quinta-feira, 26 de dezembro de 2013


DADOS RELATIVOS A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA DO ESTADO/2013

 

 A Ouvidoria do Estado de Pernambuco apresentou um total de 5.308 manifestações recebidas no período de 01.01 a 26.12.2013. Do total deste montante, 35,30% diz respeito a Reclamação, 19,41% a Denúncia, 3,28%  a Elogio, 14,25% a Informação, 23,34% a Solicitação e 4,42%  a Sugestão.

 
RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 

Dados da Pesquisa de Satisfação realizada no período de 01 de janeiro a 26 de dezembro/2013 indicam que 95,05% dos cidadãos que acessaram a Ouvidoria do Estado voltariam a utilizar esse importante canal de comunicação com os cidadãos. No item reutilização dos serviços da Ouvidoria do Estado, 92,92% reutilizariam esse serviço caso necessitassem. 55,49% consideraram muito importante e 42,86% avaliaram como importante o trabalho da Ouvidoria do Estado. Quanto ao item eficiência, 58,24% avaliaram como rápido, 31,87% normal. Quanto a Origem de Informação a Respeito da Ouvidoria, os cidadãos informaram que souberam do trabalho da OE principalmente através da Internet, com 40,11%.

 
Atualmente composta por 64 Ouvidorias Centrais (secretarias) e Setoriais (órgãos), e sob a coordenação da Ouvidoria do Estado, a Rede pernambucana é hoje referência nacional. Para a Gerente de Ouvidoria Karla Júlia Marcelino “a Rede de Ouvidorias vêm ampliando o seu nível de qualidade do atendimento à medida que aprimora os seus procedimentos técnicos e aprofunda o seu nível de capacitação e compreensão do papel da Ouvidoria enquanto instrumento de gestão. Para a Ouvidora Geral, os procedimentos técnicos são imprescindíveis para a padronização operacional das Ouvidorias. Porém, a compreensão do papel da Ouvidoria como instrumento de gestão possibilita uma ação mais estratégica junto à gestão, na medida em que do ponto de vista da avaliação dos cidadãos usuários dos serviços públicos, o ouvidor propõe ações de melhoria para o aprimoramento dos procedimentos internos e a própria qualidade do atendimento prestado no âmbito institucional”.

 
A Rede de Ouvidorias vem desempenhando também um importante papel no que se refere à Lei de Acesso à Informação, atuando através da Transparência Passiva, à medida que absolveu as atribuições dos Serviços de Informação ao Cidadão – SIC´s. Informações que são solicitadas pelos cidadãos usuários às Ouvidorias devem ser prestadas num prazo de 20 dias conforme Lei de nº 12.527 e Decreto Estadual de nº 38787. Para formalizar o Pedido de Informação em conformidade com a legislação o cidadão deverá preencher o Formulário de Pedido de Acesso à Informação – PAI, encaminhando-o juntamente com a sua manifestação para a Rede de Ouvidorias do Estado.

 

Ações realizadas pela Ouvidoria do Estado em 2013:

 
02 Cursos de Implantação e Gestão de Ouvidoria

.01 Oficina sobre Relatório Gerencial

.1 Curso para Certificação da Rede de Ouvidorias

.19 palestras que versaram sobre os temas: Assédio Moral e o papel das Ouvidorias, Ouvidoria na Bi-função Controle Interno e Controle Social, LAI, Atuação da Ouvidoria na Copa, Competências das Ouvidorias

.13 Treinamentos sobre a LAI

.8 Reuniões de Monitoramento com a Rede de Ouvidores

.47 Relatórios Gerenciais.

. Edição e publicação da 2ª. Revista Científica da Rede de Ouvidoria

.Publicação das duas edições da Revista Ouvidoria em Foco

 

 

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