os benefícios, e vai avaliar em pleno as potenciais desvantagens. Até mesmo os piores cenários são avaliados antes de tomar uma atitude.

7. Debruçar-se sobre o passado.

Existe uma força encoberta sempre que reconhece o passado e especialmente em reconhecer as coisas que aprendeu com acontecimentos anteriores. Porém, uma pessoa mentalmente forte é capaz de evitar o afogamento da sua energia mental em decepções do passado ou fantasias dos “dias de glória” que já lá vão. Elas investem a maior parte da sua energia na criação de um presente e futuro melhor.

8. Cometer os mesmos erros repetidamente.

Todos sabemos a definição de insanidade, certo? É quando tomamos as mesmas acções vezes sem conta à espera de obtermos um resultado diferente e melhor do que os anteriores. Uma pessoa mentalmente forte assume total responsabilidade pelo comportamento passado e está disposta a aprender com os erros. A pesquisa mostra que a capacidade de ser auto-reflectivo de forma precisa e produtiva é uma das grandes forças dos executivos e empreendedores  extremamente bem-sucedidos.
9. Ressentir o sucesso das outras pessoas.
É preciso ter força e carácter para sentir alegria genuína e emoção perante o sucesso dos outros. As pessoas mentalmente fortes têm essa capacidade. Elas não ficam com ciúmes ou ressentidos quando os outros têm sucesso. Estão dispostos a trabalhar duro para obter as suas próprias oportunidades de sucesso.

10. Desistir após a falha.

Cada fracasso é uma oportunidade para melhorar. Mesmo os melhores estão dispostos a admitir que os seus esforços iniciais trouxeram a falha. As pessoas mentalmente fortes estão dispostas a falhar, falhar de novo e de novo, se necessário, desde que a experiência de aprendizagem de cada “fracasso” a leve para mais perto dos seus objectivos finais.

11. Temer o tempo passado sozinho.

O tempo a sós deve ser desfrutado e valorizado. As pessoas mentalmente fortes usam o seu tempo a sós para reflectir, planear e produzir. Mais importante, elas não dependem dos outros para sustentar a sua felicidade e humor. São pessoas que vivem felizes com os outros mas também sentem a felicidade quando estão sozinhas.

12. Sentir que o mundo lhes deve alguma coisa.

Especialmente no estado da economia actual, a maioria das pessoas está a ganhar a percepção de que o mundo lhes deve um salário, benefícios e uma vida confortável, independentemente da sua preparação. As pessoas mentalmente fortes entram no mundo preparados para trabalhar e ter sucesso segundo o seu mérito.

13. Esperar resultados imediatos.

As pessoas mentalmente fortes sabem que o sucesso é um processo longo, seja aprender, uma dieta ou começar um negócio. Elas sabem que os resultados não são imediatos. Aplicam a sua energia e tempo em grande dose, celebrando cada etapa e incrementado o sentido de sucesso pelo caminho. Têm o poder da permanência e percebem que as mudanças genuínas levam tempo.
Você tem força mental? Existem elementos nesta lista sobre os quais precisa de trabalhar mais? Eu próprio gostaria de reforçar as minhas habilidades. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário