terça-feira, 23 de junho de 2020




MENTALIDADE E DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO/


AULA 1 - LEANDRO KARNAL/RS

 Onde busco o conhecimento? Qual a velocidade do Conhecimento?
Ao longo de sua vida o aprendizado dura a vida inteira, é permanente.
Sempre houve mudança, tudo se transforma. O que seria útil antes é útil hoje?

MUDANÇA - IMPERATIVO DO UNIVERSO

.Antes tínhamos uma geração para a mudança. Hoje entre as próprias gerações, já há diferenças culturais. 
Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor americano considerado um dos mais importantes escritores de ficcção científica do século XX - chamou da última pergunta do ser humano ao computador - como deter o fato de que todas as coisas estão perdendo energia e se transformando - Entropia - tudo que está em movimento tende a parar. Tudo que está ocorrendo tende a desaparecer- e o computador responde dados insuficientes e finalmente o computador encontra a resposta: faça-se a luz. Nós não sabemos como deter o tempo, mas sabemos como tentar acompanhá-lo, não posso deter a mudança mas ela ocorrerá. Aquele que propõe a mudança passa a ser a vanguarda.

.HERÁCLITO - a realidade do Universo é a mudança. O tempo está passando, tudo que me ensinaram está sendo questionado.

.Zigmunt Bauman (2025-2017) - sociólogo e filósofo polonês, autor da modernidade líquida - um mundo sem forma, onde a velocidade é tamanha que ninguém consegue acompanhar  - inexistência de uma característica/modelo que estabelecesse o certo e errado - conceito de VUCA: volatidade/incerteza/complexidade/ambiguidade - Qual o melhor modelo político? Qual o melhor modelo educacional? Complexidade em todos os campos.

Mundo inconstante - o que afinal mudou?

"As pessoas precisam pensar na imagem e não mais no conhecimento conceitual" Leandro Karnal.
Houve mudança de paradigma - a mudança não é apenas de conhecimentos específicos, é também na forma como se gera e se utiliza o conhecimento, a mudança é do sistema como um todo. A educação continuada é essencial.

As ações repetitivas e mecânicas, ações que não implicam em julgamento, avaliação ou crítica, elas serão substituídas por algoritimos e robôs" (Leandro Karnal). 
Uberização se refere à mudança de empresas e serviços se consolidarem de forma similar ao Uber, modelo descentralizado no qual a empresa não é proprietária dos veículos e os motoristas não são contratados da empresa, o que lhe permitiu ser uma rede de transporte de nível global. Para o cliente o que interessa é a qualidade, eficácia e preço bom do serviço. Os paradigmas estão sendo quebrados sem exceção. Não existe mas um conhecimento para sempre.
.Conhecimento polissinodal - não tem apenas uma fonte, o conhecimento está capilarizado. 
.Equilíbrio para pensar Estratégia -mudar é difícil x não mudar é fatal -é comprensível que o cérebro resista a mudanças. Ou muda ou desaparece, ou atualiza ou será superado. Tudo que está dando certo deixará de dar certo.Vai depender da capacidade de apresentar algo novo- reinvenção constante - uma mente disruptiva.
Qual é a característica da reinvenção constante? Uma mente disruptiva (leandro Karnal). Aristóteles na sua obra quebrou muita coisa.....

O que era uma empresa eficaz, produtiva, com trabalhadores dedicados há cem anos? Todos uniformizados, chegando na hora, ocupando seus postos, funcionando como um corpo, um sistema. Hoje, em várias funções, que cada um possa chegar em um horário.A capacidade das pessoas de produzirem está relacionada à tranquilidade interior. Deixar os funcionários à vontade a produtividade aumenta, os funcionários podem achas outras soluções que não as já existentes. A velocidade aumentou ainda mais. Qualquer gestão estratégica tem que ser uma reinvenção constante. Meu tempo será sempre o futuro, a partir da experiência que tenho do passado. 
Mudar ou desaparecer - ressignificação de tudo - não acreditar que as coisas seja fixas. Você não é mais aquela pessoa daquela ocasião. 

A mudança na pessoas - a mudança também ocorre com a passagem do tempo, fases da vida, evolução das experiências.

O segredo de Darwin - o que faz uma espécie permanecer é a capacidade dela de se adaptar ao meio ambiente. A adaptação está ligada à uma estratégia de sobrevivência. No livo o poder do hábito (Charles Duhigg) lembra que pessoas que perderam sua memória continuam tendo hábitos, continuam fazendo as coisas que sempre fizeram. Hábitos estão registrados no cérebro, ele não precisa pensar. Se tenho que aprender outra coisa, os neurônios precisam se aproximar, aprender coisas novas que estabelecem novas conexões. Um cérebro que não aprende se atrofia mais rapidamente. O cérebro se acostumou a fazer novas conexões. Se aumentar o conhecimento os neurônios vão tendo mais conexões. o cérebro é a primeira lição do aprendizado contínuo. Aquilo que não desafia meu cérebro o cérebro vai gostar.

O cérebro quer que você viva em um espaço muito repetitivo, não porque ele seja preguiçoso, é porque essa é a sua estrutura" (Leandro Karnal). O cérebro quer lhe conduzir à zona de conforto, além de segura ela lhe torna medíocre.

"É importante ter medo. Quem não tem medo morre" (Leandro Karnal). Sem medo nós somos loucos. O medo da dor faz com que eu não faça isso.
A covardia é o medo que me paraliza (Aristóteles).

O bem mais precioso do planeta Terra: o tempo, que é a chave de qualquer gestão estratégica. Fazer do tempo algo que produza a seu favor. Aproveitar o tempo é estar à frente dele, é preparar-se para ele, antecipar-se estrategicamente a ele e não pensar no determinismo. Entender que posso promover mudança, sendo essencial se eu fizer com planejamento. Eu não sou determinado, mas determinante. Eu humano tenho bastante liberdade mas não liberdade total. Eu preciso racionalmente pensar o tempo. Planejamento possibilita ampliação. O que você aprende com seu próprio erro? Os erros são importantes, aprendo errando. Os erros me tornam menos vaidosos, atitude infantil diante do erro é reclamar. Atitude madura é você mudar. O cérebro prefere repetir o erro para que você não tenha uma experiência nova.O que você pode fazer para chegar ao patamar do protagonismo? Tudo isso depende de  um desafio da sua mente. Faço parte do processo. Não devo me ocupar daquilo que não posso mudar. Daquilo que posso mudar devo me ocupar. Desafio do protagonismo. Atitude mais comum do fracasso é a destruição da ideia do protagonismo. Você não tem essa capacidade de pensar por você. 

PROTAGONISMO - Eu me coloco na frente da decisão.Saber o que é melhor para você.Olhar além do horizonte, além da sua capacidade de ver o momento imediato, capacidade de investir em metas de longo prazo. Ousar ou repetir depende de uma pergunta: o que ganho? Confusão entre dados e conhecimento. O que é acessível a todos são os dados. Pegar os dados, transformar em atitudes, habilidades e novos conhecimentos. Todos os exercícios físicos estão no Google, mas fazê-los continua difícil - custo: esforço contínuo.
Tudo aquilo que é habilidade, um novo conhecimento precisa de prática repetida, constância, até criar novo hábito. 

"Quando se torna um hábito não é mais um esforço" (Leandro Karnal).
Menos reclamação e mais  ação.Ignorem mais as desculpas, hábito, constância.
Sou sócio majoritário de minha própria vida. o cérebro vai reagir. O único inimigo que tem é o cérebro. Ao longo de toda vida, que você continue aprendendo. Aquela que está se construindo. Viver uma vida inteira à serviço do aprendizado, dependendo de suas metas. Permanente - atingir o objetivo - horizonte.

Nós professores fomos treinados para transmissão de conhecimentos e não para fazê-los pensar.  A escola está perdendo essa corrida - conhecimento fixo. O conteúdo não é mais fixo de uma área. É rara a escola que incentiva o aluno a pesquisar. As perguntas dos professores são retóricas.

"Aprender por si é bom . Mas quem aprende por si não se submete à dinâmica do grupo e fica uma pessoa mais complicada" (Leandro Karnal). O professor tem que ser um profissional de aprendizado constante (aluno permanente).

COMENIO - pai da didática moderna (séc.XVII) defendeu o ensino para todos e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos das crianças - todos podem aprender, cada um num ritmo e cada um dentro de um método. A escola deveria despertar a curiosidade. 

"Não é culpa da tecnologia a ansiedade, mas é culpa de uma estrutura contemporânea que trabalha com a ideia de perfeição, não de perfectibilidade" (Leandro Karnal).

Workaholic é alguém viciado em trabalho, um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho.
Worklover é uma pessoa apaixonada pelo trabalho. Ama aquilo que faz. Trabalha bastante, mas de uma maneira mais saudável e menos ansiosa.

É um erro contemporâneo achar que existe a felicidade plena.É uma crença de Instagran (Leandro Karnal).
Todo trabalho que você fizer é incompleto. Toda perfeição que você atingir será superado. Não é possível fazer nada além do possível. Não estabeleça a sua medida no outro. Se alguém demanda muito mais que isso porque você tem que se submeter ao autoritarismo do outro.Neurose contemporânea: seja perfeito.

A inspiração tem o papel fundamental - 1% do total, o resto é transpiração. Em países que são muito metódicos, entre mais em contato com a natureza. 

Soft skill é a habilidade comportamental como por exemplo colaboração - inteligência emocional.
Hard skill é a habilidade técnica como por exemplo, dominar um software específico.

Você pode educar o caráter, como você pode educar o corpo e o cérebro (Leandro Karnal).

RESUMO:

O Que é Entropia?
Entropia é um princípio da termodinâmica que defende uma tendência para a desorganização das moléculas em um determinado sistema. Quanto maior for a temperatura maior será a desorganização das partículas; assim, quanto maior for a desorganização das partículas maior será a entropia. A palavra entropia vem do grego, em que “en” significa em, sobre, perto de; e “tropia” quer dizer mudança, voltar-se a, alternativa, troca, evolução. O termo foi utilizado em 1850, pela primeira vez, pelo físico alemão Rudolf Julius Emmanuel Clausius.

Na pós-modernidade, esse conceito é utilizado para refletir sobre as experiências de vida e de mudança observadas nas diferentes esferas da vida social. Verifica-se que, vários sistemas sociais estão passando por um processo de ordem para um de desordem crescente.

Um dos princípios da entropia estabelece que a energia não pode ser criada e tampouco destruída; o outro princípio (equilíbrio) indica que dois corpos em contato estarão em equilíbrio entre si, desde que os dois também o estejam com um terceiro. Este princípio sugere que, com o tempo, iremos dispor de menores quantidades de energias utilizáveis, o que significa, de alguma forma, que a energia do universo é constante e a entropia (entendida como desordem) está aumentando.

Para que as energias disponíveis em nosso planeta possam ser poupadas ou melhor utilizadas é preciso realizar uma reflexão sobre a cadeia de produtividade em que estamos inseridos. Ela deveria ser medida pela maior quantidade produzida com o menor uso energético, e não a quantidade de itens produzidos em um período de tempo determinado. Assim, seria possível criar uma ordem que permita menos desordem.

O Profissional no Mundo VUCA
VUCA é uma sigla, em inglês, criada pelo exército estadunidense para conceitualizar o mundo no período final da guerra fria. É composta pelas seguintes palavras: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Essas quatro palavras buscam sintetizar as principais características das sociedades contemporâneas. O termo popularizou-se e passou a ser usado correntemente por profissionais e empreendedores na década de 1990 e, principalmente, no século XXI.
mundo VUCA é extremamente acelerado, a todo momento a sociedade sofre transformações, principalmente na esfera produtiva. Isso ocorre em especial pelo desenvolvimento tecnológico. Um dos principais efeitos decorrentes das transformações aceleradas e dificilmente previstas é a dificuldade na realização de planejamento de carreira de longo prazo.
Essa novidade demanda dos profissionais a capacidade de adaptar rapidamente suas carreiras aos contextos emergentes. Isso requer que o profissional tenha claro o seu propósito, e que esteja conectado ao propósito da organização em que está inserido. Essa conexão subjetiva e objetiva de propósitos torna a adaptação às mudanças mais fácil e torna o profissional menos suscetível às intempéries da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade dos tempos atuais.

O Que São Soft e Hard Skills?
Soft e hard skills são termos utilizados na denominação de algumas habilidades e competências do mundo dos negócios. “Skill”, em inglês, significa habilidade, competência. Hard skills são aquelas competências aprendidas de forma rápida e que podem ser medidas de uma forma tangível. Elas podem ser adquiridas por meio de estudos, em salas de aula e materiais didáticos, ou, então, no próprio ambiente de trabalho, por meio das trocas entre colegas. Já as soft skills são as habilidades comportamentais e envolvem as habilidades de relacionamento, por isso, sua avaliação é subjetiva. Elas também podem ser desenvolvidas por meio de pessoas especializadas (coachings, psicólogos, psicopedagogos) para auxiliar o profissional a trabalhar com seu potencial e suas fraquezas.
Era muito comum que os processos seletivos fizessem a avaliação dos candidatos com base apenas nas hard skills, mas, com a evolução do mercado profissional, foram acrescidas as soft skills, e as hards passaram a ser obrigatórias. A diferença principal entre essas duas habilidades é a dificuldade de comprovação. Considerando a perspectiva de recrutamento e da empresa, essas duas competências precisam ser consideradas, pois compõem o profissional de forma plena.
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Hard skills
Proficiência em língua estrangeira; graduação; especializações; mestrado ou doutorado; certificações específicas; cursos técnicos; manejo de ferramentas; operação de máquinas; habilidades em programas de computador; desenvolvimento de softwares; escrita; gestão de projetos; etc.
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Soft skills
Comunicação; atitude; pensamento crítico; empatia; tomada de decisão; resolução de problemas; liderança; flexibilidade; resiliência; paciência; ética; espírito de equipe; capacidade analítica; cordialidade; etc.

Heráclito: Tudo Flui
Heráclito nasceu na cidade de Éfeso, na Grécia Antiga, aproximadamente no ano de 535 a. C, e morreu em 475 a.C. É um filósofo pré-socrático e, como os demais, se dedica à investigação da natureza, da política e da ética. É conhecido por sua afirmação de que, na natureza, “tudo flui”.

Heráclito nasceu na cidade de Éfeso, na Grécia Antiga, aproximadamente no ano de 535 a. C, e morreu em 475 a.C. É um filósofo pré-socrático e, como os demais, se dedica à investigação da natureza, da política e da ética. É conhecido por sua afirmação de que, na natureza, “tudo flui”.



O filósofo diz que somos e não somos. Em um momento, somos algo, mas no instante seguinte, já não o somos mais, pois nosso corpo sofre um processo de constante mudança. Ele utilizou a metáfora do rio para exemplificar essa ideia:
“Não se pode descer duas vezes o mesmo rio, e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai. (…) Nós descemos e não descemos pelo mesmo rio, nós próprios somos e não somos.”
Heráclito acredita que esse fluir constante não é uma característica dos humanos e dos rios apenas, mas de rochas, planetas, plantas, estações, animais, ou seja, a realidade como um todo flui, tudo flui.
“Tudo flui e nada permanece, tudo dá forma e nada permanece fixo. Você não pode pisar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras, vão fluir.” – Heráclito

Destaques
Veja nessa página as principais ideias expressas pelo professor.
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AULA 2 - ANDRÉ DUHÁ

Você é o que aprende - a identidade pessoal e profissional como resultados das experiências de vida.

- LIFELONG LEARN - surgiu há muito tempo atrás associado à educação de terceira idade. 

"Hoje, é a concepção de que  o aprendizado que temos ocorre a todo momento, em todo lugar e durante toda a nossa vida" (André Duha).

Nunca é cedo ou tarde para se aprender algo novo. Dificilmente falamos de aprendizagem quando falamos dos adultos e mais idosos. Aprendemos a todo momento e em todas as idades.

-Aprendizagem como uma filosofia de vida: estar aberto ao novo. Aprendizagem - mudanças. Algumas mudanças são significativas, mais radicais:
A mudança é frequente em nossa vida. As pessoas mais alegres e felizes estão sempre abertas às mudanças.
A aprendizagem ocorre em qualquer lugar e em qualquer momento.Grande parte da nossa vida o aprendizado se dá em momentos inusitados (Andre Duhar).
- Adquirir conhecimento + aplicação do conhecimento (se misturam) - grande parte do aprendizado ocorrerá na atividade profissional.
Grande parte do aprendizado se dá na interação com as outras pessoas e com o mundo ao redor - no passado se acreditava que ocorria apenas com o professor ou livros.
Aprender a saber 
  Aprender a fazer
  Aprender a viver juntos (e com os outros)- aquilo que aprendo só tem valor no mundo quando interajo com os outros
  Aprender a ser - tudo isso que faço para os outros tem impacto em mim. Como me vejo, a minha autoimagem, minha autoestima. 

Quando estamos aprendendo estamos tentando criar formas de agregar valor, alguma forma de impactar as pessoas ou o mundo ao nosso redor (Andre Duhar). 

Mudam os contextos temos que aprender coisas diferentes. Temos características diferentes, estilos diferentes, de maneiras distintas. O aprendizado não é algo estanque - várias maneiras de aprender.
-Pessoas não são receptoras passivas de conhecimento: elas pesquisam, constroem e comunicam. Grande parte do aprendizado se dá a partir das minhas construções. Parte do que aprendo é gerado por mim mesmo. Muitas vezes eu gero conhecimento.

O aprendizado, muitas vezes, é gerado nas situações pessoais e profissionais (Andre Duhar).

- A aprendizagem construída de forma colaborativa no contexto do trabalho - Conhecimento Tácito X Explícito - o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e, de certa forma, possui uma dificuldade maior de compartilhar.
O conhecimento explícito é facilmente disseminado,fornece informações rápidas e confiáveis, conecta pessoas para sua utilização por meio de diversos formatos.

Essa dinâmica de construção colaborativa é extremamente importante para o sucesso organizacional e para o sucesso pessoal (André Duha).

- Novas profissões e novas formas de organização do trabalho - é notório que a maior parte das profissões vão deixar de existir no futuro. Alguns serão substituídos por robôs. Tem profissões que vão começar a surgir e serão extremamente importantes para os ambientes organizacionais.
A separação entre atividades profissionais começa a não existir. As rápidas mudanças e inovações estão impactando na identidade profissional. 
A necessidade de conhecer bem algumas coisas, tenho que ter conhecimentos mais abrangentes. Existe uma série de outros conhecimentos que se não conhecer perde a noção de uma visão generalista. Um especialista depende de uma visão generalista. As mudanças contínuas estão acontecendo: ser muito bom numa coisa hoje não significa que serás muito bom amanhã. A caracterização de tua atividade profissional hoje não garante que sejas muito bom amanhã.
As redes sociais e o compartilhamento de experiências pessoais de aprendizagem - O fato das pessoas estarem utilizando tecnologias de comunicação e informação para compartilhar suas experiências de aprendizagem e conhecimentos. A busca de conhecimentos não se dá apenas em procurar lugares específicos Existem muitas pessoas criando aprendizagem e cada vez mais as pessoas compartilham isso, gerando conhecimentos que podem impactar nossas vidas. Como isso de dá de uma forma contínua, as pessoas estão sempre aprendendo e compartilhando, tendo acesso a coisas novas que posso utilizar para crescer e ser mais efetivo na minha atividade profissional. Aprendizagem por toda vida. às vezes tenho razões pessoais para continuar aprendendo, isso faz com que elas se sintam muito bem.

BENEFÍCIOS PROFISSIONAIS       BENEFÍCIOS PESSOAIS
Desenvolvimento pessoal                       Autoconfiança e autoestima
Atualização profissional                        Desafiar ideias e crenças
Aumento de competitividade                Inclusão social
Empregabilidade                                    Qualidade de vida
Autodireção na carreira                        Pode ser divertido

Mais do que empregabilidade é o trabalho, preciso estar sempre me atualizando.
Identidade profissional estamos falando de carreira. Todos nós passamos pela vida buscando conhecimentos, informação, locais de trabalho, experiências, contatos - estamos construindo nossa identidade profissional e pessoal.

FORMAÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL
.Desejos e expectativas
.Características pessoais (personalidade, crenças)
.Talentos e conhecimentos
.Crenças e costumes sociais (profissões escolhidas)
.Formação acadêmica e profissional (tem impacto na identidade das pessoas)
.Cargos e experiências de trabalho ( tem impacto na autoestima)
.Realizações e Conquistas (quando tenho resultados significativos e reconhecimento grande acaba sendo central na minha carreira)
.Autoimagem e autoexpressão (essa construção é importante) - a maneira como eu interajo com as pessoas constroem a minha autoimagem.

"Dificilmente alguém vai escolher uma carreira baseado em um talento ou em uma habilidade que ele não tem" (Andre Duhá).

"As pessoas ao migrarem de trabalho e terem novas experiências, mudam completamente a imagem que elas tem da sua identidade profissional" (Andre Duhá).

Experiências de aprendizagem  - Desenvolve novas habilidades, fazer novas conexões, entrar em contato com outras pessoas que considero interessantes, novas experiências vão alterando a nossa autoimagem/identidade. Temos que ter essa atitude positiva e abertura para o aprendizado  - LIFELONG LEARN.

Todo aprendizado vai servir em algum momento, em alguma situação.

SERENDIPITY - é uma palavra em inglês que significa descoberta ao acaso, ou a sorte de encontrar algo precioso onde não se procurava; é encontrar soluções criativas e inesperadas para problemas de forma sagaz.

A experimentação é muito importante  - fazer conexões e construir de maneira colaborativa -fazendo nova rede de relacionamentos - 

"Ninguém consegue ter um anova identidade se não estiver em relação" (relacionamentos)/Andre Duhá

Relação entre aquilo que faço (carreira)  e aquilo que sou - identidade profissional  e pessoal como resultado das experiências de vida - vinculado ao propósito de vida. A gente é o que aprende.

As pessoas que não tem um propósito, que não tem algo que gostariam de fazer ou deixar, acabam perdendo esse impulso , esse desejo da interação não só com o conhecimento mas com as pessoas (Andre Duhá).

Encontrar um sentido.

"A flexibilidade para lidar com imprevistos é extremamente desejável em cenários de incertezas" (Gustavo Corbasi).

8 PONTOS IMPORTANTES PARA SEU PROJETO LIFELONG LEARN:
- Quebrar a resistência
-Transformar sua zona de conforto
- Como otimizar seu tempo
- Aprender com o erro de outras pessoas
- Ser Protagonista
- Conhecimento selecionado
- Atitude positiva quanto ao aprendizado
- Formação da Identidade Pessoal e Profissional

RESUMO:

Propósito e Vida Pessoal e Profissional
Atribuir um propósito à vida profissional é a fórmula para conectar vida profissional e pessoal. Às vezes, o sucesso na vida pessoal significa o infortúnio na profissional e vice-versa. No entanto, não se trata de uma tensão insuperável. Planejar a carreira tendo um propósito como ponto de sustentação, é a maneira mais racional e eficiente de conectar de forma virtuosa a vida pessoal e profissional.
Ter um propósito para trabalhar inevitavelmente muda a forma como o trabalho é significado. O trabalho deixa de ser entendido meramente como ganha-pão penoso, como obrigação e meio pelo qual garante-se a existência econômica de si mesmo e da família, para ser encarado como uma forma de impactar positivamente no mundo, como meio pelo qual o indivíduo dá a sua contribuição positiva para a sociedade.
Ao ter sua contribuição reconhecida pela sociedade, o indivíduo é subjetivamente afetado com o fortalecimento de sua autoestima e, assim, criam-se condições para que se sinta pessoal e profissionalmente realizado. Ou seja, nesse caso, o retorno econômico é decorrência do propósito, dos sentidos elevados de trabalho e de vida que o indivíduo deu para si mesmo.


Para elaborar um propósito para sua vida é preciso refletir profundamente, pensar sobre o mundo em que se vive, pensar sobre o que se espera do mundo e pensar sobre o que se deseja dar para o mundo. O que inevitavelmente levará a pessoa à pensar na questão central: se o que ela espera do mundo pode ser alcançado por meio do que ela deseja dar ao mundo.

Tipos de Conhecimento Explícito e Tácito
O conhecimento pode ser entendido como a gama de significados que são aprendidos ao longo da vida, por meio das experiências e do desenvolvimento pessoal. Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é aquele adquirido por meio de experiências individuais, portanto, é um conhecimento subjetivo e está relacionado às habilidades da pessoa. Não é fácil de ser desenvolvido, mas pode ocorrer por meio da observação, da prática e da intuição, no convívio do cotidiano no contato com outras pessoas. As experiências de vida, a visão de mundo, a intuição e a consciência estão associados à esse tipo de conhecimento.
Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser transmitido por uma linguagem formal, o que envolve manuais, documentação, afirmações, especificações, multimídia, etc. Pode ser adquirido pela educação formal e compartilhado de maneira fácil com as pessoas, o que pode trazer muitos benefícios para o indivíduo que tem esse conhecimento dentro da organização.
É importante que as pessoas busquem o equilíbrio, pois a criação ampla de conhecimento se dá pela combinação desses dois tipos: o tácito e o explícito. Quando um profissional consegue trabalhar de forma alinhada com esses tipos de conhecimentos dentro da organização, se destaca e alcança o sucesso.

Tipos de Conhecimento Explícito e Tácito
O conhecimento pode ser entendido como a gama de significados que são aprendidos ao longo da vida, por meio das experiências e do desenvolvimento pessoal. Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
O conhecimento tácito é aquele adquirido por meio de experiências individuais, portanto, é um conhecimento subjetivo e está relacionado às habilidades da pessoa. Não é fácil de ser desenvolvido, mas pode ocorrer por meio da observação, da prática e da intuição, no convívio do cotidiano no contato com outras pessoas. As experiências de vida, a visão de mundo, a intuição e a consciência estão associados à esse tipo de conhecimento.
Já o conhecimento explícito é aquele que pode ser transmitido por uma linguagem formal, o que envolve manuais, documentação, afirmações, especificações, multimídia, etc. Pode ser adquirido pela educação formal e compartilhado de maneira fácil com as pessoas, o que pode trazer muitos benefícios para o indivíduo que tem esse conhecimento dentro da organização.
É importante que as pessoas busquem o equilíbrio, pois a criação ampla de conhecimento se dá pela combinação desses dois tipos: o tácito e o explícito. Quando um profissional consegue trabalhar de forma alinhada com esses tipos de conhecimentos dentro da organização, se destaca e alcança o sucesso.
Destaques
Veja nessa página as principais ideias expressas pelo professor.
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