sexta-feira, 7 de outubro de 2016


NUNCA CONFUNDA FRANQUEZA COM SINCERIDADE

Por Isaias Costa

485122882.690x460

Lembro que tempos atrás estava ouvindo o professor e filósofo Mario Sergio Cortella na rádio CBN e ele falava sobre a diferença crucial que existe entre você ser franco e ser sincero. Muita gente confunde as duas posturas, mas elas são absolutamente diferentes e vou fazer uma breve reflexão inspirado no que ele disse. Não tenho o link para compartilhar porque não o encontrei.
 
Basicamente a diferença entre FRANQUEZA e SINCERIDADE está na forma como você fala. Ser franco é você falar tudo o que tem para falar, mesmo que seja a mais absoluta verdade, mas você muitas vezes não faz um bom filtro dessas palavras para não magoar as pessoas.
Ser sincero é você falar o que tem para falar, mas sendo cauteloso com as palavras, sendo comedido e observando com atenção quem vai ouvir essa mensagem.
Em outras palavras, ser sincero é muito superior a ser franco.
Eu gosto muito de conhecer as raízes das palavras e acho linda a raiz da palavra SINCERIDADE, que significa “sem cera”, ou seja, a cera é uma forma de esconder ou disfarçar algo que se queira mostrar para os outros. Então uma pessoa sincera é alguém que não veste uma máscara feita de cera! Não é interessante?
 
Vou dar um exemplo bobo para que você entenda como é bem melhor ser sincero do que franco.
Você tem um amigo ou amiga e não vê há um bom tempo e percebe que essa pessoa engordou. Conversando com essa pessoa, ela diz que está se achando gordo(a). Uma pessoa franca vai dizer assim: “Realmente! Parece que você está comendo amarrado(a)”, que é isso meu Deus!”. Uma pessoa sincera vai dizer assim: “Talvez você tenha engordado porque estava passando por um momento de muita ansiedade, mas basta balancear mais a alimentação e aumentar as atividades física que logo você vai perder uns quilos. Eu gosto de correr uns dias na semana, por que não vem comigo?”.
 
Então? Percebe a diferença? As duas pessoas confirmaram que o amigo ou amiga estava mais gordo(a), mas um foi franco e acabou sendo desrespeitoso e outro foi sincero e polido com as palavras e a forma de dizer.
Eu tenho exercitado o tempo todo essa linguagem mais polida porque sei que cada vez mais as pessoas estão cheias de feridas emocionais, estão sofrendo, estão traumatizadas, e nessa hora, ser franco muitas vezes só faz piorar as coisas.
Eu já fui muito franco e tive que levar umas “lapadas” da vida para aprender, como se diz popularmente!
 
Sabe quem são as pessoas que normalmente são mais francas? As pessoas IMPULSIVAS, elas falam sem pensar muito sobre o que vão dizer, sem ponderar as palavras, e acabam muitas vezes falando demais ou falando o que não deviam.
 
Se você é uma pessoa impulsiva, como sempre recomendo por aqui. Procure serenizar mais, procure silenciar mais os seus pensamentos através de alguma meditação. Garanto que vai lhe fazer muito bem…
 
Portanto! De agora em diante, procure ser mais sincero e menos franco. A franqueza é sim uma qualidade, desde que esteja acompanhada de muita ética e bom senso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário