quarta-feira, 1 de julho de 2020



Formação em Inteligência Emocional - PLEXUS INSTITUTO

AULA 2 - DOMINAR

Como pensamos o mundo - Emoção. quando a gente muda a interpretação, o significado, ampliamos as escolhas que temos para observar aquela situação. Eventos traumáticos são impossíveis de serem removidos de sua memória. o registro permanece. Retira a forma emocional, a ligação emocional que há no registro ressignificação e reestruturação da mente. Tudo que aconteceu na tua vida te trouxe até aqui.o passado existe para aprender com ele. Não brigue com o passado. o que passou passou, é ato, a gente muda as nossas percepções do que aconteceu e as emoções do que aconteceu.

Pilar da Autoconsciência - para desenvolver a inteligência Emociona é necessário conhecer a si mesmo. Muitas vezes você precisa de apoio.

Olhar para dentro para identificar onde estão os pontos cegos.Avaliação de perfis comportamentais ajuda muito - MBTI, DISC, PROFILE.
.MBTI foi desenvolvido na pós 1a. Guerra Mundial - 16 tipos psicológicos. O DISC trabalha com 4  compartimentos. 
Todos nós temos pontos de melhoria. Nós não somos donos da verdade, isso facilita o entendimento da relação. Desenvolvimento Pessoal não aprendemos na escola.

PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

.Autoconhecimento
.Eu me Gerencio
.Motivação
.Conhecer Pessoas
.Influenciar e Liderar Pessoas

Paradigmas são coisas que aprendemos ao longo de nossa vida, tomamos como uma verdade sem checar e verificar de onde veio, sem questionar a fonte. Uma crença é um exemplo de um paradigma. A crença fortalecedora que me impulsiona, passamos a acreditar na fala, no pensamento. Muitas coisas que ouvimos foram distorcidas ao longo da humanidade. 
Paradigmas começam com um fato, uma experiência que alguém vivenciou e isso vai sendo passado de geração em geração.Quantos paradigmas temos e não questionamos.

O que expectativa tem a ver com Felicidade. Expectativa é tudo aquilo que antecipo no presente sobre algo que espero que aconteça no futuro. Expectativas depois de um tempo se transformam em exigências - coisas que tem de acontecer ou que não tem de acontecer. As exigências são alimentadas inconscientemente pelo nosso diálogo interno (PNL).Como temos de ajustar o nosso diálogo interno? Temos como equalizar o nosso diálogo interno. Toda expectativa se transforma em uma crença irracional - coisas que crio na minha mente de forma irreal pelo simples fato de não estar no meu controle. Por mais que planeje tudo na minha vida, coisas acontecem que fogem ao nosso controle. 

- Exigências que crio sobre mim mesmo - tenho que ser uma pessoa de sucesso, tenho que dar conta dos meus compromissos tenho que... É diferente de quando você diz eu escolho....; eu preciso; 
- Exigências sobre as pessoas - as pessoas tem que dar bom dia quando passam por mim, as pessoas precisam cumprir suas tarefas no prazo - meta; 
- Exigências sobre o mundo - sobre a economia - a minha vida tem que ser fácil, o governo tem que cuidar bem dos cidadãos ...

Tudo que esperamos que aconteça, caso não aconteça, afeta o nosso estado emocional. As adversidades interrompem nas coisas que desejamos que aconteçam, quando elas ocorrem e interrompem, pagamos o preço emocional. Todas as vezes que uma criança pede uma coisa e o responsável entrega imediatamente o que é pedido, está reduzindo os limites de tolerância da criança. Quanto mais faz as coisas para os filhos no tempo que eles pedem maior a incapacidade de esperar, de receber o não. Criar seres humanos menos tolerantes com as frustrações e adversidades da vida. Muitos dos nossos jovens não estão sabendo lidar com as suas angústias, a inabilidade emocional é muito grande. Saber dar o não faz parte da educação emocional. Uma expectativa do seu pai pode ter gerado a sua crença de hoje. 

Qual o segredo da Gestão de Emoções?

.Controle das Expectativas- se as expectativas forem altas e a realidade baixa chamamos de emoção negativa - diferença entre a realidade objetiva - como eu crio a realidade subjetiva (raiva, tristeza, decepção, decepção) - as coisas não aconteceram como eu tinha esperado. O caráter pedagógico da tristeza por exemplo é o autocuidado - voltando a atenção para dentro de si. É preciso dosar e mapear a tristeza. às vezes podemos não fazer sozinhos a gestão da emoção. .Existem caminhos para isso - Diferença entre a realidade e a expectativa que criei é a emoção negativa.
.Emoção Positiva - expectativas baixas diante de respostas altas que acontecem.
Excessos de expectativas geram emoções negativas - eu me conheço, eu me gerencio.

Como lidar com Emoções Negativas?
Se tem uma escala de expectativa de 0 a 10, qual a quantidade de expectativa vai fazer com que você não pague um preço emocional caso ele não aconteça de fato. É preciso saber dosar. O excesso de expectativa pode me tornar uma pessoa ansiosa? Sim. O meu diálogo interno começa a exigir que aconteça como idealizei. Existe uma multidão de pessoas se tornando depressivas por conta disso. Experiência de Marshmellow (Daniel Golleman).
Uma das maiores habilidades  do Inteligente Emocional é protelar gratificação - para eu chegar ao resultado esperado tenho que pagar um preço. Não espere gratificação imediata. A pessoa está disposta a pagar o preço para atingir seu objetivo.
A energia da alegria é expansão.

O Grande Paradigma das Emoções:

A emoção é um sinal de que algo não vai bem. Você criou uma expectativa na sua mente e isso não se concretizou. Estado emocional limitante e aquilo não se realiza, a emoção vai vir à tona. O que fazemos com as emoções: Ignoramos, negamos ou suprimimos. O grande lance pare resolver um estado limitante é aceitar a emoção. - ACEITA QUE DÓI MENOS. A emoção faz parte de você. Somatização - ignorar demais a emoção - dor de cabeça... Depois evolui para uma doença psicossomática. Você conseguir ser flexível com as coisas que acontecem na sua vida.
Para dissipar a emoção é reconhecer a mensagem, a emoção. Não existe emoção inútil, toda emoção é útil. Existem emoções que não queremos sentir. Se ressignificamos emoções, não importa a emoção se ela é útil. Converse com você mesma, olhe para a emoção e diga: o que tenho de aprender com você? O que tem na memória antiga que você precisa perdoar? Aceita, compreende, aprende.
Aprendemos a reprimir emoções desde crianças. Faz sentir, ao invés de reprimir.
Perdão é mais para você do que para o outro. O passado não muda, o que você pode fazer por você no presente? Nós temos resultados e aprender com eles.
Uma emoção recorrente - emoção que aparece com frequência na sua vida.

Você consegue entrar e sair da emoção? 

Escolher uma emoção desconfortável com nota máxima 5.O nosso cérebro constrói pensamentos em camadas. uma crença é uma das camadas de pensamentos do nosso cérebro. Camada da Permissão e a Camada da Decisão são 2 camadas de Pensamentos.  Qdo. dou permissão para sentir isto estou reestruturando a minha experiência mental. 
.Neurosemântica - neuro - respeito a fisiologia. Semântica -significados. O Controle da emoção é possível!!!!!
Nós construímos significados sobre tudo na vida. A vida é neutra do lado de fora, o significado de bom ou de ruim quem dá somos nós! Nós vivemos numa matriz de pensamentos. O mundo é neutro, nós é que damos significados.

Quatro habilidades Pessoais:

. Privados - Pensar  (eu uso e outras pessoas não tem condições de saber) - como construo significados e faço uso dos pensamentos. Ele é a causa do que eu sinto.Tenho controle sobre o que eu penso e consequentemente sobre o que eu penso). Ninguém vê o que eu penso e o que eu sinto. o que se vê é o comportamento.
                 -  Sentir - Emocionar-se - você não vê o que o outro está sentindo.

,  Públicos - Falar - como você se comunica
                  - Agir- como você se comporta.

Ninguém tem o poder de interferir nestas 4 habilidades a não ser que você dê permissão.

Relação de Causa e Efeito - pressuponho que algo no mundo externo aconteceu e ativa uma reação de ofensa, deprimido, magoado, triste. Não existe mais isso. Se você tem esse sentimento porque foi fulano que fez isso com você, você se deu permissão para sentir o que está sentindo. Você pode se dar permissão para reverter este quadro - ressignificação - PNL - através da minha linguagem delimito um tempo para que essa situação mude. Marque data para resolver suas pendências emocionais.Habilidade para saber lidar com as emoções.
No mundo externo o que temos é o tom de voz, se me atinge está relacionado com a minha escolha de sentir o que quero sentir sobre isso.Isso começa na primeira infância - o desenvolvimento da vitimização aprendida.Se aprendemos podemos desaprender essa vitimização aprendida. Augusto Cury chama de Coitadismo. Você vai reagir com o que você escolher reagir.

Neurosemântica - 
Victor Franklin - as pessoas que toleravam melhor as perseguições e torturas eram as que tinhas um objetivo determinado no campo de concentração. Ele decidiu não reter mágoa ou emoções negativas dentro dele, não eram as pessoas que iriam determinar o que ele iria sentir. "Eles podem fazer o que quiserem com o meu corpo, mas na minha alma sou eu que vou decidir o que fazer". Dependendo da qualidade das emoções que você sente afeta a sua imunidade. Determinou-sema ter um propósito: sair da concentração e ensinar às pessoas. Quando você tem um grande porquê você consegue lidar com o como.

A linha de responsabilidade que nós temos diz respeito aos 4 Poderes Pessoais:
As pessoas tem direito de não fazer bom uso dos 4 poderes pessoais.Você que já aprendeu não. Não se coloque na posição de vítima - exercício diário de construção. É preciso colocar em prática. As pessoas mais resilientes desenvolveram essa habilidade, não nasceram assim. O que sentimos é uma escolha.

EU SOU RESPONSÁVEL PELOS MEUS 4 PODERES PESSOAIS:
.PENSAR, SENTIR, FALAR E AGIR

.EU ME CONHEÇO;
.EU ME GERENCIO

Depressão é um estado emocional e não doença do ponto de vista da PNL e Neurosemântica.

Resiliência - pessoas que tem habilidade de serem submetidas à estress e conseguem voltar à sua normalidade - entram e saem das suas emoções, bons relacionamentos. Tem capacidade de expor seus problemas. Saber expor seus problemas, conversar. Tem mais flexibilidade de ajustar rotas. Não são rígidas. O resiliente sente emoções mas faz bom uso dos 4 poderes pessoais. Livro: Antifrágil descreve a questão da Resiliência.
Antifrágil é o resiliente que não apenas suporta pressão, mas ele reergue-se, qdo. sofre pressão novamente ele evolui e torna-se mais forte porque aprendeu. Tem uma atitude generativa de evolução. Fica mais forte com cada desafio - protagonista de sua vida.

AULA 3 - CONECTAR

3o. Pilar:
Eu me Gerencio - eu me motivo

Motivação é intrínseca - é de dentro para fora. Pode ser estimulada em mim mesma, posso estimular nas pessoas oferecendo informações para elas, fazendo perguntas corretas ... Eu não vou causar a motivação no outro, vou facilitar o processo de ativação da motivação do outro. O Colching é um agente de facilitação de mudança no outro. Não é uma relação de causa e efeito. As pessoas que tem Motivação tem paixão e desejo pelo alcance dos objetivos.

NINGUÉM CURA NINGUÉM. QUEM PROCESSA A CURA É O PRÓPRIO SUJEITO.
As patologias possui uma raíz emocional. O terapeuta não cura o cliente. Ele acolhe o cliente, apoia, adiciona informações para que o cliente processe a cura. O Colching  - possibilita ferramentas de mudança. A  mudança ocorre no cliente. Nós queremos empoderar o cliente numa relação de independência. 

.DOENÇA - Desequilíbrio interno.
.Reciprocidade existe. Sempre que faço algo pelo outro a reciprocidade está criada.
.Hidratação, exercício físico e bons pensamentos - saúde
Os limites de tolerância que a pessoa criou para persistir vão diminuindo à medida que nos sentimos cansados, considerando que aprendemos a desisti diante as dificuldades - padrão comportamental.
.Procrastinação pode ter algumas causas e para outras pessoas outras causas. uma das causas é o perfeccionismo. Ela tem uma série de justificativas para afirmar que não está suficiente. Procrastinação é um sintoma.
.Padrão comportamental é tudo aquilo que eu faço 2 ou mais vezes diante um mesmo estímulo externo.A probabilidade de sempre responder aquele estímulo da mesma maneira é enorme!

O que são valores?

São sensações que nós queremos obter mais na nossa vida. Ex.: Liberdade. Respeito. Cumplicidade. Amizade. Honestidade. Prosperidade. Perdão.
Segurança.Saúde.Prosperidade.Crescimento.Paciência.Sabedoria.Proteção.Aceitação.Relacionamento.

.Valor é tudo aquilo que é importante para mim. Eu atribuo importância. É um filtros cognitivos que estão na mente  para a tomada de decisões, nossas escolhas. Tudo aquilo que você decidiu, decide e decidirá na sua vida foi devido aos seus valores e crenças. Uma mínima decisão que você toma foi direcionada pelos seus valores. Nós somos guiados pelos nossos valores.Exemplo de valor - honestidade.Valores são a base de nossas ações.

.A cultura familiar pode influenciar nossos valores, o contexto religioso influencia fortemente os nossos valores, a tribo que frequentamos na nossa adolescência. Os pais precisam encontrar a medida certa em dar liberdade para os filhos socializarem para que tenham valores na medida certa. O excesso de um valor pode produzir sintomas uma emoção como MEDO. O Medo foi aprendido através dos pais. Nós crescemos e podemos fazer novas escolhas.

Os valores podem ser obtidos de maneiras diferentes.Existem outras formas de exercer a liderança sem ser no trabalho. Para tomar uma decisão é importante avaliar seus valores. Não existe certo ou errado no valor. A maioria das coisas que você valoriza é um valor. Quais são os cinco valores mais importantes para você? Os valores podem mudar dependendo da fase de vida que você se encontra.

SIMOM SINEK - as pessoas não compram o que você faz, elas compram o  porquê você faz. As pessoas de sucesso tem um padrão de discurso.Nessa decodificação que ele fez, desenhou um esquema circulo dourado:

POR QUÊ? - PROPÓSITO - POR QUÊ VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ?
PROCESSO - COMO - 
ATIVIDADE - O QUE

.LIBERDADE FINANCEIRA - escolher comprar o que quer
.LIBERDADE DE TEMPO - escolher o tempo que você dedica às coisas
.LIBERDADE EMOCIONAL - escolher quais relacionamentos você quer ter
.LIBERDADE GEOGRÁFICA escolher os lugares que você quer frequentar

Pelo quê você acorda?

PROPÓSITO
.Qual é a sua intenção em fazer isso - Propósito
Hoje em dia fala-se muito em TDAH, o que existe é Déficit de Intenção - o professor não consegue expressar o por quê daquilo que ele está aprendendo.

Como construir um Propósito?
Qual é o valor daquilo? Qual o benefício? Nem sempre o que determinamos fazer é motivador suficiente para eu fazer. Preciso criar esse atrativo. Eu preciso subir níveis de propósitos.

MATRIZ DE INTENCIONALIDADES

Quero emagrecer:
Por quê você quer emagrecer? Por que quero voltar a caber nas roupas.
Por quê é importante voltar a caber nas roupas? R- Para ter elegância. Por que é importante ter elegância? R- Para ter mais autoconfiança. Por que autoconfiança é importante para você? Porque vou ter realização...
Por quê é importante para você obter isto? O que você ganha quando obtém isto?
VALOR - VALOR - VALOR

COMO CRIAR EMPATIA COM O OUTRO?
Como  é bom estarmos com alguém que nos entende. Você vai saber fazer conexão e saber sair dessa conexão. Conexão com a mente inconsciente do outro - sincronicidade.

- O que é um rótulo? Quando atribuo uma etiqueta a uma pessoa, deixo de me relacionar com a pessoa e passo a me relacionar com o rótulo. O rótulo é um julgamento. Rótulo é um invólucro hermeticamente fechado que impede de me relacionar com a pessoa. Você não enxerga a pessoa, você enxerga o rótulo. As pessoas são muito mais do que os comportamentos delas. Os rótulos impedem de enxergar a pessoa. Você é do tipo de pessoa que atrai pessoas ou você é do tipo de pessoa que repele as pessoas? Não sei por que mas ficar perto de fulano me suga as energias, não fico bem. Mentes que estão conversando. Se você cria na sua mente uma representação negativa do outro, dá para perceber que o sorriso é falso! Quando rotulamos as pessoas nós afastamos as pessoas. É o mesmo do preconceito. Rótulos se tornam uma grande barreira de me aproximar das pessoas. Enxergue a essência da pessoa. Como você se conecta com uma pessoa que você considera negativa? Observe essa pessoa sob outros ângulos, converse com os ângulos positivos das pessoas. Tudo que vivenciamos na nossa vida nós vivenciamos através das palavras, comportamentos, atitudes. Comportamento e emoção sempre serão sintomas de como nós representamos na vida. Rótulos são feitos de produtos e não para pessoas.

.Duplo Vínculo - é uma situação se fizer perco, se não fizer perco.
Um fenômeno do relacionamento que acontece e as pessoas não tem noção que acontece - Conceito de Duplo Vínculo - uma pessoa que tem de ler muito e não sabe por onde começar - ele caracteriza um vício cibernético -não reagir é uma reação . Ausência de respostas para muitas coisas que você está vivendo na sua vida pode ser Duplo Vínculo.Um lado alimenta outro lado. É preciso romper com esse ciclo. Quando recebemos um estímulo produzimos resposta - modelo cibernético da comunicação. Nosso cérebro funciona de forma cibernética. Atitude diferente muda o ciclo.
Em qualquer situação de conflito você é responsável por 50% da solução.

Qual a pergunta que resolve conflitos? 
O que eu posso fazer com os meus 50% que quando eu fizer vai fazer com que mude a resposta comportamental, o ciclo viciado que se formou? Se não der certo paciência. É dar tempo para  que a outra pessoa tenha entendimento. É preciso fazer algo diferente para quebrar o padrão. Perceba como é sua comunicação, o seu comportamento, o que você consegue fazer para quebrar o padrão?

Nós precisamos de pessoas. Precisaremos limpar os caminhos dos relacionamentos.

Uma estratégia para se conectar com as pessoas?
.Validar -  é para criar conexão - isso que você está sentindo agora não deve ser nada fácil.Pior coisa é ignorar o sentimento da pessoa. Existem pessoas que tem um padrão de vitimização muito forte - isso foi aprendido.Reconhecer não é incentivar o sofrimento da pessoa. Isto é poderoso! Validação do sentimento do outro.
.Espelhar -  repetição sutil de movimentos -você vai colocar-se numa posição em que vai olhar o comportamento do outro e acompanhar os gestos e movimentos do outro. Vai repetir  sutilmente o comportamento do outro. Tudo isto não é uma mímica. A mente inconsciente da pessoa vai entender a sua conexão com ela (PNL)/RAPPORT, que é um fenômeno da comunicação.
.Manter contato ocular - Manter o contato ocular é importante!
.Sinalizar que está interessado - esteja presente, esteja inteiro.
.Habilidade de conexão está sendo esquecida.
.Habilidade de escuta estruturada está sendo esquecida. Qualidade de conexão nos relacionamentos - os melhores comunicadores.

AULA 4 - INFLUENCIAR

- GESTALT DE CONHECIMENTO - construção de sequência linear, utilizando da lógica. Tudo que você aprende leva para o próximo curso.
Nas sessões de Colching`s fazemos a escuta estruturada, a habilidade de fazer perguntas bem elaboradas.

.Influenciar é diferente de manipular. Influenciar quando posso inspirar a outra pessoa, quando posso liderar, ajudar a pessoa.Eu não estou tirando proveito da pessoa. Para refazer a conexão dá trabalho. A mente inconsciente é um soldado de plantão, nos protege.

