sexta-feira, 27 de novembro de 2020

 




ASSÉDIO MORAL
O Clima Organizacional deve refletir a atmosfera psicológica dos funcionários, cujo compartilhamento de informações e relações humanas fundamentadas em valores morais e éticos influenciam diretamente a motivação, a efetividade e o compromisso desses trabalhadores. Contudo, observa-se uma crescente degradação das relações de trabalho, havendo predominância pela impessoalidade e competição nas relações interpessoais.
Na pactuação de metas organizacionais nem sempre se leva em consideração a capacidade de produção de suas equipes. Embora o trabalhador seja o capital intelectual de uma Organização, ele é facilmente descartável, quando a própria Organização apropria-se de sua produção e rapidamente o substitui por um novo funcionário com remuneração mais baixa e lucrativa. Valores como lealdade, compromisso, solidariedade, fraternidade e humanidade são rapidamente substituídos pelos resultados alcançados e capacidade de competir. Porém, as habilidades técnicas e conceituais não são suficientes para que um gestor seja um verdadeiro líder.
Conceito de Assédio Moral:
“Toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...), que, por sua repetição ou sistematização, atente contra a dignidade ou a integridade psíquica/física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. (HIRIGOVEN, Marie-France:2000).
Características do Assédio Moral:
 Intenção de ocasionar um dano psíquico ou moral ao colega de trabalho;
 Intensidade da violência psicológica;
 Prolongamento no tempo;
 Conversão da conduta em patologia.
 A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares.
 Humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do Servidor de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental.
-Assédio Moral Organizacional:
O Propósito é atingir o trabalhador usando a estratégia organizacional de melhorar a produtividade e reforçar o controle, levando-o ao constrangimento.
-Consequências para a Organização (MTE,2013):
 Queda da produtividade e menor eficiência;
 Alteração na qualidade do serviço/produto e baixo índice de criatividade;
 Imagem negativa da empresa perante os consumidores mercado de trabalho;
 Troca constante de empregados implicando no acréscimo de despesas com rescisão, seleção e treinamento de pessoal;
 Ações trabalhistas decorrentes das rescisões, inclusive, com pedido de reparação de danos morais;
 Acidente de trabalho, dano aos equipamentos e doenças profissionais.
-Orientação à vítima:
 Resistir
 Anotar com detalhes todas as humilhações - dia,mês, ano, hora, local, nome do assediador e de colegas que testemunharam, conteúdo da conversa e mais algum detalhe que caracterize o ocorrido.
Encaminhar por escrito à chefia imediata ou superior hierárquica denúncia formalizada, desde que contenha provas comprovatórias.
Recorrer às Ouvidorias públicas ou privadas.

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