terça-feira, 16 de junho de 2020





CRENÇAS/VALORES



Nenhuma descrição de foto disponível.



- Crenças são ideias estruturadas, conscientes ou não, bem como conceitos e pressupostos que fundamentam o que pensamos, sentimos e como agimos (ou estagnamos).

-Crença é a forma como cada ser enxerga o mundo, onde é projetada a imagem do que cada um acredita e que, a partir desse momento, se torna verdade única.

-A crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo.

-Crenças são construções mentais que desenvolvemos com base em nossa experiência, para nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos. Nossas crenças atuam como filtros, prestando atenção no que é importante e deixando para trás o que não é. Tudo o que as pessoas fazem é governado por seus sistemas de crenças e valores.

- As crenças e valores, então, sustentam nossa configuração mental, o que chamamos de mindset.

- Os valores determinam nossas decisões. A sua formação é originada na família, nos sete primeiros anos de vida do indivíduo e pode ser consolidada até a fase adulta. Além de poder acontecer também, por influência de outras pessoas relevantes, como amigos, parentes, primos, vizinhos etc.


- As nossas decisões e ações são totalmente impactadas por nossas crenças e valores.

- As crenças são suposições ou convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos. São conceitos, pressupostos, ideias e pensamentos nos quais acredita e impactam nossas vidas sem que tenhamos consciência disso.

Ø Nossas Crenças se tornam nossos pensamentos;
Ø Nossos pensamentos se tornam nossas palavras
Ø Nossas palavras se tornam nossos hábitos;
Ø Nossos hábitos se tornam nossos valores;
Ø Nossos valores se tornam nosso destino.

As crenças negativas e limitantes podem aparecer como:

-Ambivalência, confusão e incerteza
-Sentimentos de insegurança, baixa estima e autocrítica
-Conflitos internos de valores, virtudes e prioridades
-Hábitos que são difíceis de quebrar
-Crítica
-Paradas súbitas e distrações
-Dor ou sensações corporais
-Infelicidade, perda de produtividade e falta de inspiração
-Se prender a um trabalho, relacionamento ou padrão comportamental


Valores representam o grau de importância subjetivamente que atribuímos a pessoas, conceitos ou fatos.

- Valores representam o grau de importância subjetivamente que atribuímos a pessoas, conceitos ou fatos.

- As crenças e valores estão inter-relacionados e são incorporados mediante um processo de aprendizagem que ocorrem nas primeiras fases da vida, quando se aprende os modelos de conduta aceitáveis ou inaceitáveis.

- A formação dos valores, é originada na família, nos 7 primeiros anos de vida e consolidada até a fase adulta. Ocorre também influência de outras pessoas relevantes, como amigos, parentes, primos, vizinhos etc.

- Os valores são estruturados pelas crenças, porque estas são pressupostos (do aprendizado e experiências), à partir dos quais acreditamos que sejam os mais importantes princípios da vida.

- Esses princípios da vida, então, são absorvidos e amalgamados em nossas crenças, se tornando nossos valores pessoais.

·         Eu decido não prosseguir, porque acho que vão me criticar;
·         Acho que eu não conseguirei fazer isso;
·         Nunca empreendi, porque é muito arriscado;
·         O dia que eu tiver muito dinheiro, eu serei feliz;
·         Dinheiro é a raiz de todos os males;
·         Dinheiro é sujo;
·         Nessa vida, quem não tem amigos, morre pagão;
·         Eu acho que nunca serei feliz nessa vida.


Ø Eu nasci para impactar o mundo, positivamente – valor da contribuição;
Ø Acredito que o maior valor de todos, é o amor – valor do amor ao próximo;
Ø Creio que o mundo seria melhor se todos respeitassem as diferenças – valor do respeito;
Ø Se eu tiver segurança, conseguirei avançar para conquistar todas as outras coisas – valor da segurança e/ou estabilidade;
Ø Deus é maior do que tudo e Ele me proporciona coisas para vida, por isso, eu orarei todos os dias – valor da divino-dependência;
Ø Eu preciso ter estabilidade para ter paz e tranquilidade – valor da estabilidade;
Ø Preciso ter excelência em todo e qualquer trabalho e tarefa, para ser reconhecido – valor da excelência;
Ø Eu preciso sempre ganhar e se não acontecer, eu darei um jeito de ganhar na próxima vez – valor da competitividade;

Ø Tenho que estudar muito, trabalhar intensamente, dormir pouco e poupar o máximo possível, todos os dias – valor do status e/ou segurança.

Alguns Valores:
·         Respeito;
·         Segurança
·         Amor ao próximo;
·         Comprometimento;
·         Perfeccionismo;
·         Integridade;
·         Verdade;
·         Liberdade;
·         Honra
·         Honestidade;
·         Retidão;
·         Excelência;
·         Santidade;
·         Justiça;
·         Equilíbrio e harmonia;
·         Aceitação social;
·         Desafios.


ATITUDES POSITIVAS:
1. Aumenta a produtividade
2. Promove trabalho em equipe
3. Soluciona problemas
4. Melhora a qualidade vida
5. Aumenta lucros
6. Reduz o estresse






Nenhum comentário:

Postar um comentário