DIAGRAMA DA INFLUÊNCIA:

.ASSERTIVIDADE - Ponto de Equilíbrio entre a  Agressividade e Passividade
.COOPERAÇÃO - quanto utiliza na habilidade de Cooperação
.Um grupo de pessoas só é considerada equipe quando possui propósito em comum. Missão, Visão e Valores são voltados para o Cliente. líderes demanda um esforço enorme, pensam na Missão da Empresa. O líder que inspirar para fazer o liderado pensar no Propósito. Precisam estar alinhados no mesmo Propósito. Inspirar e influenciar pessoas a seguirem um Propósito. Haverá cooperação porque as pessoas recebem para produzir. O mercado vai selecionar pessoas que tem Assertividade e Cooperação.
.ABSTENÇÃO - a pessoa se afasta da ajuda
.ACOMODAÇÃO - a pessoa desiste das suas ideias - zona de conforto. Pode ser por crença, por medo...
.COMPETIÇÃO - usa manipulação para vencer, para atingir os objetivos
.COLABORAÇÃO - usa a influência para ajudar as pessoas. A relação é ganha-ganha

Justificativas perpetuam a mediocridade.
Não existe auto-sabotagem (quem tem mente saudável). Nós saímos de casa para dar certo. É preciso eliminar os gatilhos dos padrões comportamentais diante do mesmo estímulo externo. Temos que aprender a desfazer esses gatilhos. Se está na zona de conforto está faltando Propósito.
.As generalizações - jamais, sempre, nunca, nada dá certo, tudo dá errado
.Fala distorcida - meu namorado não me liga, ele não me ama. A informação que o outro passa para você é menor do que está acontecendo

Perguntas Estruturadas
De que maneira? Quando?
O que? Quem? Quando? Onde? Como? Não usamos "Porque" para investigar.

Pergunta Aberta - OUVIR - OUVIR E RESUMIR - PERGUNTA FECHADA - nós seres humanos queremos simplificar a comunicação.

10 PASSOS PARA TER SUCESSO COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

- SABER LER AS  PESSOAS - captam as informações através dos seus canais visual, auditivo, olfativo, paladar/gustativo e tato - a PNL reúne no canal cinestésico. As pessoas agem preferencialmente com um desses canais.O cinestésico vivencia mais o emocional. Quais são as suas preferências e a dos outros?
- CONHECER OS MICRO SINAIS - saber em qual canal a pessoa está se comunicando.Perceber as nuances da face da pessoa, a sutileza do olhar.
- GERAR CONEXÃO - quadrantes da colaboração, como utilizar perguntas, validação
- TER UM PLANEJAMENTO DE VIDA ESTRUTURADO - descubra o seu porquê. É o Propósito, é a intencionalidade.
- DOMINAR OS GATILHOS EMOCIONAIS - conhecer quais os botões que te empoderam, te trazem alegria, motivação dos recursos internos e quais são os botões que disparam sensações ruins.Quais os gatilhos que te atingem?O que dispara essa minha resposta automática?
-FLEXIBILIDADE PARA LIDAR COM CONFLITOS - é fundamental fazer uma lista dos conflitos que aconteceram na sua vida.Se tem somente uma solução para resolver uma coisa você tem um problema. Se tem duas soluções você tem um dilema. Qdo. tem três soluções para resolver um problema você tem variabilidade. A falta de flexibilidade dificulta.
-TRANSFORMAR MEDO EM DETERMINAÇÃO - quantidade de pessoas que relatam o número de oportunidades que perderam por falta de certeza. o medo interfere no poder da decisão.Somos muito mais fortes do que pensamos.Quais são os medos que dirigem a sua vida e como enfrentá-los!
- TER DOMÍNIO DA LINGUAGEM - a linguagem possui uma estrutura, quando você aprende ouvi a comunicação das pessoas você consegue compreendê-las.Para fazer boas perguntas você precisa ouví-las. Perceba as palavras com o que as pessoas mais repetem na comunicação.
- EDITAR O FILME DA SUA MENTE - o significado é a causa dos sintomas dos  nossos comportamentos.Você elimina traumas rapidamente.
- RECONHECER E MUDAR CRENÇAS - ter um método para mudar crenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário