quinta-feira, 16 de julho de 2020



O que são emoções e Sentimentos?



Entenda o "coração apaixonado", por Pedro Calabrez - Revista Pazes


Numa situação de ameaça, o cérebro inicia um processo do corpo que irá recrutar o corpo inteiro para uma série de mudanças. No cérebro hormônios e neurotransmissores irão secretar circuitarias para que você fique hipervigilante. O Cérebro fica hipersensível a qualquer coisa que seja negativa ao seu redor. Emoções são programas de ação coordenados pelo cérebro que gerenciam alterações em todo o corpo. Essas alterações são ações que podem ser mais complexas. São u jeito muito inteligente para que um ser vivo haja sem perder tempo. Emoção tem tudo a ver com ação, é automática, não temos controle evolutivo das emoções. Não conseguimos controlá-las. As emoções estão para garantir a nossa sobrevivência. A eficácia da emoção deriva do fato dela ser automática, fora do controle. Estão associadas a estímulos.Esses estímulos podem ser estímulos externos, assim como podem derivar de conteúdos mentais, ideias são capazes de provocar reações emocionais. Uma memória pode trazer uma reação emocional ao seu corpo. As emoções operam numa escala que vai do positivo ao negativo.

Escala de Valência positiva são aquelas que derivam da aproximação. Quando uma coisa nos alegra tendemos a nos aproximar.
Uma Escala de Valência negativa derivam no inclinam a comportamentos de afastamento, quando temos medo tendemos a comportamentos de afastamento como atacar ou fugir.

.As emoções são inconscientes, ocorrem abaixo da linha da nossa percepção. A emoção é automática. A partir do momento que você tomou consciência da emoção você passou por um outro processo do cérebro que chamamos de sentimento. O sentimento  da emoção, é a percepção consciente de um programa emocional. Essa percepção é parcial, você percebe partes destas alterações.

A primeira razão é neurofisiológica, são circuitos cerebrais diferentes para as emoções e sentimentos. Ocorrem alterações emocionais e você não tome consciência disso e elas não se tornam sentimento. Se por exemplo você ver a foto de uma pessoa que já amou ete machucou, a reação  emocional vai surgir – você fique mais fechado, mais agressivo, seu comportamento se altere. Emoções alteram comportamentos. Emoção permaneceu inconsciente durante todo o dia e depois o sentimento consciente. É possível que uma emoção não se torne sentimento, permaneça oculta, abaixo na nossa percepção. O sentimento é mais complexo porque ele é consciente, ele vai envolver suas memórias, o sentimento vai envolver as ideias e planejamentos para o futuro. O sentimento vai envolver a própria percepção que você tem de si própria, a sua identidade e sua personalidade. As emoções e sentimentos vão compor o SISTEMA AFETIVO. Compreendendo os seus próprios sentimentos e  emoções você consegue gerenciar melhor suas relações profissionais e sua vida como um todo – perspectiva da NEUROCIÊNCIA/ANTONIO DAMÁSIO.

Fonte: Pedro Calabrez


Nenhum comentário:

Postar um comentário