quarta-feira, 1 de julho de 2020






Formação e Certificação Empreendedor Inabalável - SBC

Veja a seguir dicas para transformar ou criar o seu negócio em meio a um cenário como esse:
1 – Antecipe necessidades
Crises trazem mudanças que, por sua vez, geram novas necessidades e transformam os hábitos das pessoas. Dessa forma, procure pensar nos efeitos gerados pela crise atual em relação a isso. Daí surgirão várias ideias para iniciar ou transformar o seu negócio. O AirBnb, por exemplo, foi criado em meio à recessão de 2008, oferecendo uma oportunidade de renda para pessoas que tinham um imóvel ou um cômodo disponível para alugar por curtos períodos.
2 – Considere as ferramentas que possui
É preciso fazer um paralelo entre as ideias obtidas no passo anterior com as ferramentas que você tem em mãos. Ainda citando o caso da Nutella, Pietro Ferrero, ao desenvolver um novo doce, percebeu que não tinha cacau suficiente, mas que poderia complementar a receita com avelã. Isso faz toda diferença em meio a uma crise, pensar além em vez de desistir por não possuir as condições perfeitas.
3 – Tenha a inovação como objetivo
Evite querer abrir um negócio mais do mesmo, já existem muitos iguais por aí. Contudo, isso não significa que precise criar algo totalmente novo, basta que encontre uma forma inovadora de oferecer algum produto ou serviço que já exista. O Uber é um bom exemplo disso, pegou a ideia dos táxis que já existia, mas inovou ao permitir que qualquer pessoa que tivesse um carro pudesse trabalhar e ao oferecer aos clientes a facilidade de solicitar um motorista e fazer o pagamento através de um aplicativo.
4 – Estude o mercado no qual pretende ingressar
Não dá para se aventurar sem conhecer o terreno no qual pretende pisar, é preciso pesquisar muito para se preparar e verificar se é realmente esse o mercado certo para você. Procure por empresas que ofereçam algo similar, entenda o que os consumidores acham disso, peça a opinião de pessoas próximas sobre sua ideia. Quanto mais informações tiver, mais preparado estará para colocar as ideias em prática.
5 – Analise o público-alvo
Assim como o mercado, é preciso também analisar o público-alvo, entender o que ele busca e precisa. Isso é necessário tanto para desenvolver os produtos ou serviços, quanto para definir as formas de atendimento e a comunicação do negócio. Esse último é uma parte muito importante, porque envolve como será feita a divulgação para que as pessoas conheçam a empresa e se interessem pelo que ela tem a oferecer.
6 – Faça tudo com o menor custo possível
Se o momento é de crise, não é hora para realizar grandes investimentos. O melhor a fazer é evitar se comprometer com custos fixos, como aluguel e funcionários, realizando em casa e com a ajuda de sócios e familiares tudo o que for possível. Então, conforme o negócio for crescendo e tiver mais conhecimento sobre o público e o mercado, poderá se comprometer com essas despesas.
7 – Realize testes para fazer os ajustes necessários
Um conceito que tem se tornado bastante popular no meio empresarial e que faz muito sentido em um cenário de crise é o “lean startup”. Consiste em desenvolver o negócio realizando testes rapidamente, sem esperar que o produto ou serviço esteja perfeito. Assim, fica mais fácil realizar os ajustes que forem se mostrando necessários de forma otimizada, baseado nas respostas dadas pelos consumidores.
Com inovação e planejamento é possível empreender em tempos de crise e criar um negócio de valor, que te ajude a alcançar seus objetivos e ofereça benefícios para a sociedade.

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