quinta-feira, 10 de março de 2016

Quais serão as conseqüências?




Os cientistas que estudam o clima alertam que as mudanças climáticas terão graves conseqüências para a vida na Terra. Por isso tanta preocupação e tanto debate em torno do tema.
Mesmo que paremos agora de queimar florestas, derrubar árvores e usar combustíveis fósseis, o clima da Terra irá mudar de forma mais radical do que gostaríamos. Isso porque ainda vamos sofrer as conseqüências dos abusos já feitos ao meio ambiente.
O gás carbônico, um dos principais gases de efeito estufa, fica retido na atmosfera por pelo menos 100 anos. Parte dele pode permanecer por lá até cinco milênios! Mesmo se não emitíssemos mais um grama sequer de gás carbônico, a proporção atual desse gás na atmosfera ainda afetaria o clima da Terra por muito tempo.
Por mais que seja difícil prever quais serão as conseqüências do aquecimento global e de outras mudanças climáticas, os cientistas já têm algumas pistas do que poderá ocorrer nos próximos 100 anos.
Chuvas
Enquanto algumas regiões devem sofrer com o excesso de chuvas, outras poderão sofrer com a falta dela.





Conseqüência: Haverá menos água potável para o consumo humano, principalmente em regiões secas. Cientistas estimam que cerca de três bilhões de pessoas irão sofrer com a escassez de água. O norte da África, o sul da Ásia e o Oriente Médio devem ser os lugares mais afetados.
Nível do mar
O nível do mar vai subir. Primeiro, porque a água vai se expandir e ocupar mais espaço, por causa do aumento da temperatura global.
Segundo, porque o gelo e as geleiras dos lugares mais frios do planeta, como a Groenlândia e a Antártica, já estão derretendo e se misturando ao mar.





Conseqüência: Algumas cidades e pequenos estados localizados em regiões baixas ou litorâneas poderão desaparecer. Isso colocaria em risco a vida de milhões de pessoas.


Agricultura

O aumento das temperaturas e a redução das chuvas devem diminuir a produção de cereais na África, no Oriente Médio e na Índia.
Conseqüência: Se isso acontecer, a economia e a oferta de alimentos nessas regiões serão fortemente abaladas.


Doenças

O aumento das temperaturas poderá aumentar também a incidência de doenças típicas de países em desenvolvimento, como a malária e a dengue, enfermidades já preocupantes no Brasil.
Conseqüência: Milhões de pessoas poderão contrair malária. O número de casos já está aumentando na China e na Ásia Central.


Florestas tropicais

Temperaturas mais altas e menos chuvas podem levar à extinção de grandes áreas de florestas tropicais no Brasil e no sul da África.
Conseqüência: Isto agravaria ainda mais as mudanças no clima, já que as florestas atuam como importantes "seqüestradoras" de gás carbônico, retirando esse gás da atmosfera para fazer a fotossíntese.


Biodiversidade

Os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta são difíceis de serem previstos.
Conseqüência: Os ecossistemas da Terra são muito delicados. Qualquer mudança, por menor que seja, pode ser devastadora. Muitas espécies de plantas e de animais se adaptariam ou mudariam com a alteração do clima, mas muitas simplesmente desapareceriam.


Desastres naturais

As mudanças no clima da Terra poderão tornar as catástrofes naturais, como ciclones e enchentes, cada vez mais freqüentes e mais intensas.
Conseqüência: As vidas de milhões de pessoas estarão em risco.

O que é clima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário