sexta-feira, 1 de julho de 2016


Com que objetivo compartilhamos informações nas redes sociais?

Venho refletindo sobre os motivos que nos levam a compartilhar informações nas redes sociais. A excessiva exposição de situações particulares/íntimas é realizada com que finalidade? Será que não estaríamos vivenciando um grande Big Brother, compartilhando informações que são de fórum íntimo. A quem interessa  ver qual o restaurante que estamos frequentando, a hora que estamos indo dormir, se estamos ou não aborrecidos, o carro e a casa que temos, as roupas e sapatos que estamos comprando?
 
Estamos vivendo numa sociedade de aparência? Aparentamos uma felicidade que não sentimos?
As redes sociais deveriam ser utilizadas para o compartilhamento de informações que sejam úteis, que auxiliem a melhorar a vida das pessoas. Assim, tornam-se um fantástico instrumento de interação e compartilhamento em "rede".
 
A internet facilitou o acesso às informações, o que antes era privilégio de poucos e podemos falar da era virtual vivenciada naturalmente por milhões de criaturas que participam de redes sociais.
 
A revolução tecnológica concentrada na informação está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado. Economias por todo o mundo passaram a manter interdependência global, apresentando uma nova forma de relação entre a economia, o Estado e a sociedade. Nunca se falou tanto em "ética" como na atualidade. E no entanto, observo  rotineiramente a falta de ética em comentários e postagens que são publicizadas com um objetivo contrário ao da "generosidade". Salientando ainda que a quantidade de seguidores numa rede social não significa "amigos" que solidificaram a amizade nos princípios de confiança e amizada recíproca.
 
Gostaria ainda de acrescentar que fazer uso de informações é uma forma de poder que requer sabedoria e sobretudo generosidade, no sentido sempre de auxiliar aqueles que possam ter acesso à essa informações disponibilizadas. Neste sentido, quando bem utilizadas as informações, revelarão os principios morais daqueles que as utilizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário