quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Trata-se do primeiro documento global que aborda os direitos que todos os humanos recebem como herança ao nascer. Em termos práticos, os governos e seus cidadãos prometem tomar medidas pra assegurar o reconhecimento e o cumprimento dos direitos humanos citados na declaração.
O documento foi fundamental para a formulação do estatuto da ONU, com o qual todos aos países devem concordar para se tornarem membros da organização. As definições de “liberdades fundamentais” e “direitos humanos” foram estabelecidas por meio da declaração universal de direitos humanos.
Adotada 66 anos atrás, a declaração continua sendo referência em direitos humanos até hoje (Reprodução/ONU).
Adotada 66 anos atrás, a declaração continua sendo referência em direitos humanos até hoje (Reprodução/ONU).
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, (…) a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações (…).

Nenhum comentário:

Postar um comentário