terça-feira, 5 de janeiro de 2016


Veículo: DIÁRIO DE PERNAMBUCO - PE

Editoria: POLÍTICA

Autor: DIÁRIO POLÍTICO - Maria Gibson

Data: 05/01/2016

Assunto: GOVERNADOR, CASA MILITAR



Baixa expectativa

Comandados à distância por Armando Monteiro Neto (PTB), ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, petebistas pernambucanos começam a ensaiar voos para a base do governador Paulo Câmara (PSB), o que deve ser interpretado como uma baixa expectativa de poder do partido no estado. Os deputados estaduais Romário Dias e Álvaro Porto são dois bons exemplos. Ressentindo-se de uma maior atenção por parte de Armando, o deputado Álvaro Porto que, desde algum tempo, vem se aproximando do Palácio das Princesas, deve ingressar no PSD.
Sabendo das intenções do parlamentar, os petebistas andam tentando convencê-lo a permanecer no PTB. No caso de Romário, que deseja ingressar no PSB para disputar a presidência da Assembleia Legislativa, em 2017, contra o deputado Guilherme Uchoa (PDT), talvez seja mais fácil para o PTB mantê-lo em seus quadros: entrar no PSB para se colocar contra Uchoa não é um bom caminho. Bem, embora haja a questão da Assembleia, é possível que se houvesse uma maior valorização da bancada petebista, talvez Romário não tivesse alimentado a possibilidade de deixar o PTB.
Agora, distanciado e sem diálogo com as bases, o que pode limitar uma eventual candidatura ao governo do estado em 2018, Armando deixa de gerar expectativa de poder e com isso as lideranças locais se dispersam. Aliás, o próprio Armando já estaria convencido de que deve rever esse comportamento. Em janeiro de 2015, quando Armando assumiu o ministério, o PTB estadual passou a ser presidido pelo ex-deputado federal José Chaves que, em outubro do ano passado, passou o cargo para o deputado estadual José Humberto.
Recentemente, dois deputados federais do PTB, Adalberto Cavalcanti e Ricardo Teobaldo, deixaram o partido e ingressaram no PMB (Partido da Mulher Brasileira), esse um movimento considerado estratégico para fortalecer o palanque da oposição nas eleições municipais deste ano, quando o PTB deve concorrer à Prefeitura do Recife com o deputado estadual Sílvio Costa Filho.
 
Perspectivas
No primeiro dia útil de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) não teve agenda externa, mas conversou muito sobre economia e política. As perspectivas para este ano, com eleições municipais, não são animadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário